terça-feira, 22 de abril de 2014

PERTO DO LAR


Existe um belo quadro representando um pastor à frente de seu rebanho, ao cair da noite, depois de haverem passado o dia nos pastos, em demanda agora do redil, para o desejado descanso. Embaixo, a legenda: "Rumo ao lar." Dóceis e satisfeitas seguem as ovelhas ao pastor. Sabem para onde as vai guiando, e não se deixam seduzir pelos desvios do caminho.
Assim nos vai guiando nosso sumo Pastor "rumo ao lar" do Céu. Vem já caindo a noite sobre a Terra, e aproximado-nos do redil eterno. E almejamos o descanso ali.
É evidente que não está distante a hora feliz desse descanso. Diz-no-lo o desdobrar dos acontecimentos ao nosso redor, cumprindo ao pé da letra as profecias escatológicas. Pormenorizar aqui este assunto seria tão-somente repisar o que se disse nos estudos anteriores.
Recordemos apenas, resumidamente, alguns desses acontecimentos que assinalam a proximidade da volta de Jesus Cristo para levar consigo os Seus filhos fiéis.
Os loucos preparativos de guerra das nações, e o conseqüente romper de hostilidades, cada vez mais freqüente e de proporções cada vez mais abarcantes. Mateus 24:6 e 7 página 877.
A generalização da iniqüidade, tão nitidamente descrita pelo apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo, seu filho na fé. II Timóteo 3:1234 página1074. Quem discordará do grande apóstolo, ao dizer que nestes nossos "últimos"dias" a sociedade se corromperia a olhos vistos, aumentando assustadoramente o número dos "egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder?"
O mundo religioso infelizmente corre parelhas com o social. Nos derradeiros dias, adverte o mesmo apóstolo em I Timóteo 4:1 página 1070, manifestar-se-iam espíritos enganadores, hipócritas e mentirosos, de consciência cauterizada. Viriam (II Pedro 3:3 e 4 página 1100), "escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões," zombando da doutrina evangélica da vinda de Cristo.
Tomaria vulto a luta entre Capital e Trabalho, com o crescente descontentamento das classes trabalhadoras, e o acúmulo de riquezas por parte de uns e miséria gritante por parte de outros. Tiago 5:12345678 página 1091.
Não cabe aqui continuar a enumeração de sinais, já estudados em outra parte, nem aduzir outros, dos muitos que a Bíblia apresenta. Que Jesus Cristo "há de vir a julgar os vivos e os mortos" é o próprio Credo que o diz. A segunda vinda de Cristo "não é um vôo da fantasia, uma quimera da imaginação! É a convicção profunda do dogma, a certeza iluminada da fé!" no dizer do Pe. Júlio Maria.
A lembrança constante desse acontecimento solene, além de nos segredar conforto nas horas escuras, induz-nos a uma vigilância igualmente constante, como o servo fiel, da parábola de Jesus. Leva-nos à purificação da vida, a essa santificação sem a qual ninguém verá a Deus (I João 3:3página 1102). Anelantes por conhecer a vontade do Senhor a nosso respeito, seremos atentos leitores de Sua Palavra, diligenciando sempre pô-la em prática em nosso viver cotidiano.
* * *
Nos vinte e três estudos que antecederam este, apresentou-se uma série de estudos que abrangem as principais doutrinas das Escrituras Sagradas. Se o leitor nada conhecia do conteúdo do maravilhoso Livro divino, terá agora uma vista geral do que de mais importante aparece em suas páginas sagradas. Se, como é provável, diante da disseminação que ultimamente vem tendo a Bíblia, já estava familiarizado com os seus ensinamentos, terá sem dúvida ampliado os seus conhecimentos em relação aos assuntos ventilados.
Apresenta-se agora a oportunidade áurea de uma tomada de posição. Conhecidos os principais aspectos das doutrinas bíblicas, já não suportam ficar de braços cruzados. Conhecimento significa responsabilidade. Responsabilidade requer ação, decisão. E dessa responsabilidade não há escapar. Nossa atitude para com ela envolve interesses eternos. É questão de vida e morte. E nossa decisão não deve, não pode demorar. Há perigo, gravíssimo perigo em a adiarmos. Quem nos garante que amanhã por estas horas estejamos com vida? Quem nos pode afirmar que ainda há tempo, que Não há pressa, que podemos primeiro gozar um pouco a vida, e depois cogitar das coisas sérias?
Quando Árquias, tirano de Tebas, se banqueteava com os seus cortesãos, chegou um mensageiro trazendo-lhe o aviso de uma conspiração e instando que lesse logo a mensagem, visto tratar de negócio grave. "Não há agora tempo para nos preocuparmos com isso! Para amanhã os negócios graves" - disse o tirano. Dentro em pouco penetraram no recinto os conspiradores e apunhalaram a Árquias e todos os seus oficiais espartanos.
"Dedicarei os últimos dez anos de minha vida ao preparo espiritual," disse outrora um príncipe, dividindo a vida em períodos de dez anos: primeiro a educação, depois viagens, depois isto e aquilo, e depois ... a religião. Mas a morte o surpreendeu antes de chegar a esse período.
"Eis que estou à porta e bato," diz nosso Salvador; "se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." Apocalipse 3:20 página 1110. Pensamento inefável este, de íntima comunhão com nosso Criador e Salvador - que para tornar possível esse convite, deu a vida por nós.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." - é ainda o convite universal, válido para cada um de nós. Mateus11:28 página 862. Prostremo-nos, penitentes mas confiantes, contritos mas animosos, aos pés de nosso Salvador, e Ele nos aliviará do peso insuportável dos nossos pecados. Abramos-lhe, hoje mesmo, de par em par a porta de nosso coração, e Ele entrará e comungará conosco!
* * *
Quando Gonçalves Dias se achava exilado da pátria, longe da qual se sentia nostálgico e solitário, cantava, nos transportes da saudade:
"Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá
Sem que inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá."
Enfermo e alquebrado, suspirava pelo descanso na pátria. Em viagem para lá, quando já avistava do navio as esbeltas palmeiras das praias da pátria, soçobrou o navio em que vinha, e o inditoso vate perdeu a vida, sem ver completamente satisfeitos os anelos de sua saudade. Já tão perto das palmeiras, e do sabiá que lhe cantaria as boas-vindas!
O barquinho de nossa vida navega inexoravelmente rumo de um de dois destinos: ou o porto celestial, ou o trágico soçobro, perto das praias eternas.
Ai de nosso batel, se não for Jesus o seu Piloto! Convidemo-Lo para tal, e deixemo-Lo guiar com Sua mão segura nosso barco, até arribarmos ao porto de eterna bem-aventurança!
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Aceito o convite de meu Senhor Jesus, para ir ter com Ele, e por minha vez abro-Lhe de par em par a porta do coração.
( ) Convido-o para ser o Piloto da nau de minha vida, entregando-a sem reservas em Suas mãos.

23. O PECADO QUE DEUS NÃO PODE PERDOAR


Quando Deus libertou o povo de Israel do cativeiro do Egito, tornou-Se o seu Rei e Líder. A medida que o povo se multiplicava e se estabelecia na Palestina, queriam ser semelhantes às nações vizinhas. Pediram a Deus que lhes desse um rei dentre os homens.
Concedeu-lhes Deus o desejo e permitiu que Saul fosse seu primeiro rei. Era Saul um jovem muito religioso, e quando foi feito rei, começou a profetizar. Por um breve período de tempo foi um bom rei, mas o orgulho e obstinação o levaram a desprezar as instruções de Deus e seguir sua própria vontade obstinada. Quando Deus lhe mandou destruir por completo os amalequitas e tudo que possuíam, obedeceu apenas parcialmente.
Samuel saiu ao encontro do vitorioso Saul e seu exército. Quando se lhe perguntou porque motivo deixara de fazer tudo que Deus mandara, Saul culpou o povo, de sua própria rebelião. Por pequeninos atos de desobediência Saul estivera a pôr o fundamento desse final ato de rebelião contra Deus. Não só Deus rejeitou a Saul de ser rei sobre Israel, mas diz a Bíblia que Deus retirou de Saul o Seu Espírito, e o rei se tornou homem perdido, para além do auxílio e perdão de Deus - perdido eternamente! Notemos o que a Bíblia diz a seu respeito, em I Samuel 16:14 página 275: "Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava."
A Bíblia fala do perigo de pecar por tanto tempo que a pessoa já não deseja mais o perdão. Alguns dão a este ato o nome de "pecado imperdoável." Vejamos o que a Bíblia diz acerca deste pecado.
A BÍBLIA FALA
1.Quantos de nossos pecados confessados Deus perdoa e apaga?
Resposta Bíblica, I João 1:7 e I João 1:9 página 1101.
2.Sob que condições tem Deus misericórdia do pecador?
Resposta Bíblica, Provérbios 28:13 página 615.
3.Que nome dá João ao pecado que não será perdoado?
Resposta Bíblica, I João 5:16 página 1104.
4.Como chamou Davi a esse pecado que Deus não pode perdoar?
Resposta Bíblica, Salmo 19:13 página 519.
5.Contra quem é cometido este pecado?
Resposta Bíblica, Mateus 12:31 e 32 página 863.
6.Que, diz Paulo, faz a pessoa que peca contra o Espírito Santo?
Resposta Bíblica, Efésios 4:30 página 1054.
7.Que faz o Espírito Santo, para ajudar o pecador a encontrar a Cristo?
Resposta Bíblica, João 14:26 página 964.
8.Qual é a obra do Espírito Santo, ao mostrar ao pecador a verdade?
Resposta Bíblica, João 16:13 página 965.
9.Que três coisas traz o Espírito Santo à atenção dos homens?
Resposta Bíblica, João 16:891011 página 965.
NOTA: Jesus ensinou que a obra do Espírito Santo é levar o pecador a convencer-se do pecado, a fim de que sinta sua necessidade de salvação. Quando o pecador sente sua necessidade, o Espírito Santo lhe indica Cristo como o que lhe pode dar o perdão. Sem a obra do Espírito Santo, de produzir a convicção, o pecador jamais pediria perdão.
10.Como descreveu Estevão a recusa, da parte dos dirigentes judeus, de deixar que o Espírito Santo os convencesse?
Resposta Bíblica, Atos 7:51 página 980.
11.Que pensava Davi que lhe havia de acontecer se continuasse pecando?
Resposta Bíblica, Salmo 51:11 página 537.
12.Que diz Paulo acerca do pecado que finalmente afasta o Espírito Santo do pecador, e sela sua destruição?
Resposta Bíblica, Hebreus 10:26272829 página 1086.
13.Que diz Paulo que fazemos quando resistimos à obra do Espírito Santo em nosso coração?
Resposta Bíblica, Hebreus 3:7 e 8 página 1080.
14.Quantos mandamentos de Deus temos de transgredir para sermos pecadores?
Resposta Bíblica, Tiago 2:101112 página 1091.
15.Quando, segundo o indica a Bíblia, deve uma pessoa corresponder ao dom da salvação?
Resposta Bíblica, 2 Coríntios 6:2 página 1040.
O Espírito Santo traz a convicção, e leva a converter-se toda pessoa que na verdade deseje salvar-se, mas Ele não obriga a ninguém a tornar-se cristão. A voz mansa e delicada do Espírito insta com o pecador a que se entregue Cristo. Sem a operação desse poder o pecador não terá desejo de ir a Cristo, confessar os seus pecados e receber a purificação. O Espírito Santo será retirado do pecador, se este obstinadamente fizer ouvido moucos a essa voz que o quer guiar em toda a verdade. Pela contínua recusa de atender à direção do Espírito Santo, o pecador endurece o coração e não ouvirá mais a voz da consciência. Davi temia que o Espírito Santo tivesse sido tirado dele, quando cometeu um pecado terrível.
Quando a voz de Deus nos fala por meio de Sua Palavra ou de Seu Espírito, não rejeitemos Seus conselhos. Atendamos, seguindo fielmente ao Senhor.
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Desejo ser dirigido completamente pelo Espírito de Deus.
( ) Estou resolvido a, pela graça de Deus, entregar-me hoje a Ele.

O DINHEIRO DE DEUS NAS MINHAS MÃOS


Quando Cristo iniciou Seu ministério em Jerusalém, uma das primeiras coisas que fez foi expulsar do templo os cambistas. Vemos que três e meio anos mais tarde, quando se aproximava do final de Seu ministério terrestre, os cambistas haviam voltado ao templo. Notemos o que diz a Bíblia que Ele fez: "Tendo Jesus entrando no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.Mateus 21:12 e 13 página 873.
Se o Senhor hoje visitasse as igrejas, em muitas delas diria o mesmo que disse 1900 anos atrás. Não faz muito, um diário mencionou o caso de um pastor de certa igreja que se viu sem fundos para a marcha normal de sua igreja. Ideou um sistema muito engenhoso para levantar recursos. Mandou imprimir cartões de rifa e os vendeu. O primeiro prêmio era uma caixa de uísque da melhor qualidade. Algum bom membro de sua igreja, depois de ter sido por seu ministro ensinado a jogar, tornar-se-ia o orgulhoso possuidor de uma caixa de uísque, com o qual se poderia embebedar.
Alguns religiosos defendem essas práticas, dizendo que são necessárias para custear a pregação do evangelho. Não seria necessário descer a tal profundeza de iniqüidade se tomássemos a Bíblia e deixássemos que Deus mostrasse Seu plano para difusão da mensagem do evangelho.
A BÍBLIA FALA
1.Qual é o plano de Deus para a provisão de fundos para Sua obra?
Resposta Bíblica, Malaquias 3:10 página 846.
2.Como mostrou Abraão que reconhecia o sistema do dízimo?
Resposta Bíblica, Gênesis 14:181920 página 13.
NOTA: Hebreus 7:1 e 2 página 1082, também nos diz que Abraão deu a décima parte de tudo. O dízimo é a décima parte.
3.Que porção de suas rendas prometeu Jacó a Deus pelas bênçãos recebidas?
Resposta Bíblica, Gênesis 28:202122 página 28.
4.Para que finalidades era usado o dízimo nos dias do Israel antigo?
Resposta Bíblica, Números 18:21 página 148 e Números 18:24 página 149.
5.A quem pertence o dízimo?
Resposta Bíblica, Levíticos 27:30 página 126 e Levíticos 27:32 página 126.
6.Em que base pede Deus o dízimo como Lhe pertencendo de direito?
Resposta Bíblica, Salmo 24:1 página 521Salmo 50:101112 página 536.
7.Quem nos dá a capacidade de ganhar o pão?
Resposta Bíblica, Deuteronômio 8:18 página 179.
8.Qual deve ser nossa atitude para com Deus, por tudo que nos confiou?
Resposta Bíblica, Provérbios 3:9 e 10 página 593.
9.Que disse Jesus da fidelidade dos judeus quanto ao dar o dízimo?
Resposta Bíblica, Mateus 23:23 página 876.
NOTA: Embora assinalasse seus erros, aprovou Ele dar o dízimo.
10.Como, diz Paulo, deve ser mantido o ministro cristão?
Resposta Bíblica, I Coríntios 9:13 e 14 página 1029.
11.Que faz o homem, quando retém de Deus o dízimo e as ofertas?
Resposta Bíblica, Malaquias 3:8 e 9 página 846.
12.Que bênçãos promete Ele aos que forem fiéis em reconhecer Seu direito de propriedade?
Resposta Bíblica, Malaquias 3:10 e 11 página 846.
13.Quando devemos pensar em Deus e em nossa obrigação para com Ele?
Resposta Bíblica, Mateus 6:33 página 856.
14.Como recompensará Deus o doador liberal?
Resposta Bíblica, Lucas 6:38 página 916.
15.Onde nos aconselha Deus que depositemos nossos tesouros?
Resposta Bíblica, Mateus 6:192021 página 856.
Milhares de casos se poderiam citar, de pessoas que puseram à prova o plano de Deus e descobriram que as promessas divinas são seguras. Certo lavrador fora sempre fiel em devolver a Deus o dízimo. Um dia viu uma escura nuvem de gafanhotos no céu, e observou que iam em direção de suas plantações. Se os gafanhotos lhe devorassem a roça ele ficaria arruinado financeiramente. Reunindo aquela noite a família em torno de si, oraram, e recordaram a Deus a promessa que havia feito em Malaquias 3:10 e 11 página 846 . A família recolheu-se ao repouso e dormiram confiantes no conhecimento de que seu Pai celestial não tosqueneja nem dorme, mas vela sobre os Seus.
Na manhã seguinte o fazendeiro levantou-se e foi ver as plantações. Notou que os gafanhotos haviam destruído as roças vizinhas, até a sua cerca, de ambos os lados, mas a sua roça estava intacta. Deus cumprira a promessa e protegera dos gafanhotos a seara do fiel lavrador.
Que melhor seguro pode o homem fazer contra os desastres, as enfermidades ou acidentes, do que a sociedade com o todo-poderoso Deus? Ponde em prova o plano de Deus e nunca mais ficareis sem as bênçãos que traz o tornar-vos sócios do Altíssimo.
Ao refletir neste assunto, detende-vos um momento para contar as muitas bênçãos vossas. Lembrai-vos de que toda dádiva boa e perfeita procede de Deus. Com o coração transbordante de gratidão, por que não conversar com Deus?
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Desejo entrar em sociedade com Deus.
( ) Rogo por mim e meu problema especial.

21. SUICÍDIO A PRESTAÇÕES


Toda pessoa que teve a satisfação de possuir um carro novo, recebeu com ele um manual que lhe diz a maneira de desfrutar mais o veículo e como melhor dele cuidar. Esse manual lhe dá quase todas as informações de que precisa para fazer funcionar o carro. Indica-lhe a velocidade apropriada durante o tempo em que está amaciando o motor. Especifica o tipo de óleo de que precisa o carro. Instrui o novo dono quanto à freqüência com que deve mudar o óleo, e como lubrificá-lo.
O dono inteligente estudará atentamente as instruções do manual, seguindo-as à risca. Suas sugestões baseiam-se no fato de que os fabricantes desenharam e construíram o automóvel, e sabem como funciona melhor.
Acontece às vezes uma pessoa ter de internar-se num hospital. O doutor vê-se obrigado a dizer-lhe que está gravemente enfermo, e que sua doença é devida ao abuso do corpo que Deus lhe deu. Dizem as estatísticas que 80% das doenças, excluindo os acidentes e infecções, são devidos as hábitos errôneos. Milhões de pessoas cometem suicídio a prestações. Estão literalmente cavando sua sepultura com os dentes.
O Criador e planejador do corpo humano escreveu um livros de instruções. Poderíamos dar-lhe o nome de Manual do Usuário? Nesse livro, que é a Bíblia, Deus nos deu alguns excelentes conselhos acerca de como cuidar de nosso corpo maravilhoso. Nesse Livro, Deus nos diz o que devemos dar ao corpo e o que não nos convém usar. São muito poucas as pessoas que têm tomado tempo para permitir que Deus lhes mostre a melhor maneira de vida. Em resultado, muitas pessoas sofrem dores desnecessárias e morte prematura.
Deus não elabora regras arbitrárias, simplesmente para mostrar Sua autoridade. Ele nos dá conselhos, porque, tendo-nos criado, Ele sabe o que é melhor para nós. Estudemos o Seu Manual do Usuário.
A BÍBLIA FALA
1.Que espécie de vida dará Deus a Seus filhos?
Resposta Bíblica, João 10:10 página 958.
2.Qual é o desejo de nosso Pai Celestial com respeito a nosso bem-estar físico?
Resposta Bíblica, III João 2 página 1105.
3.Qual deve ser a atitude do cristão quanto ao uso de seu corpo?
Resposta Bíblica, I Coríntios 10:31 página 1030.
4.Por que deve o cristão ser especialmente cuidadoso na maneira em que trata o corpo?
Resposta Bíblica, I Coríntios 3:16 e 17 página 1024.
5.Quais são algumas das maneiras em que podemos profanar nosso corpo?
Resposta Bíblica, Daniel 1:8 página 792.
6.Qual foi o regime alimentar que Deus deu a Adão, antes do dilúvio?
Resposta Bíblica, Gênesis 1:29 página 3Gênesis 3:18 página 5.
NOTA: Esta descrição inclui cereais, nozes, frutas e verduras (ervas). A carne não fazia parte do regime alimentar original. Ela foi acrescida depois do dilúvio. Gênesis 9:123 página 9.
7.Em que duas classes dividiu Deus os animais, quando os mandou entrar na arca?
Resposta Bíblica, Gênesis 7:1 e 2 página 8.
8.Que animais diz Deus serem limpos e apropriados para comida?
Resposta Bíblica, Deuteronômio 14:23456 página 185.
9.Que peixes são por Deus considerados limpos?
Resposta Bíblica, Deuteronômio 14:9 e 10 página 185.
10.Que animais específicos são citados como impróprios para a alimentação do homem?
Resposta Bíblica, Deuteronômio 14:7 e 8 página 185.
11.Qual será a sorte dos que continuarem a desprezar as instruções de Deus, comendo alimento imundo?
Resposta Bíblica, Isaías 66:151617 página 680.
12.Que diz Salomão acerca dos que usam bebida forte?
Resposta Bíblica, Provérbios 20:1 página 607.
13.Segundo ensina a Bíblia, quais serão os resultados de usar bebida forte?
Resposta Bíblica, Provérbios 23:29303132333435 página 611.
14.Que mandamento de Deus refreará o cristão do uso de fumo e outros produtos danosos?
Resposta Bíblica, Êxodo 20:13 página 72.
15.Por que deve o cristão desejar glorificar a Deus em seu corpo, dele cuidando?
Resposta Bíblica, I Coríntios 6:19 e 20 página 1026.
16.Qual deve ser o propósito de todo filho de Deus, quando reconhece que o Senhor virá em breve?
Resposta Bíblica, I João 3:123 página 1102.
17.Como podem os que se acham escravizados por um hábito, alcançar a vitória sobre ele?
Resposta Bíblica, Filipenses 4:13 página 1059.
O Senhor virá para redimir um povo particular - povo que Lhe dedicou corpo, mente e alma. Quando os hebreus apresentavam um sacrifício ao Senhor, tinha de ser sem mancha ou defeito. Paulo nos faz esta exortação: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.Romanos 12:1 página 1018. Tomemos hoje a decisão de que não condescendemos com nenhuma prática que possa prejudicar ou profanar nosso corpo, mas que viveremos para em todas as coisas glorificar o Senhor.
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Tenho um hábito prejudicial que desejo vencer.
( ) Estou resolvido a viver para Cristo, de acordo com a Bíblia.

20. QUEM SÃO OS ESPÍRITOS DO ESPIRITISMO?


Ao terminar uma reunião, o ministro de uma igreja recebeu um urgente pedido da parte de uma senhora, para que fosse a sua casa, pois precisava de seu auxílio. Posteriormente explicou que desde que a família se desfizera de uma mesa de três pernas, que tinham estado a usar para divertir-se, começaram a ser ouvidos ruídos estranhos na casa. Ruídos de passos, o roçar de roupas no guarda-roupa, o estalar de um crucifixo nas mãos de suas filhas quando oravam pedindo que cessasse essa estranha série de acontecimentos - tudo isso trouxera terror ao coração de toda a família.
Depois de cuidadosa investigação, o ministro teve sobeja prova de que de fato coisas estranhas ali ocorriam. Não era simples fantasia da ativa imaginação dos adolescentes. Qual seria a causa desses estranhos ruídos e sons?
A Bíblia responde à pergunta. É evidente que existem forças poderosas em operação neste mundo, procurando captar o espírito e a obediência de todos os homens. Uma dessas forças é dirigida por Deus, que procura, de todos os modos, levar Seus filhos ao pleno conhecimento de Sua vontade. Deus tem incontável número de mensageiros angélicos, enviados a ajudar a Seus filhos. Diz-nos a Bíblia que existe outro poder, chamado Satanás, que procura desviar, enganar e destruir os filhos de Deus. Tendo sob sua direção a terça parte das hostes angélicas, é ele um poderoso enganador. Unicamente estudando a Palavra de Deus e conhecendo os enganos usados por esse sinistro poder, seremos capazes de escapar de suas ciladas. Descubramos a verdade acerca do espiritismo.
A BÍBLIA FALA
1.Se alguém deseja informações acerca dos mortos, a quem se deve dirigir?
Resposta Bíblica, Isaías 8:19 página 637.
2.Que norma de verdade deve ser usada para medir todos os ensinamentos que nos sejam apresentados?
Resposta Bíblica, Isaías 8:19 e 20 página 637.
3.Que instrumentos usa o diabo em sua obra de engano nos últimos dias?
Resposta Bíblica, I Timóteo 4:1 página 1070.
4.Como considera Deus a obra daqueles que pretendem ser capazes de comunicar-se com os mortos?
Resposta Bíblica, Deuteronômio 18:101112 página 189.
5.Que medida drástica ordenou Deus, para proteger Seu povo dos necromantes e feiticeiros?
Resposta Bíblica, Levíticos 20:6 e 27 página 116.
6.Qual deve ser a atitude do cristão, em relação com os que professam ser médiuns?
Resposta Bíblica, Levíticos 19:31 página 116.
7.Como demonstra Jó que o espírito de alguém que morreu não pode voltar a visitar sua casa?
Resposta Bíblica,  7:8910 página 482.
8.Quanto conhecimento possuem os mortos, para poder transmitir aos que vivem na Terra?
Resposta Bíblica, Eclesiastes 9:5 e 10 página 624.
9.Que ensina a Bíblia acerca da parte que os mortos têm aqui na Terra?
Resposta Bíblica, Eclesiastes 9:6 página 624.
10.Que disse Cristo que devemos fazer se nos dizem que Cristo apareceu numa sessão secreta?
Resposta Bíblica, Mateus 24:25 e 26 página 878.
11.Que farão nos últimos dias os espíritos maus, que operam por meio do espiritismo?
Resposta Bíblica, Apocalipse 16:13 e 14 página 1119.
12.Quão inteligentes serão os enganos de Satanás nas últimas horas da história deste mundo?
Resposta Bíblica, 2 Coríntios 11:131415 página 1044.
13.Por que permitiu Deus que morresse o rei Saul?
Resposta Bíblica, I Crônicas 10:13 e 14 página 392.
14.A quem devemos consultar com respeito a nossa salvação e ao perdão dos pecados?
Resposta Bíblica, Isaías 55:6789 página 673.
As profecias da Palavra de Deus que tratam de nossa época, falam acerca de grandes enganos. O diabo sabe que tem pouco tempo para concluir sua obra de engano. Temos de estar de guarda. Saul, que por algum tempo vivera tão próximo de Deus, em desespero volveu-se para um médium, a fim de conhecer o futuro. Teve um fim trágico. O diabo lhe disse o que tanto desejava saber, e a seguir esboçou os acontecimentos que dele fariam um suicida. Perdeu não somente a vida terrestre, mas também um lugar no reino de Deus.
Deus em Sua Palavra adverte a todos, dos perigos implicados em tratar com um médium ou um feiticeiro, pois pretendem poder comunicar-se com os mortos. Como já vimos, "os mortos não sabem coisa alguma." Estão inconscientes. Se, como diz a Bíblia, estão em sono profundo, então esses espíritos ativos ficam desmascarados como espíritos de demônios, que buscam enganar.
Não temos necessidade de buscar conselho desse inimigo de nosso Pai celestial, pois Deus está disposto a partilhar conosco todo o conhecimento do universo. Volvamo-nos a Ele quando precisamos de informação, e dEle e de Sua Palavra receberemos a verdade.
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Recorrerei a Deus e a Sua Palavra, para saber acerca dos mortos.

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...