quarta-feira, 16 de abril de 2014

LIVRAMENTO MIRACULOSO


Juizes 6 e 7.

Tema: Livramento.
Propósito Específico: Levar os membros a experimentarem e praticarem a confiança no poder de Deus.
Propósito Geral: Consagração.

INTRODUÇÃO
  1. Saudações: Como é maravilhoso neste dia compartilhar a palavra de Deus com vocês, sem pré é um privilégio meditar nos feitos de Deus a vida de seus filhos.
2. Frase Alusiva: O título da mensagem de hoje: Um livramento miraculoso.
  1. Texto Bíblico: Juizes 6 e 7. Não vamos lê-lo de uma só vez, mas durante a mensagem. Deixe sua bíblia aberta.
  2. Proposição: Deus está disposto a livrar seu povo em tempo de aflição.
  3. Pergunta de transição: Quais são as maneiras que Deus usa para livrar seu povo?
  4. Frase de transição: Nos capítulos 6 e 7 de Juizes veremos a junção do divino com o humano para acontecer uma vitória espetacular.
  5. Palavra chave: Maneiras.


I. PELO SOFRIMENTO E OPRESSÃO

    1. Lição: Ás vezes Deus permite que passemos por provações para nos mostrar a grande distância que estamos dele, devido a nossa rebelião.
    2. Texto-Prova: Juizes 6:1
a.     No verso 1, a Bíblia nos diz que Israel fez coisas desagradáveis aos olhos de Deus, no meio do capítulo nos descobrimos que eles estavam adorando outros deuses, e Deus deixou que sofressem a conseqüência da desobediência. Eles construíram postes-ídolo e o culto ao Deus verdadeiro já não era sua primazia.
    1. Ilustração: Marcos morava no interior de São Paulo e desde criança servia Jesus, agora com 20 anos se cansara desta vida de “regras”,de crente, e resolveu em uma noite fazer diferente de tudo o que havia aprendido sobre Deus. Saiu pela madrugada em busca de prazeres e alegrias; e encontrou. Conheceu uma garota e foi direto para o motel com ela. Ele só se lembrava que entrara num motel e depois “apagou”. Quando acordou estava na banheira com gelo  e muita água e sentindo muito dor no abdome, ele estava sem um dos rins. Quando me contou sua história, após um ano deste episódio, em lágrimas me dizia: “Não compensa se rebelar contra Deus, mesmo que por uma noite apenas. A dor é grande e a cicatriz imensa”.
    2. Aplicação: Queridos irmãos, como Marcos disse, não compensam nos rebelarmos contra Deus, mas mesmo na distância ainda Deus nos assiste em nossa dor e nos traz de volta. O povo de Israel percebeu que estava longe após sete anos, e mesmo assim Deus usou de misericórdia. Creio que você não precisa fazer como Israel, tenha certeza que um minuto sem Deus pode  mudar o curso de sua vida e custar sua eternidade com Ele.

II. PELA UNIÃO DO DIVINO COM O HUMANO

  1. Lição: Deus nos chama em meio as aflições e provações para sermos instrumentos em suas mãos e então ele realiza seu livramento, até mesmo de um povo, através de nossa disposição para o trabalho.
  2. Texto-prova: Juízes 6:11-15.
  1. No verso 11, podemos ver que Gideão estava trabalhando e Deus o chama. Aqui existe uma prova de que Deus não precisa esperar até minha aposentadoria, ou ficar desempregado, ou até me formar para aceitar uma tarefa. Deus não precisa de desocupados.
  2. No verso 15, Gideão apresenta desculpas para não aceitar a tarefa. Muitas vezes queremos enganar a Deus dizendo que não temos condições para realizar a tarefa confiada.
  3. Ilustração: Moisés, quando chamado no deserto, apresentou desculpas para Deus. Tenho certeza que se lembra do relato. Quando Jonas foi convocado para pregar em Nínive, não apresentou desculpas, mas fugiu para outro local. Podemos nos lembrar de outras histórias de profetas que apresentaram várias desculpas, mas ao reconhecerem a grandeza da tarefa e do autor, se colocou a disposição em todos os sentidos.
  1. Aplicação: Você pode estar pensando que na época de Gideão Moisés, Isaías, Jonas, Deus era diferente, e agia de modo diferente. Engano seu. Hoje Deus chama pessoas da mesma forma que chamava no passada e com uma certeza: Quando Deus chama, Ele também capacita


III. PELA RECONSAGRAÇÃO

  1. Lição: Deus quer operar maravilhas no meio de seu povo, mas precisa saber se as pessoas estão prontas para servi-lo e dedicar a vida inteiramente e Ele. Fazer dEle o centro de tudo.
  2. Texto-prova: Juízes 6:25,26.
  1. Para o povo receber aquela vitória, todos necessitavam reconhecer que sem Deus seria impossível. Aquela vitória não fora de Gideão e os trezentos e sim de Deus, mas estava condicionada a reconsagração de todo o povo. Deus mostrara o povo que por sete anos eles adoraram outros deuses e ficaram opressos, e agora em uma noite voltaram-se para Ele e o livramento aconteceu.
  1. Ilustração: Chegou numa determinada cidade um palestrante, que ao falar, atraía para o auditório, cerca de duas mil pessoas. Seu discurso era: “Deus não existe”. Numa certa noite, um ouvinte pediu a ele que lhe deixasse provar a existência de Deus. Zombando daquele ouvinte, com muita resistência, aceitou o desafio. Aquele ouvinte começou a descascar uma laranja e em seguida a chupá-la. Terminando de degustar perguntou ao palestrante qual era o gosto daquela fruta. O palestrante confuso e perplexo disse que não sabia. Pois ele nem sequer chegou perto da laranja. Como ele poderia saber o gosto? O ouvinte calmamente exclamou: “Deus é assim. Se você não esperimenta, não pode saber que ele existe”.
  2. Aplicação: Em juízes 6:25 e 26 descobrimos que Gideão e todo o povo de Israel experimentaram o gosto de ter Deus atuando em suas vidas novamente. Tenha certeza de que, se você experimenta Deus, sua vida sofre uma mudança imensa e a vitória é certa.

CONCLUSÃO

  1. Recapitulação: Hoje aprendemos as maneiras pelas quais Deus livra seu povo e dá oportunidade para sermos instrumentos em suas mãos.
  2. Aplicação: Através da vitória que Deus concedeu a Gideão, Ele nos ensina de uma maneira clara que tornamos as coisas muito mais difíceis quando nos distanciamos de sua presença. Ao aceitarmos a tarefa que Ele nos dá, seremos instrumentos poderosos em suas mãos. Teremos mais confiança em suas promessas e ajudaremos a outros a confiarem também.
  3. Apelo: Para termos a vitória que o povo de Israel teve naquela noite, temos que deixar para traz e derrubar no chão tudo que nos separa de Deus, assim como eles fizeram. Hoje é o dia de tirar de sua vida tudo que interfere no seu relacionamento com Deus. Ele está dando este momento para sua entrega. Aceite esta oportunidade e deixe que o Espírito Santo lhe renove e seja um vitorioso com Deus e por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...