terça-feira, 22 de abril de 2014

11. A LEI E O EVANGELHO


Disse recentemente uma autoridade em criminologia que estamos perdendo a batalha contra o crime. Ano a ano, ou mesmo mês a mês, aumenta assustadoramente a delinqüência juvenil. As autoridades, em geral, estão muito preocupadas com o desrespeito do povo às leis do país.
A imprensa divulga os mais terríveis crimes, ocorridos diariamente. Qual será a causa de tão flagrante desvio da lei? Acertou um periodista quando, num exame da depravação moral da sociedade, afirmou que já não existe um padrão moral para guiar a geração moderna.
Mesmo alguns líderes religiosos advogam um modo de vida que é sumamente contrário ao que é ensinado na Palavra de Deus. Do alto de muitos púlpitos se proclama: "A lei de Deus foi abolida; por que, então, preocupar-nos com esse antigo jugo de escravidão?" Muitos cristãos dizem ser impossível guardar a lei de Deus; por que, então insistir?
As pessoas que defendem a abolição da lei são sinceras, mas estão equivocadas. Se removemos a norma que assinala o bem e o mal, não demorará que a sociedade abandone todos os princípios morais. Estamos hoje colhendo os frutos do ensino e orientação que algumas igrejas ministraram ontem. Disse o salmista: "Já é tempo, SENHOR, para intervíres, pois a tua lei está sendo violada.Salmo 119:126 página 579.
Façamos uma ampla investigação do que ensina a Bíblia acerca de nossa relação com a lei e a graça. Estaremos então em condições de compreender quão grave é querer solapar a norma divina de justiça.
A BÍBLIA FALA
1.Que faz à nossa alma a lei de Deus?
Resposta Bíblica, Salmo 19:7 página 519.
2.Que faz a lei pelo pecador?
Resposta Bíblica, Romanos 3:19, e 20 página 1010.
3.Que foi que ajudou Paulo a reconhecer o pecado em sua vida?
Resposta Bíblica, Romanos 7:7 página 1013.
4.Onde se encontra o mandamento a que se refere Paulo?
Resposta Bíblica, Êxodo 20:17 página 72.
NOTA: Os Dez Mandamentos são dados em Êxodo 20:34567891011121314151617 página 72.
5.Que diz a Bíblia que é o pecado?
Resposta Bíblica, I João 3:4 página 1102.
6.Quando não há lei, ou ela foi abolida, que acontece com o pecado?
Resposta Bíblica, Romanos 4:15 página 1010.
NOTA: Deus deu Sua lei perfeita para identificar o pecado. Nos Dez Mandamentos temos a perfeita regra do viver correto. Leva o pecador à convicção do pecado. Para o cristão serve de norma do reto viver. Não pode salvar do pecado - pode apenas proporcionar uma convicção da existência do pecado, de modo que o pecador sinta sua necessidade de Cristo e vá ter com Ele em busca de salvação.
7.Por que foi necessário que Cristo morresse por nossos pecados, quando temos a lei?
Resposta Bíblica, Gálatas 3:21 e 22 página 1048.
8.Por meio de que, então somos salvos de nossos pecados?
Resposta Bíblica, Efésios 2:8 e 9 página 1052.
NOTA: Define-se a graça como "favor imerecido." É algo que não podemos alcançar por merecimento, pois nada merecemos. É um dom gratuito de Deus.
9.Como recebemos este dom da graça?
Resposta Bíblica, Romanos 6:23 página 1012.
NOTA: Foi o tomar Jesus o nosso lugar na cruz, que saldou a dívida de nossos pecados. Por causa de Sua vida de perfeita obediência, seremos no juízo tratados como Ele deveria ter sido tratado.
10.Como indica Paulo que a pessoa salva pela graça não continuará a viver em pecado?
Resposta Bíblica, Romanos 6:1214 e 15 página 1012.
11.De que modo o aceitarmos a Cristo mediante a fé, afeta nossa relação para com a lei?
Resposta Bíblica, Romanos 3:31 página 1010.
12.Que revela que é um  mal, no indivíduo, o antagonismo à lei?
Resposta Bíblica, Romanos 8:7 página 1013.
13.De que maneira a pessoa nascida de novo mostrará seu amor a Deus?
Resposta Bíblica, I João 5:123 página 1104.
14.Que diz a Bíblia acerca da pessoa que professa conhecer a Cristo e todavia recusa obedecer-Lhe?
Resposta Bíblica, I João 2:1234 página 1101.
15.Qual será a atitude da pessoa que foi salva pela graça inigualável de Deus?
Resposta Bíblica, Salmo 40:8 página 531.
Certa noite, numa reunião evangélica, um jovem, que havia sido bebedor inveterado, atendeu ao apelo feito e foi para a frente, para indicar o seu desejo de entregar a Cristo sua vida. Quando lhe perguntaram como resolveria os problemas que se lhe antolhariam, respondeu que não sabia, mas estava resolvido a entregar-se a Deus.
Sua indagação não foi: "Quanto tenho que renunciar para tornar-me cristão?" Era, antes: "Quanto posso fazer por Cristo, que tanto fez por mim?" Vemos que Cristo tomara plena posse do coração daquele homem, porque fizera uma entrega completa. Ele atendera à exortação do Mestre: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.Lucas 9:23 página 921.
Se não aceitastes ainda a Cristo como vosso Salvador, fazei-o agora. Ide à lei de Deus e convencei-vos de que sois um pecador. Aprendei da Bíblia que o salário do pecado é a morte. Reconhecei que vossa única esperança de purificação e salvação se encontra em Cristo e Sua morte por vossos pecados. Então, ajoelhai-vos, com fé, junto da cruz, e deixai que o Cordeiro de Deus tire também os vossos pecados. Erguei-vos então e segui para a frente, vivendo para Ele. Esta é a única maneira de encontrardes paz e felicidade para a alma.
Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Desejo aceitar toda a graça de Deus.
( ) Desejo que Deus me ajude a tornar-me um obediente filho Seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...