segunda-feira, 7 de abril de 2014

O FILHO DA VIÚVA DE NAIM




Texto base: Lucas 7:11-17

INTRODUÇÃO

“A cidade de Naim, onde o Senhor ressuscitou o filho da viúva, se situa a cinco milhas do monte Tabor, junto a Endor”. Com estas palavras Eusébio de Cesaréia, atesta a permanência da memória sagrada no séc. IV. Sobre acontecimentos posteriores, nos informa um testemunho anônimo (provavelmente do séc. V-VI), recolhido por um monge beneditino chamado Pedro Diácono (sec. XII): “Na casa da viúva, na qual o filho foi ressuscitado, agora existe uma igreja, e a sepultura na qual seria colocado, existe até hoje.” Uma “bela” igreja existia ainda em Naim no século XIV (frei Nicoló de Poggibonsi), mas a partir do século XVI não se fala mais do que ruínas. A igreja atual, simples e modesta, foi construída em 1881 sobre os restos da antiga. Conserva duas valiosas pinturas do fim do século XIX.
O vilarejo hoje em dia é totalmente muçulmano.
O cemitério antigo, devia estender-se à parte oeste do vilarejo, sobre os declives da montanha, onde se pode ver diversas tumbas escavadas na rocha.
http://pt.custodia.org

PERGUNTA PARA DISCUSSÃO

Como poderíamos, como cristãos, ajudar uma pessoa que perdeu seu cônjuge e seu único filho? Ou seja, uma pessoa que está passando por uma grande perda?

MENSAGEM

O que fazer quando perdemos aquilo que é tudo para nós? Certamente o desespero se estabelece, a força acaba a esperança desvanece.

Toda a cidade de Naim se comovera com o drama daquela viúva. Muitos a consolavam, outros choravam, e não conseguiam entender o porquê de tanto sofrimento, numa só pessoa.

De fato a morte causa perplexidade, dor e impotência. Para muitos a morte é o fim de todas as coisas.

Imagine uma família feliz, tudo estava bem, quando de repente, ocorre uma tragédia! O chefe da casa vem a óbito!

A viúva agora deposita suas esperanças no único filho. Um dia, porém, este único filho morre subitamente! Aquela mãe entra em desespero, seus sonhos estavam no chão, suas esperanças estavam ameaçadas.

No dia mais difícil da vida daquela viúva, exatamente na hora em estavam levando o corpo para o sepultamento, quando as lágrimas corriam em seu rosto, quando as nuvens escuras inundavam a vida daquela mãe, quando a cidade chorava a perda daquele jovem, quando não via luz no final do túnel, escuta-se uma doce voz, dizendo, MULHER NÃO CHORES!

Jesus chegou na hora certa! Foi justamente neste momento difícil que Jesus chegou ao (cidade) povoado de Naim para fazer uma visita a esta mulher que estava vivendo o momento mais difícil de sua vida. Mas, lá no íntimo do coração, havia uma silenciosa esperança.

VAMOS ANALISAR AS PALAVRAS DITAS POR JESUS

NÃO CHORES

Existem momentos difíceis na vida de todos os seres humanos, aqueles momentos em que tanto a mulher, quanto o homem, não resistem e choram.

Jesus disse: não chores! Somente Ele pode dizer esta frase, porque Jesus tem o poder para resolver o problema, Ele pode ressuscitar as pessoas!

Como não chores? Se Ele mesmo chorou quando viu a incredulidade das pessoas na morte de Lazaro, Ele também chorou quando disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e aqueles que te são enviados!” (Lucas 13:34).

O mesmo Jesus que disse: “Não chores” é o mesmo que disse: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!” (Salmo 30:5).

O mesmo Jesus promete que em breve, “Deus enxugará de nossos olhos, toda lágrima”, veja Apocalipse 21:4 – “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

Sim, amigo (a), Jesus tem poder para resolver todo e qualquer problema, o que você precisa fazer é somente confiar nEle, abrir o coração para deixar Jesus entrar em sua vida, como Salvador e como Senhor!.

TOCOU O ESQUIFE

Esquife: Pode também ser designado para definir uma espécie de caixão.

Jesus demonstra um profundo sentimento de amor e afeto. “Se compadeceu”.

Jesus a consola dizendo: “Não chores”.

- Nem tudo está perdido, nem tudo é insolúvel, não se desespere, ainda há esperança.

Jesus quebra a lei cerimonial que não permitia tocar em morto. “Tocou o esquife”. Jesus fará de tudo para gerar vida e tocar em você.

Jesus se misturava com o povo, tocava as pessoas, as abraçava, curava suas mazelas. Na cidade de Naim, mais uma vez, Ele tocou. Seu toque é poderoso, seu toque muda o rumo das coisas. Deixe Jesus tocar em você hoje!.


JOVEM, EU TE MANDO: LEVANTA-TE!

Veja a autoridade do mestre, Ele não pediu, Ele mandou! Jovem, Levanta-te!

Aquele que estava morto reviveu, ressuscitou e foi entregue à sua mãe, foi reintegrado à sociedade e ainda se tornou um testemunho vivo do amor e poder de Deus!

Primeiro Jesus atendeu a mãe, depois, ressuscitou o filho e em seguida alcançou toda a Judéia e toda a circunvizinhança. (Lucas 7:17).

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1.     Você conhece alguém que necessita ressuscitar espiritualmente?
2.     Qual a importância da esperança na vida humana?
3.     Qual é o impacto do testemunho na sociedade?

APELO

Jesus conhece o fardo do coração de cada mãe. Aquele que tinha uma mãe que lutava com a pobreza e a privação, simpatiza com cada mãe em seus labores. Aquele que fez uma longa jornada a fim de aliviar o ansioso coração da mulher Cananéia fará o mesmo pelas mães de nossos dias. O que restituiu à viúva de Naim seu filho único, e em Sua agonia na cruz lembrou-Se de Sua própria mãe, é hoje tocado pelas dores maternas. Em todo desgosto, em toda necessidade, Ele confortará e socorrerá. CBV, 42

Então não peca mais tempo, venha do jeito que estás, abra seu coração, entregue sua vida totalmente a Jesus hoje.

Pr. Luís Gonçalves

Evangelismo Divisão Sul Americana IASD

Um comentário:

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...