quarta-feira, 9 de abril de 2014

INTERIOR X APARÊNCIA


I Samuel 16:1-14 e 9:1,2,16,21,27


INTRODUÇÃO


  1. Saudações: Saudamos os nosso queridos irmãos com alegria no nosso coração.

  1. Frase Alusiva: O ser humano desde que nasce vive em busca de realizações; mas qual é a importância dada a essa busca?

  1. Texto: I Samuel 16:1-14. Leiamos os versículos

  1. A natureza foi sua ama, sua companheira, sua mestra. Belém ficava a cerca de 10 km ao sul de Jerusalém, pela estrada principal que levava a Hebrom. Ela se encontra a 660 metros acima do nível do mar Mediterrâneo, na encosta nordeste  de uma grande cadeia de montanhas cinzentas, com um vale profundo de cada lado; estes se unem a pouca distância na direção leste e descem para o Mar Morto. Nas encostas suaves dos montes, a figueira e a videira crescem luxuriantes; e nos vales estão os férteis campos de trigo, onde Rute certa vez colheu espigas, que deram ao lugar o seu nome; Casa de Pão. Os terrenos pantanosos ao redor de Belém, que forma a maior parte do planalto judeu, não apresentam qualquer aspecto de doçura e beleza; pelo contrário, são selvagens, sombrios, fortes. Esses pastores sempre guiaram e cuidaram de seus rebanhos. Foi ali que Davi primeiro observou seu conhecimento do cenário natural e das atividades pastoris que colocariam toda a sua vida posterior e sua poesia.
  2. O povo sente atração por alguém que tenha boa aparência. Saul dará uma boa imagem a Israel. É assim que as pessoas escolhem os reis. Saul é o nosso homem! – Saul entrou então em cena e os fez delirar. Ele tinha uma certa humildade a [princípio e parecia capaz de reunir o povo a seu redor para defender uma causa. Era bastante valente para reunir um exército e pouco depois os israelitas pensaram: Ele é o homem certo para o cargo.

  1. Proposição: O alvo da vida cristã é ser semelhante a Cristo através de uma comunhão diária e não ser semelhantes uns aos outros.

  1. Pergunta de Transição: Por que a salvação das pessoas se determina pela semelhança à Cristo e não com outras pessoas?

  1. Frase de Transição: O texto demonstra que alguns se perdem mesmo sendo tão semelhantes.

I. SEMELHANTES NA APARÊNCIA.

  1. Lição: Aquele que é escolhido por Deus, não pode viver só de aparência.

  1. Texto prova: Nos capítulos 9:2 e 16:12; vemos nos textos que Davi e Saul eram de boa aparência.

  1. Davi: Sabemos que era belo, tinha bonitos olhos e uma aparência saudável. É possível que tivesse cabelos ruivos ou, mais provavelmente, ficara corado ou bronzeado por causa das horas que passava ao sol e ao vento.

  1. Saul, era alto, moreno e bonito.

  1. Ilustração: Devemos tomar cuidado com a beleza exterior, nem sempre o que esta por fora traduz o que se tem dentro. Tomamos como exemplos os sepulcros caiados, eles escondem uma podridão sem fim. O dito popular diz: por fora bela viola por dentro pão bolorento. A julgar pelo exterior, não parecia haver nada em Davi que pudesse impressionar a Deus. Nada que levasse Deus a dizer: “Eis aí o meu homem!” Davi não era muito diferente dos outros rapazinhos judeus na sua idade. A aparência exterior de Davi não parecia destacá-lo de forma alguma.

  1. Aplicação: A nossa vida cristã é medida pelo tempo que passo a sós com Deus, em comunhão diária, não pela roupa que visto.

II.  SEMELHANTES EM HUMILDADE.

  1. Se morássemos na casa da fazenda vizinha à  família de Davi, nas terras montanhosas da Judéia, é possível que nem soubéssemos o nome do filho caçula de Jessé. E, de repente, esse jovem joão-ninguém, um garoto de quem até o pai se esquecera, tornou-se um alguém.

  1. Lição: Diante da Honra vai a humildade.

  1. Texto Prova: 9:21 e 16:12

  1. Ilustração: O Mundo tem provado que homens humildes podem alcançar grandes posições nessa terra. Abraão Lincoln é um deles:
a.     Perdeu o emprego em 1832.
b.     Derrotado na legislatura de Illinois em 1834.
c.     Fracassou nos negócios pessoais em 1833.
d.     Morre-lhe a eleita do coração em 1835.
e.     Sofreu de uma enfermidade em 1836.
f.      Derrotado novamente na legislatura de Illinois em 1838.
g.     Derrotado na indicação do Congresso em 1844.
h.     Perdeu a segunda indicação em 1848.
i.      Derrotado para o Senado em 1854.
j.      Derrotado para a indicação de vice-presidente em 1856.
k.     Novamente derrotado para o Senado em 1858.
l.      Eleito Presidente dos Estados Unidos em 1860!

  1. Aplicação: Não importa o seu sobrenome, somos feitos filhos do Rei do Universo.

III. SEMELHANTES NO CHAMADO.

  1. Chamado de “Homem segundo o coração de Deus”

  1. A Primeira qualidade que Deus viu em Davi foi a espiritualidade. “O Senhor procurou...um homem segundo o Seu coração”. O que significa se alguém segundo o coração de Deus? Ao que parece , significa ser uma pessoa cuja a vida esta em harmonia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. Quando Ele diz: Vá para direita você vai. “não faça isso, você não faz”. Quando Ele diz: Isso é errado e quero que mude”, você aceita porque o seu coração se inclina para Deus. Quando você profundamente espiritual, seu coração é sensível às coisas de Deus.

  1. Lição: Aquele a quem Deus escolhe, será capacitado pelo poder do Espírito Santo.

  1. Texto Prova: 10:6

  1. Ilustração: “Satanás bem sabe, que se ele levar o povo a negligenciar a comunhão, já se torna discípulo dele”. GC.519.

  1. Aplicação: Através da cruz do calvário, fomos escolhidos por Deus. Davi é um exemplo de que podemos também vencer e permanecer em plena comunhão com Deus.

CONCLUSÃO:

1.     Recapitulação: Se Davi e Saul eram semelhantes em aparência, humildade e foram chamados por Deus, onde estava a diferença?

a.     Salmos 5:3, 4 . “Pela manhã ouves a minha vós, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração e vigio. Porque Tú não és um Deus que tem prazer na iniqüidade...”.
b.     A diferença estava na comunhão diária com Deus. Consultava a Deus. (II Samuel 2:1; 5:19).
c.     Uma vida exemplar não é resultado de desejos, sonhos, nem produto de uma semana, mês ou ano. A vida santa e o caráter só acontecem mediante um longo processo de aplicação assídua das leis do crescimento espiritual, e do cultivo diligente da comunhão diária com Cristo.
d.     O rei Saul era um homem realmente estranho.   Depois de tornar-se rei de Israel, seus atos e decisões logo revelaram ao povo que ele era um homem egoísta, irritadiço, odioso e mesquinho; foi rejeitado por: Oferecer sacrifícios indevidamente(cap.13); faz votos precipitados (cap14); desobedece as ordens de Deus (cap.15).

2.     Aplicação: Irmãos eu quero que vocês tenham uma vida de comunhão com Jesus, que entre em contato com a Sua Palavra (Bíblia) e que O busque em oração; fazendo isso na vida de vocês, o testemunho vai ser poderoso.

3.     Apelo: Sim, amigos, Jesus Cristo é o Filho de Deus, e só Ele tem poder para mudar homens e mulheres.!

4.     Este Jesus quer mudar sua vida também.

5.     Ele quer lhe dar graça e poder para você ter uma comunhão diária na Leitura da Bíblia, oração e testemunho.

6.      Você pode sentir-se fraco, mas Jesus é forte.

7.     Não importa o que você tenha feito no passado, Jesus lhe perdoará e o purificará.

8.     Ele lhe dará forças para viver uma nova vida. Não deixe que nada o impeça.

9.     Jesus está chamando. Ele está chamando você para que volte ao lar.

10.  Você não gostaria de ajoelhar-se agora, e dizer:
             Sim, Jesus, eu aceito. Aceito Teu convite agora mesmo? !

11. Vamos orar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...