segunda-feira, 7 de abril de 2014

AS TRÊS CRUZES



Texto base: Lucas 23:39-43

INTRODUÇÃO

Normalmente quando olhamos para uma pessoa, fazemos algum tipo de julgamento, fazemos um tipo de análise. Isto ocorre quase que de maneira automática. Pode ser no trabalho, na escola, no shopping, na rua, no transito ou até dentro da igreja. Jesus mesmo disse: “Não jugueis para não serdes julgados “ (Mateus 7:1).

Imagine uma família bonita, onde a mãe dá a luz a um filho maravilhoso, ela canta hinos e conta história da bíblia para ele dormir. Essa mãe é bem dedicada e ama muito seu filho, de tal maneira que ela o educa nos princípios da Palavra de Deus.

Mas, infelizmente depois de crescer, o filho se afasta dos princípios que aprendeu na infância, sai da igreja, faz novas e perigosas amizades, começa a beber, fumar e finalmente, passa a usar drogas!
E para piorar se envolve com gente da pesada, quadrilha, maus elementos, verdadeiros ladrões.

PERGUNTA PARA DISCUSSÃO

Porque você acha que um filho, que foi criado nos princípios da Palavra de Deus, abandona a fé e a igreja, e acaba se envolvendo com drogas e assaltos?

MENSAGEM

Fiquei muito impressionado quando estive no monte do calvário, é um lugar marcante! Fiquei por algum tempo olhando e imaginando a cena de Cristo pendurado na cruz e dando sua vida por mim e por você!
Mas, na realidade haviam três cruzes no monte do calvário:
Numa cruz, um homem MORRIA PARA O PECADO.
Na outra cruz, outro homem MORRIA NO PECADO.
Na cruz do meio, JESUS MORRIA PELO PECADO.

A cena é muito forte, três cruz, três histórias, uma última esperança para a humanidade!

QUAL SERIA A MENSAGEM DA CRUZ PARA O HOMEM NOS DIAS ATUAIS?

1.    O que significa morrer no pecado?

Havia um ladrão morrendo na cruz da esquerda, vamos chamá-lo de Gestas. Este homem era muito mal, fez parte da quadrilha de Barrabás, era assassino, ladrão, traficante, esse sim merecia morrer desta forma. Mas, ele teve uma chance, uma oportunidade, uma última esperança, que foi simplesmente incrível! Ele poderia aceitar a Jesus como Salvador e pronto! Estaria salvo para sempre!
Mas, continuou blasfemando, endureceu o coração, se fechou em seu mundo. Havia ódio em sua vida, havia morte em seu olhar!
Jesus pronunciou as últimas e poderosas palavras, deu mais uma chance a ele, mas, tudo foi em vão! Ele não aceitou, morreu perdido, morreu longe de Jesus. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe!
Morreu no pecado, morreu sem Jesus, morrei perdido!
Porque as pessoas são assim? Porque deixam passar as oportunidades? Porque deixam escapar a última esperança?
Amigo (a) por favor, não deixe passar esta chance, não deixe passar esta última esperança em sua vida!

2.    O que significa morrer para o pecado?

Na cruz da direita havia um homem, conhecido como Dimas (o bom ladrão), ele era tão mal como o outro da esquerda, fez tudo errado na vida. Na hora da morte ainda blasfemava, mas, de repente, um silêncio toma conta do seu coração, ele ouve as últimas palavras de Jesus, o Espírito Santo toca seu coração. Dimas repreende o ladrão da esquerda, diz que ambos merecem tudo aquilo, mas, que o homem da cruz do meio não merece essa tortura e nem a morte.

Ele olha para Jesus e o vê agonizando, sangrando, dando a vida em favor da salvação dele e de toda a humanidade. As palavras poderosas de Jesus penetram seu duro coração, quebranta a alma e o leva às histórias e ensinamentos da infância. Ele relembra as lindas histórias que ouvia para dormir, que ouvia na escola sabatina.
Então ele abre o coração e toma uma decisão surpreendente!

Foi então que ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando fores no teu reino”!.
Essas não foram meras palavras, foram uma verdadeira profissão de fé, uma declaração de entrega, de reconhecimento, de conversão. Vamos analisar palavra por palavra:
JESUS: Quando Dimas o chama de Jesus, está reconhecendo que Aquele que estava ao seu lado era o Salvador. Porque Jesus significa salvador. Ele estava dizendo, Salvador, meu salvador, eu creio que Tu és Jesus, que Tu és meu salvador!

LEMBRA-TE DE MIM: Esta é uma frase de humildade, de reconhecimento da sua verdadeira condição de pecador. Ele estava querendo dizer que não tinha nenhum merecimento, que não era digno, mas, que Jesus usasse de misericórdia para com ele.
QUANDO VIERES: Aqui Dimas revela conhecimento da palavra de Deus, pois sabe que aquele homem que estava morrendo ao seu lado, não somente era o salvador do mundo, mas, que em breve voltaria para buscar os servos fiéis. Agora pergunto: como ele sabia sobre a volta de Jesus? Quem disse isso a ele? Não é incrível?

Aqui está a importância dos ensinamentos na infância pela mãe e pelo pai. A semente do evangelho plantada na infância germinou, e agora no último momento começa a dar frutos. Como diz a Bíblia: “ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Tudo que ele aprendeu na escolinha, na primeira infância, voltou à sua cabeça na última oportunidade que teve! Louvado seja Deus!
NO TEU REINO: Dimas também declara conhecimento e fé no reino de Deus. Ele sabia que Jesus tinha um reino. Ora, se Jesus tem um reino é porque Ele é Rei, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que declaração!

Este foi o momento quando o reino da graça se encontra com o reino da glória! Aqui está a verdade sobre o novo céu e a nova terra, aleluia!!!

Depois de tudo isso, Jesus olhou para Dimas e disse palavra incríveis, apresentou a certeza da salvação, fortalecendo a esperança! Vamos analisar o significado das palavras de Jesus:

EM VERDADE TE DIGO HOJE: Jesus viu a sinceridade do coração de Dimas, percebeu o verdadeiro arrependimento, percebeu a entrega total. Então, Cristo não teve dúvidas ao afirmar naquele momento que o homem estava perdoado e salvo. Este é o maior de todos os milagres!
Alguém pode perguntar, quanto tempo é necessário para que uma pessoa seja salva? O mesmo tempo que a pessoa precisa para se arrepender e se entregar. Jesus também quer garantir sua salvação hoje!

ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO: Esta foi uma garantia dada pelo próprio Jesus! Dimas foi perdoado, purificado, teve certeza da salvação, teve paz, MORREU PARA O PECADO, morreu salvo! Deus seja louvado!
Ele teve sua ÚLTIMA ESPERANÇA, e aproveitou a oportunidade!
Estava perto de Jesus e não deixou escapar a chance mais importante da vida! Morreu para o pecado, morreu em Cristo e com Cristo, morreu salvo!

3.    O que significa morrer pelo  pecado?

Na cruz do meio estava Aquele que era, que é e que sempre será a razão de nossa existência, nosso Senhor Jesus Cristo! Ele morria pelos pecados dos dois ladrões, morria também pelos meus e pelos seus!

Ele veio para tomar meu lugar, veio pagar o preço do resgate, veio nos tirar do cativeiro, veio trazer vida e vida eterna!
A bíblia diz em Romanos 6:23 que o salário do pecado é a morte eterna, mas, “Deus nos amou de tal maneira que enviou seu filho unigênito para tomar nosso lugar, para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas, tenha a vida eterna” (João 3:16).
Em Isaías 53, encontramos a descrição mais incrível da morte e da paixão de Jesus pela humanidade. Verdadeiramente Ele tomou sobre Si nossos pecados e como cordeiro foi levado ao matadouro para que tivéssemos a vida eterna.

As últimas palavras de Jesus na cruz são para todos nós a última esperança de salvação.
Os dois ladrões ao lado de Jesus na cruz, representam os dois caminhos apresentados na bíblia, o estreito e largo.
Um aceitou o outro rejeitou, um foi salvo e o outro se perdeu, um abriu o coração, o outro fechou completamente!


PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1.     O que fez com que Jesus confirmasse a salvação de uma pessoa que passou a vida inteira no crime e longe de Deus?
2.     O que significa morrer no pecado?
3.     Explique o significado de morrer para o pecado.
4.     Se hoje fosse sua última chance, qual seria sua decisão?

APELO

Hoje, Jesus está a porta do seu coração e bate. Será que você irá abrir a porta para ele? Jesus está lhe dando a última esperança hoje, será que você será como Dimas ou como Gestas?
Jesus te ama muito e quer mudar sua vida definitivamente! “Se hoje ouvirdes a voz do Espírito Santo, não endureça o seu coração!” (Hebreus 3:7).

Parabéns por sua decisão!

Pr. Luís Gonçalves

Evangelismo Divisão Sul Americana IASD

2 comentários:

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...