quinta-feira, 10 de abril de 2014

UM PECADO QUASE PERFEITO

Texto:  II Samuel 11-12:13

INTRODUÇÃO

1)  Saudação:   Após um período ausente, é com satisfação e contentamento que retornamos às nossas funções ministeriais no distrito e também pelo fato de rever meus queridos irmãos em Cristo.
2)  Frase Alusiva:  A mensagem de Deus para esta manhã, nós a encontramos no texto bíblico de II Samuel capítulo 11 ao 12:13.
3)  Texto Bíblico:  Como o texto é “longo”, destacaremos partes do mesmo.  Narraremos o fato ocorrido (o caso de Davi com Batseba).
As biografias humanas relatadas na bíblia, não nos apresentam Deus como um “pai coruja”.  As falhas e loucuras dos líderes que Ele escolheu são identificadas tão claramente quanto os seus sucessos.
As histórias desses líderes mostram que as tentações hodiernas são tão antigas quanto o próprio homem e que as tentações podem ocorrer sem nenhum aviso prévio, além do mais, a culpa tem sido um péssimo travesseiro para o ser humano, levando-o, muitas vezes, ao fracasso espiritual, bem como, em outros casos, levando-o à vitória e à paz em Cristo Jesus quando confessa e abandona o ato pecaminoso
4)  Proposição:  O perdão divino é uma realidade presente para o pecador arrependido.
5)  Pergunta de transição:  Quais são as implicações do pecado na vida do ser humano?
6)  Frase de Transição:  O pecado envolve circunstâncias, reações, conseqüências e a necessidade do perdão.
7)    Palavra Chave:  Implicações

I  O PECADO ENVOLVE CIRCUNSTÂNCIAS

1.  Quais são essas circunstâncias?
a)  Lição:  No lar , na escola, no trabalho, no lazer e na própria igreja, sempre correremos o risco de pecar.
b)    Texto Prova:  II Samuel 11:2.  Aqui temos o relato de que Davi estava num período de descanso.  “ Davi estava cercado dos frutos da vitória e de honras pelo seu governo sábio e hábil.  Foi agora, quando estava à vontade, e desprevenido, que o tentador aproveitou a oportunidade para lhe ocupar a mente.”  (PP – 770)
Era um dia comum, uma hora comum.  Nem Davi nem Batseba planejaram o que viria a acontecer no restante daquele dia.
c)  Ilustração:    A tentação apela para o desejo, o desejo cria a fantasia, a fantasia incendeia os sentimentos, e os sentimentos clamam por ação.”
c)     Aplicação:  Assim como Davi e Batseba a quase 3 mil anos atrás, nós também podemos, de uma situação normal e rotineira, desencadear um ato pecaminoso de trágicas  conseqüências e diferentes reações.

II -  O PECADO ENVOLVE REAÇÕES

1.  Que tipos de reações ocorrem da parte do ser humano diante de um ato pecaminoso cometido?
           a)  Lição:  Entregar-se simplesmente diante da tentação, medo, transferência de culpa, planos criminais, execução de atos criminosos, são reações negativas, entre outras, que podemos ter diante do pecado.
b)    Texto Prova:  II Samuel 11:4-6,10,15,17.
(1)  Cap. 11:4;  Quando surgiu a tentação, Davi não resistiu, não buscou ajuda nem conselho da parte do Senhor.
(2)  Cap. 11:5-6;  Ambos sentiram medo da repercusão do fato.
(3)  Cap. 11:10;  Tentativa de transferir a culpa para Urias.
(4)  Cap. 11:15;  Planejamento do crime por parte de Davi.
(5)  Cap. 11:17;  Consumação do ato criminoso.
c)  Ilustração:  Experiência ocorrida com um colega de aula.  Após um erro cometido, ocorreram diferentes reações  (medo, mentira, plano para enganar o professor), diante das possíveis conseqüências até que a verdade foi esclarecida.
d)  Aplicação:  Por mais tentativas que alguém faça procurando esconder o ato errado, jamais obterá sucesso, pois em última instância, um pecado não confessado é um pecado não apagado na  consciência e como mencionamos na introdução, a culpa é um péssimo travesseiro.

III -  O PECADO ENVOLVE CONSEQUÊNCIAS

a)  Lição:  O pecado sempre é acompanhado de trágicas e funestas conseqüências.
b)   Texto Prova:  II Samuel 12:10-12
(1)  Verso 10 -  A espada, isto é, os problemas políticos, sociais resultantes em guerras, mortes, tristezas, separações, etc., estariam sempre presentes durante o seu reinado.
(2)       Verso 11 -  Problemas morais (adultérios, incestos, traições) na família também surgiriam como consequência de tal ato.
(3)  Verso 12 -  Infelizmente, tudo isso ocorreria sob os olhares e acompanhamento de Davi.
         c)  Ilustração:  Salmos 32:1-4 e Isaías 59:2, eis a maior tragédia do pecado.
d)  Aplicação:  Doença, morte, separação, humilhação, etc., nada disso é mais trágico do que a dificuldade no relacionamento com Deus provocada pelo pecado, portanto,
(1)  oremos a Deus para que sejamos livres de tamanha tragédia.
(2) Pratiquemos mais a comunhão com Ele através do estudo da bíblia e da oração.

IV -  O PECADO ENVOLVE A NECESSIDADE DA CONFISSÃO E DO PERDÃO.
a)  Lição:  Deus não abre mão da confissão e do perdão no seu plano de salvação.
b)  Texto Prova:  II Samuel 12:13.  Demorou, foi necessário a intervenção divina mas agora num gesto de humildade como também de grandeza ecoam do profundo do coração e de sua consciência as memoráveis palavras “ pequei contra o Senhor ”.
c)  Ilustração:  Salmos 51:1-4,10.
d)  Aplicação:  Quem quer que, sob a reprovação de Deus humilhe a alma com confissão e arrependimento, como fez Davi, pode estar certo de que há esperança para ele.

CONCLUSÃO
1)  Recapitulação:  Como seres humanos, nenhum de nós está imune ao pecado.  Em qualquer circunstâncias o pecado pode se manifestar e suas conseqüências sempre deixam marcas profundas, marcas estas que poderão ser curadas pelo perdão divino.
2) Aplicação:  Nesta manhã(noite), penso que temos entre nós alguém que já deve ter passado por esta experiência de ter cometido um ato pecaminoso mas que hoje desfruta da paz e da certeza do perdão, este é bem-aventurado segundo a promessa divina, entretanto, pode haver também alguém que esteja vivendo o drama de uma consciência perturbada...
3) Persuação:  ...até quando você dormirá mal com este péssimo travasseiro?  O Senhor Jesus nunca lançará fora uma alma verdadeiramente arrependida.
4) Convite-apêlo:  Neste momento, podemos desfrutar da paz de espírito de uma consciência tranqüila orando ao Senhor, confessando os pecados que ainda precisam ser confessados.  Gostaria você de passar por esta tão necessária experiência.  Dobremos nossos joelhos e demos início a este processo de vitória, de contentamento, de paz e de perdão. Oremos ao Senhor.

A ATMOSFERA DA SALVAÇÃO


Romanos 5:1-11


INTRODUÇÃO

1.     Saudação: Louvo a Deus pela oportunidade de abrir      convosco a Palavra de Deus nesta manhã.
2.     Frase Alusiva: Qual o clima que experimentamos esta manhã ? Que tipo de atmosfera nos envolve? Desânimo?, A rotina de mais um culto?; ou a satisfação por estarmos adorando ao Senhor na presença dos irmãos e amigos ?
3.     Relato: Jade era um recém-converso que ao ser visitado em seu sítio, contava da alegria de, pela primeira vez Ter contemplado a beleza dos pássaros a cantar e sorrir com eles. Depois de viver tantos anos limitando a vida ao trabalho duro da semana e á embriaguez dos fins de semana, encontrou-se com Cristo. Sua alegria por Ter entrado em uma nova dimensão de vida era contagiante. Ao ouvi-lo podia-se sentir a doce influência do E.Santo em uma vida transformada,  com a perspectiva de um futuro feliz.
4.     Texto: O texto desta manhã é permeado por esta atmosfera; leiamos Romanos 5:1-11:
5.     Situando-nos no contexto bíblico, Paulo descreve:
a)     A miséria dos pecadores separados de Deus –1:18 a 3:20
b)    O meio de escape que nos foi providenciado em Cristo – 3:21 a 5:21;
c)     De igual modo, em nosso texto, apresenta-nos o grande destino, estendido ao homem. Se você chega, pela fé,  a participar das bênçãos aqui relatadas; passa a ser uma pessoa regenerada, redimida. Isto provoca então uma reação emocional positiva que chamamos de alegria.
d)    Embora a idéia central seja os resultados da justificação, o clima que permeia o texto é de exultação, gozo; Fato comprovado pela repetição (3X) do verbo “gloriar-se” vv. 2, 3 e 11.  A NTLH a traduz por “alegrar-se”, fazendo justiça ao seu sentido de alegria ou triunfo. Por esta razão, sem forçar o texto cremos que:
    6.  Proposição: As bênçãos do Evangelho promovem a   
         alegria da salvação naqueles que crêem.
    7.  Pergunta de Transição: Quais são as bênçãos que 
         trazem  a alegria da Salvação ?
    8.  Frase de Transição: A alegria da salvação provém das
         várias bênçãos relatadas em nosso texto.

I. A PAZ TRAZ ALEGRIA DA SALVAÇÃO


1.     Lição: A paz produz contentamento e alegria.
2.     Texto-Prova: a) A palavra “paz” (v. 1) tem o mesmo sentido da conhecida palavra SHALOM do VT, a qual envolve todas as formas de felicidade mental ou física, sobretudo aquela felicidade de que gozam todos os crentes.
b) Jesus, deixou-nos uma de suas mais belas promessas: ‘Deixo-vos a paz.... (João 14:27); no mesmo contexto Ele afirma: ‘Tenho vos dito isto par que o meu gozo esteja em vós e o vosso gozo seja completo’. (João 15:11)
c) É por meio de Cristo que entramos neste estado de graça e é por meio que nos alegramos com a paz da justificação.
3.     Ilustração: Paz e Alegria são bênçãos gêmeas do
Evangelho. Um velho pregador expressou muito bem esta relação dizendo que “Paz é alegria em repouso, alegria é paz a dançar”.
    4.   Aplicação:  O Senhor   quer ver você feliz; Não numa
          alegria irrefletida e irresponsável, mas feliz em paz e
          obediência. Não devemos Ter medo de ser felizes. O
          conflito terminou. Estamos sob a justiça que nos é
          concedida pela fé em Jesus. A Alegria dessa nova
          realidade deve irradiar em nosso semblante e contagiar
          nosso ser. Não quer você dançar a divina e alegre valsa
          da paz com Cristo ?
*   Transição:  A alegre paz abre as portas para todas as
Outras  bênçãos;  das quais a alegria da Salvação se origina

II.      A ESPERANÇA TRAZ ALEGRIA DA SALVAÇÃO
1.     Lição: A esperança dá alegria e estrutura a vida.
2.     Texto-Prova: vv. 2-5. Paulo apresenta dois aspectos:
a)     A Esperança futura – Nos regozijamos não apenas pela
Segurança e paz alcançadas, mas por aquilo que está
Para vir – Fé direcionada para o futuro; para a
Manifestação da glória quando Jesus voltar outra vez.
b)    A influência desta esperança nesta vida – Como uma
Reação em cadeia a esperança baseada em Deus faz florescer qualidades (perseverança, experiência) para
Enfrentar os momentos difíceis da vida.
Esperança não é a simples expectação de que um dia
Cristo voltará e estabelecerá seu reino na Terra, mas é
Também a confiança de que Ele será glorificado em

teu ser pecaminoso durante a vida terrestre. Não serás envergonhado pela constante série de falhas e derrotas ou desapontado em confiar nas promessas de Deus quando estiver diante do trono no dia do julgamento.
3.     Ilustração: No curso de Mestrado, chegou um professor
Argentino para ministrar matéria de pregação. Matéria intensiva de 2 semanas. No final da 1ª semana, um aluno
Brasileiro Assoberbado com a quantidade de requisitos, escreve em Tom de brincadeira no quadro-negro durante o recreio: Yo soy un hombre muerto ! (Eu sou um homem morto). Quando o professor retorna pra classe e lê a frase, sorrindo pega o giz e completa “Pero vivo en Cristo” (porém vivo em Cristo)
4.     Aplicação: Quando estiver sobrecarregado, quando que as dificuldades da vida e os teus pecados estão te matando, lembre-se: nada pode te destruir. Você está vivo em Cristo! Não é isto motivo para dizer amém ?
5.     Transição: Em escala gradativa os motivos para agradecer e louvar ao Senhor nesta passagem  continuam...

III. A RECONCILIAÇÃO TRAZ ALEGRIA DA SALVAÇÃO
1.      Lição:  A reconciliação produz indizível alegria no
Cristão.
2.      Texto-Prova: Rom 5:6-10 – O meio eficaz para a
Reconciliação é a morte de Cristo, o grande ato da
Misericórdia divina para com os homens. O contexto de
Outras passagens deixa claro que Paulo considerava a  reconciliação como algo que é alicerçado na morte e na
Ressurreição de Jesus. Através dela você foi transportado do estado de inimizade com Deus, para o status de amigo de Deus sem merecer.
3.      Ilustração: Qdo estudava na 5ª série, minha mãe saiu
Na mesma hora que eu meu irmãos iríamos para a escola. Ela iria fazer compras. Era o dia das crianças.
Tudo transcorria normalmente, até que na última aula; os alunos cansados resolveram bagunçar, gritando o apelido do professor em coro “Falcon !, Falcon!, que era barbudo igual a um boneco famoso da época. Inexperiente gritei atrasado e o professor me mandou para fora de sala. O castigo – 200 X, Não devo desrespeitar o professor. Demorei de voltar para casa, e quando cheguei não houve como esconder a verdade. Desapontada, minha mãe fez questão de dizer que meu presente estava  me esperando embora eu não o merecesse. Minha primeira reação foi de vergonha, que logo foi substituída por uma grande alegria e satisfação.
4.      Aplicação: Em Cristo você tem a alegria da libertação.
Não recebe a pena que merecia (Morte Eterna)
E recebe o presente que não merecia (vida eterna). “É nossa segurança, nossa alegria, demorar sobre as verdades do plano da salvação... Nosso espírito
acha-se tão ligado à idéias estreitas que apanhamos pontos de vista apenas limitados,  da experiência que é nosso privilégio possuir”. Está você pronto para abraçar esta experiência?
5.      Transição: A argumentação chega a seu ponto
Culminante, a maior bênção que produz alegria

IV.           JESUS TRAZ ALEGRIA DA SALVAÇÃO
1.     Lição: Jesus é a maior bênção que produz alegria da
Salvação.
2.     Texto-Prova: Rom 5:11 – Nos gloriamos em Deus por
Nosso Senhor Jesus Cristo ... Tudo que foi visto até aqui
Não é mera questão de ser salvo, de ter experimentado a paz, a esperança e a reconciliação  que  produzem alegria. Não se negocia com Deus numa base comercial. Não existe bênção fora de Cristo, todas as bênçãos são tuas em Jesus, meu querido irmão. O Esp. de Profecia através de E.White diz que “Lutero relatou sua penosa experiência ao procurar em vão pela humilhação e penitência conseguir a salvação. Ele testemunhou aos seus ouvintes que foi olhando para fora de si mesmo e crendo em Cristo que encontrara paz e alegria.”
3.     Ilustração: Qdo. garoto gostava de ouvir rádio. Um dos 
dos meus locutores favoritos repetia sempre esta frase: “A vida só vale a pena ser vivida quando envolvida na vida de outra vida.” Espiritualmente pode-se dizer que a vida só é feliz quando envolvida na vida de Cristo.
4.     Aplicação: “Não estamos ausentes da mente de Deus.
Cristo é a nossa alegria e salvação”.Quando tivermos uma certeza viva e clara da nossa própria salvação (porque temos a Cristo), manifestaremos animação e alegria adequada a todo seguidor de Jesus Cristo. O Senhor te convida a se apegar a esta certeza hoje.

 

CONCLUSÃO


1.     Recapitulação:  Sim, as bênçãos do evangelho promovem a alegria da salvação naqueles que crêem, pois:
a)     A paz traz alegria da Salvação.
b)    A esperança traz alegria da salvação
c)     A  reconciliação traz alegria da salvação
d)    E acima de tudo, Jesus traz a alegria da salvação.
2.     Aplicação:  Uma das mais belas orações da Serva do
Senhor está no livro Parábolas de Jesus, onde ela roga:
“Molda-nos, forma-nos e eleva-nos a uma atmosfera pura e santa, aonde as ricas torrentes do teu amor possam fluir por nossa alma”. Essa atmosfera é recheada de gozo, alegria, prazer e regozijo em Cristo. Se você deseja, anjos celestes te ajudarão, mais do que isto, Cristo te ajudará...
Determine-se a que, junto ao teu nome no livro do céu esteja escrita a palavra “vencedor” ...Vossos corações se
Encherão de alegria e paz no Espírito Santo.
3.     Apelo: Quando o Sol da Justiça nos alumia a alma, e com
doce alegria repousamos no Senhor, louvemo-lo então; louvemos a quem é a  salvação da nossa face e nosso Deus. Louvemo-lo, não só por palavras, mas consagrando-lhe tudo que temos e somos e tudo que possuímos; vivamos na alegria da comunhão com o nosso Senhor! Amém





           
     


          


A JUSTIÇA DE DEUS



Romanos 3:21-26

INTRODUÇÃO

  1. Saudação: Para mim é um grande privilégio dirigir-me a este grupo seletos de irmãos e irmãs em Cristo. É muito bom fazermos parte da família de Jesus aqui na terra !
  2. Frase Alusiva: O tema que vamos estudar hoje da Bíblia Sagrada- Justiça de Deus,  é um dos grandes temas que temos nas Escrituras. É importante que comprendamos o tema e o apliquemos ao nosso viver cristão.
  3. Relato:Gostaria de fazer uma pergunta aos irmãos nesta manhã!
Nós somos salvos ou justificados pela fé ?
Nós somos salvos ou justificados pelas obras ?
Nós somos salvos ou justificados, pela fé mais as obras?
Levantem as mãos...

  1. Texto: Romanos 3:21-26 (vamos ler juntos todo o texto)

  1. Paulo nos apresenta em   Romanos 3:9, 10 ;que todos nós estamos ‘’debaixo do pecado’’, que ‘’não há nenhum justo, nenhum sequer’’’;  tanto judeus como gentios estão em desvantagem com Deus.
A humanidade toda se acha culpada. Todos nós temos que confessar-nos culpados  diante de Deus.
Em Romanos 3:20, Paulo diz que ‘’ninguém será justificado diante dEle pelas obras da lei’’ – Por que Paulo faz essa afirmação?
Por que não podemos ser ‘’justificados ‘’pelas obras da lei ?
Qual é a função da lei ? – ‘’Justificar’’ ?  , é claro que não.
A verdadeira função da lei é ‘’mostrar’’ o nosso pecado.
      A lei expõe o pecado do homem, mas não faz nada para curá-lo.   
      Em vista do pecado ser universal, o caminho para a aceitação por parte de Deus em 
      razão das obras de justiça está fechado--- e o aviso é perfeitamente claro: ‘’Nesta
     direção não há nenhuma estrada’’.

  1. Proposição: Cada cristão recebe a justiça de Deus pela fé, gratuitamente. 

  1. Pergunta de transição: Quais são as características dessa justiça, necessária, para sermos salvos?

  1. Frase de Transição: Há características da justiça de Cristo que nós precisamos conhecer melhor. Vamos estudar e analisar algumas delas com vocês neste estudo que faremos examinando o livro de Romanos.

  1. Palavra Chave: Características.




I.A JUSTIÇA DE DEUS NÃO É PELAS OBRAS DA LEI

1. Lição
A Justiça de Deus, que salva o pecador, é recebida independente dos méritos humanos ou obras da lei.

2. Texto Prova
                                                                            
‘’Mas agora, se manifestou uma justiça que provêm de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os profetas’’ v. 21

Paulo é o único teólogo do NT que apresenta com clareza o assunto da Justificação.
‘’Justiça da Fé’’ aparece apenas nos textos paulinos.
O tema desta seção é a justificação.

  1. ‘’mas agora’’
Obrigado Deus, porque o julgamento não é sua última palavra.
Alguma coisa inteiramente nova entrou na história humana
Esse é o ponto alto da carta aos Romanos

  1. ‘’se manifestou a justiça que provêm de Deus’’
Tudo que o homem tem sido capaz de realizar, permanece debaixo da Ira de Deus.
Nossa própria necessidade é suprida pela misericordiosa intervenção de Deus, e sua graça através de Jesus Cristo.
Agora, a Justiça de Deus, que traz a salvação ao homem é revelada como um presente gratuito oferecido.

  1. Justiça Humana x Justiça Divina

’Tão certo como há duas formas amplamente separadas e divergentes de religião no mundo---numa,  Deus salva o homem e na outra; o homem se salva.’’ L. Sperry Chaffer

(1) Justiça humana: nada vale – Isaías 64:6 ‘’Nossa justiça como trapos de imundície’’ Para nada serve.

(2)Justiça de Deus: justiça absolutamente perfeita  (100%)
É encontrada somente em Cristo, nunca é fruto da nossa realização.

(3) Concepção errada de justiça no Grego Clássico:
·      Uma norma para a conduta humana.
·      Justo era aquele que se comportava de social acordo com as tradições da sociedade
·      Era vista com uma conotação de virtude

d. Justiça no AT

(1)  Tsedeq: justiça, retidão
(2)  Tsedaqa: justiça, retidão
     (2) Tsaddiq: justo, legal, certo, reto
   
     (3)Justiça no senti bíblico é: DECLARAR JUSTO
          Aquilo que é declarado justo está em harmonia, com o fim, para o qual ele foi criado.
    (4) Não é produto final de procedimento correto.
(5)   Não é qualidade moral.
(6)   No sentido supremo, o justo, é aquele que serve a Deus.

    e.  Justiça no NT
(1)  Dikaioo (verbo): justificar
(2)  Dikaiosyne (substantivo): justificação
(3)  Dikaiow: declarar justo---livre da culpa e exposição ao castigo
(4)  Dikaiosis: Declarar um homem justo
(5)  O conceito bíblico de justiça , tanto no  AT, como no NT,  é a absolvição como  resultado de um pronunciamento. DT 25:1, Ex 23:7, Is 5:23 e Is 43:9 – P. Bonnard
Justiça é resultado de um PRONUNCIAMENTO, por um juiz ou soberano, que resulta num estado de absolvição do pecado,
( veja At 10:35, Rm 3:22, Gl 3:6 e Fl 3:9), fundamentado na mote e ressurreição de Jesus Cristo.
   (6) O homem é declarado justo. Não é algo de caráter ético.
   (7) A justiça do homem e a justiça de Deus são:
Diferentes,
Distintas,
Opostas,
Mutuamente se excluem.
Não há como uni-las.
   (8)Elas representam dois métodos de justificação, que são opostos e se excluem.

  1. ‘’independente da lei’’
Essa justiça de Deus, só pode ser obtida na base da fé em Jesus Cristo , fora da qualquer base de obras humanas, ou méritos humanos.
  1. ‘’testemunham a Lei e os profetas’’

3. Ilustração

Uma caixa de Presente bem bonita.
Colocar dentro uma outra caixa , simbolizando a salvação, como um presente, que deve ser recebido...

4. Aplicação
A justiça de Cristo, é imputada ao pecador.
Deus o vê como um justo, não pelos seus méritos, mas por causa da justiça de Jesus.
Não há lugar algum para mérito ou justiça humanos.
Você crê que Deus, já declarou você ‘’justo (a)’’ ?
Creia que, a partir desse instante, se você aceitou a justiça de Cristo., e por isso você foi declarado justo.

II.A JUSTIÇA DE DEUS DEVE SER RECEBIDA PELA FÉ

1. Lição
A única exigência que Deus faz para o homem é que este receba o que Ele tem para dar, pela sua confiança nEle. Todos nós fazemos isso quando cremos em Cristo nosso Salvador pessoal.

2. Texto Prova

‘’Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus’’ Rm 3:22,23

(1) Fé (pistis): confiança
(2)Todas as pessoas podem receber a justiça de Cristo pela fé.
(3) ‘’Não há distinção’’: judeus ou gentios

  1. ‘’é para todos os pecadores’’ v. 23,  
(1)  O objeto de nossa Fé: Pessoa de Jesus Cristo
‘’A justificação se realiza quando o homem crê em Jesus Cristo como seu Salvador.’’
‘’Pela fé, somos salvos por Jesus.’’
                  (2) A fé possui um inteligente e pessoal conteúdo.
                  (3) Todas as pessoas podem receber a justiça de Cristo pela fé.
                  ‘’Não há distinção’’: judeus ou gentios
                  ‘’é para todos os pecadores’’ v. 23, ‘’

3. Ilustração

Pai e filho
Esposo e Esposa
Relação de confiança
Confiança, passar tempo com a pessoa de Jesus.
Você e eu podemos confiar em Jesus

4. Aplicação

a) Nós precisamos crer , pois a justificação é simples e complexa ao mesmo tempo.
b) Diga a Jesus, sim Senhor Jesus, eu desejo aceitar sua justiça pela fé em Cristo.
É bom demais... e eu creio na Tua palavra Senhor...

III.A JUSTIÇA DE DEUS É GRATUITA

1. Lição

A fé em Jesus, e em seu sangue, nos tornam acessíveis pela fé, os méritos do sacrifício expiatório de Cristo.

2. Texto Prova

‘’Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus’’v.24

a)     ‘’Justificado’’: é o ato de Deus, declarando o pecador regenerado, livre da condenação e restaurado `a Sua graça.
A justificação é  um ato declarativo de Deus.
(a)   Strong : ‘’Justificação é o ato judicial pelo qual, por causa de Cristo, a quem o pecador está unido pela fé, Deus declara o pecador não mais exposto à pena da lei, mas restaurado ao Seu favor.’’
(b)  Strong: ‘’Justificação é o reverso da atitude de Deus para com o pecador, por causa da relação deste com Cristo. Deus condenou; Ele agora absolve. Ele repeliu; agora admite favorece-lo.’’
(c)   SDABC: ‘’Justificação é o ato divino por meio do qual Deus declara justo o pecador arrependido.’’

Com relação à justificação, devemos lembrar quatro princípios importantes:
(2)  Jesus Cristo é a base da justificação –Rm5:9,10
(3)  Fé é a condição essencial exigida na justificação
(4)  A remissão da nossa pena traz a paz com Deus
(5)  A restauração na graça, pela fé, põe uma nova atitude para com Deus
      O pecador é visto como se nunca houvesse pecado.

b)     ‘’gratuitamente
Gr. dorean:  por nada, po coisa alguma
Jo 15:25 e Gl 2:21

c)     ‘’por sua graça’’
Gr. Karis: livre e imerecido favor de Deus
(1) Graça e’mais do atitude favorável de Deus em relação a nós, ela inclui também a atividade e provisão divina para viver um completo e novo relacionamento com Jesus. Rm 5:21, ! Co 15:10, 2 Co 12:9
(2) A graça divina não é graça barata, porque ela custou um tremendo ‘’preço’’, a morte do seu próprio Filho.
O que foi um custo altíssimo para Deus, não pode ser desprezado por nós.
Pela graça de Cristo, devemos levar nossa vida em absoluta submissão a Cristo.
O preço que Deus pagou , foi um preço muito alto pela nossa salvação.

d)    ‘’mediante a redenção que há em Cristo Jesus’’
Gr. Apolytrosis: (redenção) comprar um escravo para que ele seja livre

3. Ilustração

Nós estamos acostumados a pagar pelo que temos. E, as vezes, muito caro.Quando alguma coisa é distribuída de graça ficamos desconfiados...

Supermercado fazer compras:
Cliente, compra , paga e leva.
Jesus nos comprou com seu precioso sangue. 1 Pd 1:18,19
Ele comprou e pagou, e leva.
Jesus nos comprou com Seu sangue, agora, pertencemos a Ele.

4. Aplicação

a)     você não tem que pagar nada, para receber a Justiça de Cristo...
b)    Chega de continuar tentando ‘’operar’’ sua salvação.
c)     A justiça de Cristo é gratuita, é concedida a mim a a você.
d)    Chega de viver na dúvida com relação a salvação.
e)    Que acha de ‘’aceitar’’ e passar a viver dentro desta nova descoberta ?

IV.A JUSTIÇA DE DEUS É PARA O TEMPO PRESENTE

1. Lição
A justiça de Cristo deve ser recebida hoje mesmo, pela fé

2. Texto Prova

‘’Mas, no presente, demonstrou a Sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus’’ Rm 3:26

a)     ‘’Sendo justificados’’ v. 23: tempo presente, significa que experiência presente’’
b)    ‘’no presente demonstrou a Sua justiça’’
Justiça,para o pecador, hoje, já gora.
Não se deve pensar em ‘’santo’’ para o futuro, para Deus, seus santos são ‘’agora’’
c)     ‘’justo e justificador’’
d)    ‘’daquele que tem fé em Jesus’’

3.Ilustração
Processo de canonização católico
A pessoa é declara ‘’santa’’, apenas no fim de sua vida, através de provas forjadas e mentirosas.
É um erro absurdo.

4. Aplicação

 a. Alguns estão aguardando a ‘’justiça’’ de Deus, para um futuro bem distante.

(1)Erro: Hoje, eu confio nos meus méritos , e amanhã e confio nos ‘’méritos ‘’ e justiça de Cristo.
(2)Certo: a justiça de Cristo é para nós hoje, somos santos hoje, pelo sangue de Jesus- 1 Co 1:2 e Rm 1:7 (santos)
Você gostaria de aceitar, a Justiça de Cristo Hoje ?
Viver essa experiência de ‘’santidade em Cristo’’ ainda Hoje?

CONCLUSAO

  1. Recapitulação
a)     A justiça de Deus não pelas obras da lei

Os méritos humanos, não podem nos recomendar ao favor de Deus. As obras da lei, como base de justificação, nada valem.
As obras da lei, são o resultado, e não a causa da nossa salvação.Eu guardo a Lei de Deus, não para ser salvo, mas porque já estou salvo.


b)     


c)     a justiça de Deus, vem mediante a fé
Deus deseja que você aceite Cristo pela fé, e sinta o gozo de ser perdoado, justificado, pelo sangue de Jesus.
d)    a justiça de Deus é gratuita
Para você e para mim, não custa nada, para ser justificado, mas para Deus, custou o alto preço do sangue do Seu Filho Jesus Cristo.
Nós não podemos rejeitar tal amor, tal oferecimento em Cristo.
e)    a justiça de Deus é para o presente
Hoje mesmo, nós podemos sentir-nos salvos, justificados e perdoados, nos méritos do nosso Senhor.
Nós somos ‘’santos’’, justificados, hoje em nome de Cristo.
  1. Aplicação
a.     Os  méritos humanos ou obras da lei, não possuem nenhum valor como base ou causa  da nossa salvação.
Is 64:6
b.     A sua e a minha justiça de nada valem.
c.     Justiça de Deus, é gratuita, você e eu não temos como pagar, o sangue de Jesus, foi suficiente.
d.     Deseja você, viver, de agora em diante como filho de Deus, justificado, perdoado e salvo ?

  1. Chamado
a.     Eu convido você a abri seu coração  e passar a ter a segurança de que a justiça de Cristo é que nos justifica diante de Deus ?
b.     Ore conosco...
c.     Senhor... eu já estou cansado de querer operar minha própria salvação, quero confiar apenas nos méritos e na justiça de Cristo.
A partir de agora, de hoje, vou viver a segurança de alguém que foi justificado por Cristo.

                                                                                                                                                                                            Pr Matusalém F. Santana- 07/03- SP



JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...