quarta-feira, 9 de abril de 2014

FIDELIDADE A MARCA DO CRISTÃO

A FIDELIDADE  É A MARCA DO CRISTÃO.
                                         I Tim. 4: 12-16

       1.   Tema: Fidelidade.
      Propósito Especifico:  Motivar os ouvintes, para que dêem um bom testemunho e vivam como exemplos de verdadeiros cristãos
2.     Propósito Geral: Consagração.

INTRODUÇÃO:

3.     Saudação: É um prazer muito grande, estar com os irmãos e amigos nesta manhã, para juntos estudarmos a bíblia e recebermos a bênçãos do céu. A mensagem de Deus para nós neste dia tem por título: “A fidelidade é a marca do cristão”.
4.     Frase alusiva:  Precisamos nos apegar a cristo para vencermos as provas do dia a dia e sermos um exemplo de vida cristã.
Relato: Maicon era um jovem cristão, que ingressou na universidade precocemente. Anuiu em seu coração ser fiel a Deus em todas e quaisquer circunstâncias. Seus colegas o convidavam continuamente para festas em ambientes inadequados, incompatíveis com a vida cristã, Maicon orava continuamente a Deus pedindo forças para permanecer fiel aos princípios de sua consciência. Deus o abençoou muito, seu exemplo de conduta cristã foi observado por toda a turma, dois colegas interessaram-se em conhecer os princípios da fé que Maicon professava,       aceitaram o convite de estudar a bíblia, entregaram-se a Cristo     e foram batizados tornando-se cristãos vigorosos.
5.     Texto: I Tim. 4: 12-16 Leiamos o versículo 12.
6.     O apóstolo  Paulo escreve ao seu filho na fé, o jovem Timóteo, que se achava pastoreando a igreja de Éfeso, exortando a igreja dizendo: “Ninguém despreze a tua mocidade”, mas em contrapartida Timóteo, torna-te o padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
7.     Proposição:  Cristo capacita os cristãos para serem um exemplo para o mundo.
8.     Pergunta de Transição: Como os cristãos demonstrarão que  alcançaram o padrão estabelecido por Cristo.
9.     Frase de Transição: Através do poder de Cristo, os cristãos desenvolverão atitudes que os tornarão um exemplo para o mundo.
10.  Palavra Chave: Atitudes.


I.   O Cristão que ama a cristo, torna-se o padrão dos fiéis.
      

1. Lição: Quando Cristo habita em nosso coração, nossa vida é um exemplo.
       O v.12 indica que devemos ser o exemplo dos fiéis.                      

2.  Texto Prova: versículo 12, a palavra enfatizada é a palavra exemplo. Cremos piamente que só podemos nos tornar o exemplo dos fiéis, quando nos apegamos a pessoa de Cristo, ele é o nosso exemplo supremo. Ele é que nos capacita para sermos:
      a. Exemplo dos fiéis na palavra. A bíblia diz, que nossa palavra deve ser; sim, sim e não,não, o que passar disso é de procedência maligna. Nossas palavras devem ser um cheiro de vida para a vida.         
     b. Exemplo dos fiéis no procedimento: nossa conduta diante do mundo indicará, quem está no comando de nossa vida.
     c. Exemplo dos fiéis no amor: a bíblia diz: “o amor de cristo nos constrange”. Os cristãos extravasarão o amor de Jesus através de suas vidas.
     d. Exemplo dos fiéis na fé: O cristão em meio as provas, permanece firme na fé, pois sua fé está firmada em Cristo Jesus. A bíblia exorta dizendo: “O justo viverá pela fé”. 
      e. Exemplo dos fiéis na pureza: pureza de caráter, o apóstolo João no livro de Apocalipse diz: “aqueles que herdarão o céu, são os limpos de mão e puros de coração.

3. Ilustração:  O apóstolo  Paulo tornou-se um exemplo de verdadeiro cristão, após ter entregado sua vida a Jesus,  escreveu dizendo: “Eu estou crucificado com para Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”. ( Gal. 2:20). Quando Cristo habita no coração do ser humano ele realiza uma metamorfose divina e ele torna-se um exemplo, como é o caso do apóstolo.

4. Aplicação: Assim como o apóstolo Paulo que foi transformado por Jesus e tornou-se um exemplo para os fiéis, chegando ao ponto de dizer: “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo Jesus”. Podemos nós, pela graça de nosso senhor, nos tornar um exemplo para as pessoas que nos cercam, nos dias em que estamos vivendo. Jesus está a nossa disposição, para nos outorgar poder e fazer com que sejamos um exemplo, tornando nossas palavras, ‘como maçãs de ouro em salvas de prata”, nosso testemunho como uma força poderosa em prol do evangelho, enchendo nosso coração de amor, para repartirmos com os nossos semelhantes, fortalecendo a nossa fé para nos amparar nos momentos de angústia, mantendo o nosso caráter puro, pois é o único tesouro que levaremos para o céu.3

II.  O Cristão fiel a Cristo não negligencia a comunhão e o testemunho.

1. Lição: A ligação com Cristo Jesus, fortalece nossa comunhão e o desenvolvimento de nossos dons.

2. Texto prova:  No verso 13. a motivação é que até a chegada do apóstolo , Timóteo deveria se aplicar:
a. A leitura da palavra de Deus.
b. A exortação.
c. Ao ensino das sagradas escrituras.

No versículo 14, Paulo insta com ele, que não fosse negligente com o dom que havia recebido.
No versículo 15, ocupar-se com as coisas espirituais, dedicar-se integralmente, para que fosse manifestado o seu crescimento.

3. Ilustração: Um ancião, já avançado em idade, recebeu de presente de aniversário uma bíblia, como não sabia ler, resolveu aprender a ler na bíblia. Quando começou a compreender as preciosas verdades do livro sagrado, sentiu-se muito feliz e realizado. Um dia chamou sua esposa e disse: Se este livro está certo, todos nós estamos errados, ela não deu muita importância, achando que ele estava delirando. Outro dia chamou-a novamente e disse” se este livro está correto, todos nós estamos perdidos, sua esposa começou a ficar preocupada, então um dia ele a chamou e olhando nos seus olhos falou: “querida, se este li vro está correto, todos nós temos oportunidade de salvação,
continuaram a estudar a bíblia diariamente, quanto mais estudavam, mais amavam a palavra de Deus e tiravam tempo para ela,  descobriram que o único meio de salvação para os seres humanos é Jesus Cristo, começaram a freqüentar a igreja, batizaram-se e tornaram-se grandes missionários, repartindo através do testemunho, dos dons que Deus lhes confiou, a doce mensagem de salvação que Cristo escreveu nas tábuas de seus corações.

4. Aplicação: Jesus nos chamou para sermos o sal da terra e a luz do mundo, através do estudo da palavra de Deus, nossa fé é robustecida. A bíblia diz: “buscai pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua Justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas” ( Mat. 6:33). Paulo motivou Timóteo e a nós também, que estamos vivendo nos instantes finais da história desse mundo, que não olvidemos o estudo da palavra de Deus. “procura apresentar-te a Deus, como obreiro aprovado, que não tem nada que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. ( II Tim. 2:15).

III. O CRISTÃO FIEL A CRISTO É PERSEVERANTE
NO CAMINHO DA SALVAÇÃO.

1. Lição: O cristão recebe de Cristo poder para ser perseverante e alcançar a salvação.

2. Texto prova: ver. 16, “tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino”: Deus abençoa e protege seus filhos que lhe são fiéis.

a.  “Persevera nestas coisas, pois fazendo isso te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem”: a perseverança é uma característica marcante do Cristão que está unido a Jesus e anda nos seus caminhos.

3. Ilustração:  No bolso de um soldado americano, que tombou no campo de batalha durante a  segunda guerra mundial, foi encontrado o seguinte bilhete: “eu lutarei, esforçar-me-ei, sacrificar-me-ei, como se a vitória de meu país nesta guerra, dependesse única e exclusivamente de mim”. Esse soldado tombou, mas deixou um legado muito importante para seus colegas, era um axemplo de militar e sempre perseverante em tudo o que fazia. Em seu coração carregava o senso de missão e amor a causa que defendia.

4. Aplicação: esse mundo em que estamos vivendo é um campo de batalha, serão vitoriosos, os que se apegarem a Cristo e forem perseverantes até o fim. Quando Cristo voltar ele vai olhar para os seus filhos que estiverem preparados e vai encontrar uma marca, a perseverança. Vai se cumprir o que escreveu João em apocalipse 14: 12 onde diz: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. É preciso seguir o caminho, que é Cristo, e com certeza seremos vitoriosos e alcançaremos a salvação.



CONCLUSÃO:


1. Recapitulação:  Jesus concede poder e graça para todo aquele que deseja viver uma vida sendo o exemplo dos fiéis, dando bom testemunho, mostrando na prática que compensa  servir a Jesus e andar em seus santos retos caminhos:

a. Cristo capacita-nos para sermos o exemplo dos fiéis: na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

b. Para alcançarmos a vitória necessitamos de constante comunhão com Cristo Jesus, através da oração, estudo da bíblia e do envolvimento pessoal nas atividades missionárias.

c. Seremos vitoriosos e alcançaremos a salvação, se formos perseverantes e fiéis até o fim, como diz a Bíblia em Apocalipse 2:10 “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.


2. Aplicação:  A Bíblia diz que aquele que permanecer em Cristo, será vencedor.
Ellen White declara:” O que o mundo mais necessita ver, é a representação do caráter de Cristo refletido na vida dos seus filhos que lhe são fiéis”.
Como fiéis filhos de Deus, fomos chamados nesta hora probante da história desse mundo, para sermos reparadores de brechas e escrevermos através de nosso testemunho a última página da história do cristianismo, para que Cristo volte em breve e nos leve para o céu.

3. Apelo: Queridos irmãos, estimados amigos, Cristo não tarda a voltar, aproveitemos as oportunidades que ele está nos dando para testemunharmos de seu amor e usarmos os dons que ele nos deu em prol da pregação do evangelho. Pense nas oportunidades que ele está oferecendo:

1. Deseja você se entregar a Cristo e ser um exemplo dos verdadeiros fiéis?

2. Permite você que o Espírito Santo de Deus opere em sua vida, tornando-o uma testemunha verdadeira?
Quantos aceitam esse convite?

       3. Oremos.



JOSÉ PINTO GARCIA – UNASP – JULHO 2003.

  

INTERIOR X APARÊNCIA


I Samuel 16:1-14 e 9:1,2,16,21,27


INTRODUÇÃO


  1. Saudações: Saudamos os nosso queridos irmãos com alegria no nosso coração.

  1. Frase Alusiva: O ser humano desde que nasce vive em busca de realizações; mas qual é a importância dada a essa busca?

  1. Texto: I Samuel 16:1-14. Leiamos os versículos

  1. A natureza foi sua ama, sua companheira, sua mestra. Belém ficava a cerca de 10 km ao sul de Jerusalém, pela estrada principal que levava a Hebrom. Ela se encontra a 660 metros acima do nível do mar Mediterrâneo, na encosta nordeste  de uma grande cadeia de montanhas cinzentas, com um vale profundo de cada lado; estes se unem a pouca distância na direção leste e descem para o Mar Morto. Nas encostas suaves dos montes, a figueira e a videira crescem luxuriantes; e nos vales estão os férteis campos de trigo, onde Rute certa vez colheu espigas, que deram ao lugar o seu nome; Casa de Pão. Os terrenos pantanosos ao redor de Belém, que forma a maior parte do planalto judeu, não apresentam qualquer aspecto de doçura e beleza; pelo contrário, são selvagens, sombrios, fortes. Esses pastores sempre guiaram e cuidaram de seus rebanhos. Foi ali que Davi primeiro observou seu conhecimento do cenário natural e das atividades pastoris que colocariam toda a sua vida posterior e sua poesia.
  2. O povo sente atração por alguém que tenha boa aparência. Saul dará uma boa imagem a Israel. É assim que as pessoas escolhem os reis. Saul é o nosso homem! – Saul entrou então em cena e os fez delirar. Ele tinha uma certa humildade a [princípio e parecia capaz de reunir o povo a seu redor para defender uma causa. Era bastante valente para reunir um exército e pouco depois os israelitas pensaram: Ele é o homem certo para o cargo.

  1. Proposição: O alvo da vida cristã é ser semelhante a Cristo através de uma comunhão diária e não ser semelhantes uns aos outros.

  1. Pergunta de Transição: Por que a salvação das pessoas se determina pela semelhança à Cristo e não com outras pessoas?

  1. Frase de Transição: O texto demonstra que alguns se perdem mesmo sendo tão semelhantes.

I. SEMELHANTES NA APARÊNCIA.

  1. Lição: Aquele que é escolhido por Deus, não pode viver só de aparência.

  1. Texto prova: Nos capítulos 9:2 e 16:12; vemos nos textos que Davi e Saul eram de boa aparência.

  1. Davi: Sabemos que era belo, tinha bonitos olhos e uma aparência saudável. É possível que tivesse cabelos ruivos ou, mais provavelmente, ficara corado ou bronzeado por causa das horas que passava ao sol e ao vento.

  1. Saul, era alto, moreno e bonito.

  1. Ilustração: Devemos tomar cuidado com a beleza exterior, nem sempre o que esta por fora traduz o que se tem dentro. Tomamos como exemplos os sepulcros caiados, eles escondem uma podridão sem fim. O dito popular diz: por fora bela viola por dentro pão bolorento. A julgar pelo exterior, não parecia haver nada em Davi que pudesse impressionar a Deus. Nada que levasse Deus a dizer: “Eis aí o meu homem!” Davi não era muito diferente dos outros rapazinhos judeus na sua idade. A aparência exterior de Davi não parecia destacá-lo de forma alguma.

  1. Aplicação: A nossa vida cristã é medida pelo tempo que passo a sós com Deus, em comunhão diária, não pela roupa que visto.

II.  SEMELHANTES EM HUMILDADE.

  1. Se morássemos na casa da fazenda vizinha à  família de Davi, nas terras montanhosas da Judéia, é possível que nem soubéssemos o nome do filho caçula de Jessé. E, de repente, esse jovem joão-ninguém, um garoto de quem até o pai se esquecera, tornou-se um alguém.

  1. Lição: Diante da Honra vai a humildade.

  1. Texto Prova: 9:21 e 16:12

  1. Ilustração: O Mundo tem provado que homens humildes podem alcançar grandes posições nessa terra. Abraão Lincoln é um deles:
a.     Perdeu o emprego em 1832.
b.     Derrotado na legislatura de Illinois em 1834.
c.     Fracassou nos negócios pessoais em 1833.
d.     Morre-lhe a eleita do coração em 1835.
e.     Sofreu de uma enfermidade em 1836.
f.      Derrotado novamente na legislatura de Illinois em 1838.
g.     Derrotado na indicação do Congresso em 1844.
h.     Perdeu a segunda indicação em 1848.
i.      Derrotado para o Senado em 1854.
j.      Derrotado para a indicação de vice-presidente em 1856.
k.     Novamente derrotado para o Senado em 1858.
l.      Eleito Presidente dos Estados Unidos em 1860!

  1. Aplicação: Não importa o seu sobrenome, somos feitos filhos do Rei do Universo.

III. SEMELHANTES NO CHAMADO.

  1. Chamado de “Homem segundo o coração de Deus”

  1. A Primeira qualidade que Deus viu em Davi foi a espiritualidade. “O Senhor procurou...um homem segundo o Seu coração”. O que significa se alguém segundo o coração de Deus? Ao que parece , significa ser uma pessoa cuja a vida esta em harmonia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. Quando Ele diz: Vá para direita você vai. “não faça isso, você não faz”. Quando Ele diz: Isso é errado e quero que mude”, você aceita porque o seu coração se inclina para Deus. Quando você profundamente espiritual, seu coração é sensível às coisas de Deus.

  1. Lição: Aquele a quem Deus escolhe, será capacitado pelo poder do Espírito Santo.

  1. Texto Prova: 10:6

  1. Ilustração: “Satanás bem sabe, que se ele levar o povo a negligenciar a comunhão, já se torna discípulo dele”. GC.519.

  1. Aplicação: Através da cruz do calvário, fomos escolhidos por Deus. Davi é um exemplo de que podemos também vencer e permanecer em plena comunhão com Deus.

CONCLUSÃO:

1.     Recapitulação: Se Davi e Saul eram semelhantes em aparência, humildade e foram chamados por Deus, onde estava a diferença?

a.     Salmos 5:3, 4 . “Pela manhã ouves a minha vós, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração e vigio. Porque Tú não és um Deus que tem prazer na iniqüidade...”.
b.     A diferença estava na comunhão diária com Deus. Consultava a Deus. (II Samuel 2:1; 5:19).
c.     Uma vida exemplar não é resultado de desejos, sonhos, nem produto de uma semana, mês ou ano. A vida santa e o caráter só acontecem mediante um longo processo de aplicação assídua das leis do crescimento espiritual, e do cultivo diligente da comunhão diária com Cristo.
d.     O rei Saul era um homem realmente estranho.   Depois de tornar-se rei de Israel, seus atos e decisões logo revelaram ao povo que ele era um homem egoísta, irritadiço, odioso e mesquinho; foi rejeitado por: Oferecer sacrifícios indevidamente(cap.13); faz votos precipitados (cap14); desobedece as ordens de Deus (cap.15).

2.     Aplicação: Irmãos eu quero que vocês tenham uma vida de comunhão com Jesus, que entre em contato com a Sua Palavra (Bíblia) e que O busque em oração; fazendo isso na vida de vocês, o testemunho vai ser poderoso.

3.     Apelo: Sim, amigos, Jesus Cristo é o Filho de Deus, e só Ele tem poder para mudar homens e mulheres.!

4.     Este Jesus quer mudar sua vida também.

5.     Ele quer lhe dar graça e poder para você ter uma comunhão diária na Leitura da Bíblia, oração e testemunho.

6.      Você pode sentir-se fraco, mas Jesus é forte.

7.     Não importa o que você tenha feito no passado, Jesus lhe perdoará e o purificará.

8.     Ele lhe dará forças para viver uma nova vida. Não deixe que nada o impeça.

9.     Jesus está chamando. Ele está chamando você para que volte ao lar.

10.  Você não gostaria de ajoelhar-se agora, e dizer:
             Sim, Jesus, eu aceito. Aceito Teu convite agora mesmo? !

11. Vamos orar.



QUERES FICAR SÃO?


João 5:1-9

Tema: Restauração física e espiritual.

INTRODUÇÃO

1. Saudação: É sempre um grande privilégio poder compartilhar com os irmãos estes momentos de meditação na Palavra do Senhor.

2. Frase alusiva: Desde a entrada do pecado em nosso mundo, o homem tem testemunhado uma infinidade de males que açoitam a raça humana, em todas as a áreas da vida. Muitos em vão têm buscado resolver seus problemas apegando-se a crendices ou a pessoas que afirmam ter a solução.

3. Texto: João 5:1-9

4. Proposição: Só em Jesus podemos encontrar verdadeira restauração para nossos males, sejam eles físicos ou espirituais.

5. Pergunta de Transição: Onde a maioria das pessoas hoje estão procurando essa cura ou restauração?  

6. Frase de Transição: Analisaremos através desta mensagem como podemos encontrar uma solução adequada para nossos problemas.

I – PROCURANDO NO LUGAR ERRADO.

  1. Lição: Muitas pessoas a semelhança do paralítico de nossa história estão buscando a solução para seus problemas nos lugares ou nas pessoas errados.


  1. Texto Prova: João 5: 2-5

a) Havia uma crença entre os moradores de Jerusalém de que aquele local, isto é, o Tanque de Betesda, era um local onde aconteciam curas milagrosas.No verso 3, nos é relatado que ali se aglomeravam uma grande quantidade de enfermos, na esperança de encontrar alívio para seus sofrimentos.
O verso 4, o que podemos considerar como um acréscimo ao evangelho de João, feito provavelmente por um escriba, que tinha por objetivo explicar a declaração do paralítico no verso 7, com relação ao movimento das águas, nos fala a respeito desta crença.
b)  Algumas descobertas arqueológicas revelam que este tanque fazia parte de um conjunto de tanques denominados Tanques de Salomão, que eram na verdade reservatórios de água, para abastecimento de Jerusalém no caso de uma guerra. É bem provável que as águas deste tanque possuíssem alguma propriedade medicinal, pois sabemos que a água é um dos remédios naturais, isto é reforçado pelo relato de que por volta do ano 333 a.D., em visita a Jerusalém um certo “Peregrino de Bordeaux”, faz referencia ao tanque dizendo que suas águas eram meio turvas. Tendo isto em vista é provável que alguém possa ter encontrado alívio para algum problema de saúde fazendo uso dessa água, gerando assim a crença entorno de suas propriedades curativas.
c)Outros relatos ainda nos falam de que provavelmente as águas deste tanque eram alimentadas por uma fonte intermitente, ou seja, na época das chuvas os lençóis freáticos eram sobrecarregados buscando uma vazão até a superfície, o que explicaria o movimento das águas. O fato é que as pessoas estavam ali porque realmente acreditavam na possibilidade de alcançar a cura, naquelas águas.



Ilustração: Nos anos 70 surgiu um individuo, apelidado de Zé Arigó, que afirmava incorporar, de forma mediúnica, um médico alemão chamado Doutor Fritz, mediante quem ele, realizava cirurgias espirituais. Uma infinidade de pessoas procuravam Zé Arigó, na esperança de encontrar alívio de seus males, e se submetiam aos seus tratamentos nada ortodoxos, pois ele utilizava-se de instrumentos como facas, colheres entre outros para fazer intervenções cirúrgicas.

Aplicação: Freqüentemente ao passarmos por provações, sejam doenças ou angustias, nos tornamos muito suscetíveis às armadilhas de satanás, somos tentados a colocar nossas expectativas em coisas ou pessoas que realmente não podem satisfazer nossas necessidades. Hoje com o avanço tecnológico, e outros recursos de nossos dias, há uma tendência crescente em relegarmos a busca pelo auxilio divino a um segundo ou terceiro plano. Mas Jesus aguarda paciente e amorosamente a oportunidade de derramar sobre Seus filhos bênçãos sem medida, suprindo-lhes todas suas necessidades.
            Meus caros irmãos quantas provas nosso Pai celestial nos tem dado do Seu interesse pelo nosso bem estar, quantas vezes tem Ele intervindo, de forma sobrenatural ou não, para suprir nossas necessidades.


II – ENCONTRANDO CURA NO LUGAR CERTO

Lição: Jesus esta sempre atento às nossas necessidades e anseia aliviar-nos de nossos sofrimentos.Precisamos aprender a confiar nossos problemas a Jesus.



Texto: João 5: 6-9
a) Certamente o tanque de Betesda era um local deprimente, ali havia pessoas com as mais diferentes enfermidades, seus semblantes exprimiam dor, sofrimento, angústia e o de muitos a decepção, como o paralítico que por muitas vezes havia visto o movimento das águas, sem, contudo poder alcançar a tão desejada cura.
b)Naquele dia Jesus resolveu ir ao tanque de Betesda, e ao caminhar por entre aquelas pessoas ansiou em seu coração curar a todos aqueles sofredores, mas Ele sabia que um milagre desse porte, realizado no dia de sábado, poderia ter suscitado tamanha oposição ao Seu ministério, que poderia impedir o progresso de Sua obra. Mas dentre todas aqueles pessoas Jesus viu um caso especial, um homem que estava enfermo havia muito tempo, e inclinando-se sobre ele pergunta-lhe: “Queres ficar são?”.
            Por um instante, diz-nos a pena inspirada, aquele homem vislumbrou a possibilidade de cura, mas rapidamente aquele sentimento desapareceu, quando ele se lembrou de quantas vezes a água havia se movimentado, mas ele nunca conseguira ser o primeiro, então revela sua frustração ao Mestre, que simplesmente lhe diz “Levanta-te tomo o teu leito e anda”. e imediatamente aquele homem ficou curado.
            c)Se aquele homem se tivesse detido, mesmo que por um instante que seja, para considerar as implicações da cura, teria perdido sua única oportunidade de cura.
            Talvez nosso problema não seja de ordem física, mas com certeza “todos nós temos uma alma paralítica” (DTN 181), e Jesus deseja restaurar-nos a plena saúde espiritual.
           



Ilustração: O filósofo dinamarquês Soren Kirkgard conta a estória de uns gansos que moravam em uma fazenda em seu país a Dinamarca.
Diz ele que todos os domingos esses gansos se reuniam no quintal da fazenda e um dos gansos, o mais animado, subia em uma cerca e falava-lhes das glórias da gansidade, como era bom ser ganso, e não uma galinha ou um reles peru.
-Fomos feitos para voar nas grandes alturas, vejam nossa bela plumagem. Enquanto o ganso falava apareceu no céu um bando de gansos selvagens, voando em direção ao sul num perfeito v, então ele disse:
-Vejam!. Assim que nós somos, fomos feitos para ganhar as alturas. Mas rapidamente aqueles gansos desapareceram no horizonte, e os gansos entreolhando-se voltaram cada um para seu cantinho, naquele quintal lamacento. Eles nunca voaram, jamais se arriscaram a sair da fazenda.

Aplicação: Em Jesus há poder para mudar as coisas em nossa vida, e o melhor é que Ele deseja isso, isto é, Jesus anseia realmente restaurar-nos. É verdade que a restauração completa se dará apenas na glorificação, mas hoje Jesus nos oferece restauração de nossa vida espiritual, Ele deseja que desfrutemos de plena saúde espiritual.


CONCLUSÃO

  1. Recapitulação:
a)    Muitas pessoas estão sequiosas de encontrar alívio para suas angustias e sofrimentos, muitas delas procuram desesperadamente por uma solução sem, contudo alcançá-la, por que estão procurando no lugar ou na pessoa errada.
b)    Jesus busca aliviar o sofrimento de Seus filhos, pois Ele não só nos convida nos achegarmos ao Seu trono de Graça, como Ele mesmo vem em busca de suas ovelhas perdidas.

  1. Aplicação: Jesus conhece todas as circunstâncias de nossa vida, conhece todas as nossas aflições, as limitações de nosso caráter, sabe o quanto ansiamos nos livrar da paralisia espiritual que muitas vezes nos impede de alcançar uma experiência mais elevada. Regozija que busquemos Seu inestimável auxilio, para poder estender Sua poderosa mão sobre nós, abençoando-nos com vida e saúde. Por isso podemos descansar na certeza de que em Jesus há poder suficiente para restaurar-nos a Sua imagem e semelhança.


  1. Apelo: É possível que eu esteja falando a alguém hoje que por muito tempo tem lutado com suas deficiências sejam físicas ou espirituais, talvez alguém que por muitas vezes tenha alimentado a esperança de se livrar das limitações impostas por nossa condição pecaminosa. A boa nova é que o mesmo poder que colocou de pé o paralítico naquele dia, está a nossa disposição hoje. Se nos apoderarmos das Palavras de Jesus, de Suas promessas, podemos alcançar nossa tão desejada restauração.
Não gostaria você meu irmão de expressar seu desejo de ser restaurado pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo. Se este é o seu desejo coloque-se de pé enquanto contamos este hino que será anunciado.


 





JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...