quarta-feira, 9 de abril de 2014

FIDELIDADE A MARCA DO CRISTÃO

A FIDELIDADE  É A MARCA DO CRISTÃO.
                                         I Tim. 4: 12-16

       1.   Tema: Fidelidade.
      Propósito Especifico:  Motivar os ouvintes, para que dêem um bom testemunho e vivam como exemplos de verdadeiros cristãos
2.     Propósito Geral: Consagração.

INTRODUÇÃO:

3.     Saudação: É um prazer muito grande, estar com os irmãos e amigos nesta manhã, para juntos estudarmos a bíblia e recebermos a bênçãos do céu. A mensagem de Deus para nós neste dia tem por título: “A fidelidade é a marca do cristão”.
4.     Frase alusiva:  Precisamos nos apegar a cristo para vencermos as provas do dia a dia e sermos um exemplo de vida cristã.
Relato: Maicon era um jovem cristão, que ingressou na universidade precocemente. Anuiu em seu coração ser fiel a Deus em todas e quaisquer circunstâncias. Seus colegas o convidavam continuamente para festas em ambientes inadequados, incompatíveis com a vida cristã, Maicon orava continuamente a Deus pedindo forças para permanecer fiel aos princípios de sua consciência. Deus o abençoou muito, seu exemplo de conduta cristã foi observado por toda a turma, dois colegas interessaram-se em conhecer os princípios da fé que Maicon professava,       aceitaram o convite de estudar a bíblia, entregaram-se a Cristo     e foram batizados tornando-se cristãos vigorosos.
5.     Texto: I Tim. 4: 12-16 Leiamos o versículo 12.
6.     O apóstolo  Paulo escreve ao seu filho na fé, o jovem Timóteo, que se achava pastoreando a igreja de Éfeso, exortando a igreja dizendo: “Ninguém despreze a tua mocidade”, mas em contrapartida Timóteo, torna-te o padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
7.     Proposição:  Cristo capacita os cristãos para serem um exemplo para o mundo.
8.     Pergunta de Transição: Como os cristãos demonstrarão que  alcançaram o padrão estabelecido por Cristo.
9.     Frase de Transição: Através do poder de Cristo, os cristãos desenvolverão atitudes que os tornarão um exemplo para o mundo.
10.  Palavra Chave: Atitudes.


I.   O Cristão que ama a cristo, torna-se o padrão dos fiéis.
      

1. Lição: Quando Cristo habita em nosso coração, nossa vida é um exemplo.
       O v.12 indica que devemos ser o exemplo dos fiéis.                      

2.  Texto Prova: versículo 12, a palavra enfatizada é a palavra exemplo. Cremos piamente que só podemos nos tornar o exemplo dos fiéis, quando nos apegamos a pessoa de Cristo, ele é o nosso exemplo supremo. Ele é que nos capacita para sermos:
      a. Exemplo dos fiéis na palavra. A bíblia diz, que nossa palavra deve ser; sim, sim e não,não, o que passar disso é de procedência maligna. Nossas palavras devem ser um cheiro de vida para a vida.         
     b. Exemplo dos fiéis no procedimento: nossa conduta diante do mundo indicará, quem está no comando de nossa vida.
     c. Exemplo dos fiéis no amor: a bíblia diz: “o amor de cristo nos constrange”. Os cristãos extravasarão o amor de Jesus através de suas vidas.
     d. Exemplo dos fiéis na fé: O cristão em meio as provas, permanece firme na fé, pois sua fé está firmada em Cristo Jesus. A bíblia exorta dizendo: “O justo viverá pela fé”. 
      e. Exemplo dos fiéis na pureza: pureza de caráter, o apóstolo João no livro de Apocalipse diz: “aqueles que herdarão o céu, são os limpos de mão e puros de coração.

3. Ilustração:  O apóstolo  Paulo tornou-se um exemplo de verdadeiro cristão, após ter entregado sua vida a Jesus,  escreveu dizendo: “Eu estou crucificado com para Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim”. ( Gal. 2:20). Quando Cristo habita no coração do ser humano ele realiza uma metamorfose divina e ele torna-se um exemplo, como é o caso do apóstolo.

4. Aplicação: Assim como o apóstolo Paulo que foi transformado por Jesus e tornou-se um exemplo para os fiéis, chegando ao ponto de dizer: “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo Jesus”. Podemos nós, pela graça de nosso senhor, nos tornar um exemplo para as pessoas que nos cercam, nos dias em que estamos vivendo. Jesus está a nossa disposição, para nos outorgar poder e fazer com que sejamos um exemplo, tornando nossas palavras, ‘como maçãs de ouro em salvas de prata”, nosso testemunho como uma força poderosa em prol do evangelho, enchendo nosso coração de amor, para repartirmos com os nossos semelhantes, fortalecendo a nossa fé para nos amparar nos momentos de angústia, mantendo o nosso caráter puro, pois é o único tesouro que levaremos para o céu.3

II.  O Cristão fiel a Cristo não negligencia a comunhão e o testemunho.

1. Lição: A ligação com Cristo Jesus, fortalece nossa comunhão e o desenvolvimento de nossos dons.

2. Texto prova:  No verso 13. a motivação é que até a chegada do apóstolo , Timóteo deveria se aplicar:
a. A leitura da palavra de Deus.
b. A exortação.
c. Ao ensino das sagradas escrituras.

No versículo 14, Paulo insta com ele, que não fosse negligente com o dom que havia recebido.
No versículo 15, ocupar-se com as coisas espirituais, dedicar-se integralmente, para que fosse manifestado o seu crescimento.

3. Ilustração: Um ancião, já avançado em idade, recebeu de presente de aniversário uma bíblia, como não sabia ler, resolveu aprender a ler na bíblia. Quando começou a compreender as preciosas verdades do livro sagrado, sentiu-se muito feliz e realizado. Um dia chamou sua esposa e disse: Se este livro está certo, todos nós estamos errados, ela não deu muita importância, achando que ele estava delirando. Outro dia chamou-a novamente e disse” se este livro está correto, todos nós estamos perdidos, sua esposa começou a ficar preocupada, então um dia ele a chamou e olhando nos seus olhos falou: “querida, se este li vro está correto, todos nós temos oportunidade de salvação,
continuaram a estudar a bíblia diariamente, quanto mais estudavam, mais amavam a palavra de Deus e tiravam tempo para ela,  descobriram que o único meio de salvação para os seres humanos é Jesus Cristo, começaram a freqüentar a igreja, batizaram-se e tornaram-se grandes missionários, repartindo através do testemunho, dos dons que Deus lhes confiou, a doce mensagem de salvação que Cristo escreveu nas tábuas de seus corações.

4. Aplicação: Jesus nos chamou para sermos o sal da terra e a luz do mundo, através do estudo da palavra de Deus, nossa fé é robustecida. A bíblia diz: “buscai pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua Justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas” ( Mat. 6:33). Paulo motivou Timóteo e a nós também, que estamos vivendo nos instantes finais da história desse mundo, que não olvidemos o estudo da palavra de Deus. “procura apresentar-te a Deus, como obreiro aprovado, que não tem nada que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. ( II Tim. 2:15).

III. O CRISTÃO FIEL A CRISTO É PERSEVERANTE
NO CAMINHO DA SALVAÇÃO.

1. Lição: O cristão recebe de Cristo poder para ser perseverante e alcançar a salvação.

2. Texto prova: ver. 16, “tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino”: Deus abençoa e protege seus filhos que lhe são fiéis.

a.  “Persevera nestas coisas, pois fazendo isso te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem”: a perseverança é uma característica marcante do Cristão que está unido a Jesus e anda nos seus caminhos.

3. Ilustração:  No bolso de um soldado americano, que tombou no campo de batalha durante a  segunda guerra mundial, foi encontrado o seguinte bilhete: “eu lutarei, esforçar-me-ei, sacrificar-me-ei, como se a vitória de meu país nesta guerra, dependesse única e exclusivamente de mim”. Esse soldado tombou, mas deixou um legado muito importante para seus colegas, era um axemplo de militar e sempre perseverante em tudo o que fazia. Em seu coração carregava o senso de missão e amor a causa que defendia.

4. Aplicação: esse mundo em que estamos vivendo é um campo de batalha, serão vitoriosos, os que se apegarem a Cristo e forem perseverantes até o fim. Quando Cristo voltar ele vai olhar para os seus filhos que estiverem preparados e vai encontrar uma marca, a perseverança. Vai se cumprir o que escreveu João em apocalipse 14: 12 onde diz: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. É preciso seguir o caminho, que é Cristo, e com certeza seremos vitoriosos e alcançaremos a salvação.



CONCLUSÃO:


1. Recapitulação:  Jesus concede poder e graça para todo aquele que deseja viver uma vida sendo o exemplo dos fiéis, dando bom testemunho, mostrando na prática que compensa  servir a Jesus e andar em seus santos retos caminhos:

a. Cristo capacita-nos para sermos o exemplo dos fiéis: na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

b. Para alcançarmos a vitória necessitamos de constante comunhão com Cristo Jesus, através da oração, estudo da bíblia e do envolvimento pessoal nas atividades missionárias.

c. Seremos vitoriosos e alcançaremos a salvação, se formos perseverantes e fiéis até o fim, como diz a Bíblia em Apocalipse 2:10 “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.


2. Aplicação:  A Bíblia diz que aquele que permanecer em Cristo, será vencedor.
Ellen White declara:” O que o mundo mais necessita ver, é a representação do caráter de Cristo refletido na vida dos seus filhos que lhe são fiéis”.
Como fiéis filhos de Deus, fomos chamados nesta hora probante da história desse mundo, para sermos reparadores de brechas e escrevermos através de nosso testemunho a última página da história do cristianismo, para que Cristo volte em breve e nos leve para o céu.

3. Apelo: Queridos irmãos, estimados amigos, Cristo não tarda a voltar, aproveitemos as oportunidades que ele está nos dando para testemunharmos de seu amor e usarmos os dons que ele nos deu em prol da pregação do evangelho. Pense nas oportunidades que ele está oferecendo:

1. Deseja você se entregar a Cristo e ser um exemplo dos verdadeiros fiéis?

2. Permite você que o Espírito Santo de Deus opere em sua vida, tornando-o uma testemunha verdadeira?
Quantos aceitam esse convite?

       3. Oremos.



JOSÉ PINTO GARCIA – UNASP – JULHO 2003.

  

Um comentário:

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...