Romanos 3:21-26
INTRODUÇÃO
- Saudação:
Para mim é um grande privilégio dirigir-me a este grupo seletos de irmãos
e irmãs em Cristo. É muito bom fazermos parte da família de Jesus aqui na
terra !
- Frase
Alusiva: O tema que vamos estudar hoje da Bíblia Sagrada- Justiça
de Deus, é um dos grandes temas
que temos nas Escrituras. É importante que comprendamos o tema e o
apliquemos ao nosso viver cristão.
- Relato:Gostaria
de fazer uma pergunta aos irmãos nesta manhã!
Nós
somos salvos ou justificados pela fé ?
Nós
somos salvos ou justificados pelas obras ?
Nós
somos salvos ou justificados, pela fé mais as obras?
Levantem
as mãos...
- Texto:
Romanos 3:21-26 (vamos ler juntos todo o texto)
- Paulo
nos apresenta em Romanos 3:9, 10
;que todos nós estamos ‘’debaixo do pecado’’, que ‘’não há nenhum justo,
nenhum sequer’’’; tanto judeus como
gentios estão em desvantagem com Deus.
A
humanidade toda se acha culpada. Todos nós temos que confessar-nos
culpados diante de Deus.
Em
Romanos 3:20, Paulo diz que ‘’ninguém será justificado diante dEle pelas obras
da lei’’ – Por que Paulo faz essa afirmação?
Por
que não podemos ser ‘’justificados ‘’pelas obras da lei ?
Qual é
a função da lei ? – ‘’Justificar’’ ? , é
claro que não.
A
verdadeira função da lei é ‘’mostrar’’ o nosso pecado.
A lei expõe o pecado do homem, mas não
faz nada para curá-lo.
Em vista do pecado ser universal, o
caminho para a aceitação por parte de Deus em
razão das obras de justiça está
fechado--- e o aviso é perfeitamente claro: ‘’Nesta
direção não há nenhuma estrada’’.
- Proposição:
Cada cristão recebe a justiça de Deus pela fé, gratuitamente.
- Pergunta
de transição: Quais são as características dessa justiça, necessária,
para sermos salvos?
- Frase
de Transição: Há características da justiça de Cristo que nós
precisamos conhecer melhor. Vamos estudar e analisar algumas delas com
vocês neste estudo que faremos examinando o livro de Romanos.
- Palavra
Chave: Características.
I.A JUSTIÇA DE DEUS
NÃO É PELAS OBRAS DA LEI
1. Lição
A Justiça de Deus, que
salva o pecador, é recebida independente dos méritos humanos ou obras da lei.
2. Texto Prova
‘’Mas
agora, se manifestou uma justiça que provêm de Deus, independente da lei, da
qual testemunham a Lei e os profetas’’ v. 21
Paulo é o único teólogo
do NT que apresenta com clareza o assunto da Justificação.
‘’Justiça da Fé’’ aparece
apenas nos textos paulinos.
O tema desta seção é a
justificação.
- ‘’mas
agora’’
Obrigado
Deus, porque o julgamento não é sua última palavra.
Alguma
coisa inteiramente nova entrou na história humana
Esse é
o ponto alto da carta aos Romanos
- ‘’se
manifestou a justiça que provêm de Deus’’
Tudo
que o homem tem sido capaz de realizar, permanece debaixo da Ira de Deus.
Nossa
própria necessidade é suprida pela misericordiosa intervenção de Deus, e sua
graça através de Jesus Cristo.
Agora, a Justiça de Deus, que traz a salvação ao
homem é revelada como um presente gratuito oferecido.
- Justiça
Humana x Justiça Divina
‘’Tão certo como há duas formas amplamente
separadas e divergentes de religião no mundo---numa, Deus salva o homem e na outra; o homem se
salva.’’ L. Sperry Chaffer
(1)
Justiça humana: nada vale – Isaías 64:6 ‘’Nossa justiça como trapos de
imundície’’ Para nada serve.
(2)Justiça de Deus: justiça absolutamente
perfeita (100%)
É
encontrada somente em Cristo, nunca é fruto da nossa realização.
(3) Concepção errada de justiça no Grego Clássico:
·
Uma norma para a conduta humana.
·
Justo era aquele que se comportava de social
acordo com as tradições da sociedade
·
Era vista com uma conotação de virtude
d. Justiça no AT
(1) Tsedeq:
justiça, retidão
(2) Tsedaqa:
justiça, retidão
(2) Tsaddiq: justo, legal, certo, reto
(3)Justiça no senti bíblico é: DECLARAR
JUSTO
Aquilo que é declarado justo está em
harmonia, com o fim, para o qual ele foi criado.
(4) Não é produto final de procedimento
correto.
(5)
Não é qualidade moral.
(6)
No sentido supremo, o justo, é aquele que serve a Deus.
e. Justiça
no NT
(1) Dikaioo
(verbo): justificar
(2) Dikaiosyne
(substantivo): justificação
(3) Dikaiow:
declarar justo---livre da culpa e exposição ao castigo
(4) Dikaiosis:
Declarar um homem justo
(5) O
conceito bíblico de justiça , tanto no
AT, como no NT, é a absolvição
como resultado de um pronunciamento. DT 25:1, Ex 23:7, Is 5:23 e Is 43:9
– P. Bonnard
Justiça é resultado de um
PRONUNCIAMENTO, por um juiz ou soberano, que resulta num estado de absolvição
do pecado,
( veja At 10:35, Rm 3:22,
Gl 3:6 e Fl 3:9), fundamentado na mote e ressurreição de Jesus Cristo.
(6) O homem é declarado justo. Não é algo de
caráter ético.
(7) A justiça do homem e a justiça de Deus
são:
Diferentes,
Distintas,
Opostas,
Mutuamente
se excluem.
Não há
como uni-las.
(8)Elas representam dois métodos de
justificação, que são opostos e se excluem.
- ‘’independente
da lei’’
Essa
justiça de Deus, só pode ser obtida na base da fé em Jesus Cristo , fora da
qualquer base de obras humanas, ou méritos humanos.
- ‘’testemunham
a Lei e os profetas’’
3. Ilustração
Uma caixa de Presente bem
bonita.
Colocar dentro uma outra
caixa , simbolizando a salvação, como um presente, que deve ser recebido...
4. Aplicação
A justiça de Cristo, é
imputada ao pecador.
Deus o vê como um justo,
não pelos seus méritos, mas por causa da justiça de Jesus.
Não há lugar algum para
mérito ou justiça humanos.
Você crê que Deus, já
declarou você ‘’justo (a)’’ ?
Creia que, a partir desse
instante, se você aceitou a justiça de Cristo., e por isso você foi declarado
justo.
II.A JUSTIÇA DE DEUS
DEVE SER RECEBIDA PELA FÉ
1. Lição
A única exigência que
Deus faz para o homem é que este receba o que Ele tem para dar, pela sua
confiança nEle. Todos nós fazemos isso quando cremos em Cristo nosso Salvador
pessoal.
2. Texto Prova
‘’Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para
todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da
glória de Deus’’ Rm 3:22,23
- FÉ
(1) Fé (pistis):
confiança
(2)Todas as pessoas podem
receber a justiça de Cristo pela fé.
(3) ‘’Não há distinção’’:
judeus ou gentios
- ‘’é
para todos os pecadores’’ v. 23,
(1) O
objeto de nossa Fé: Pessoa de Jesus Cristo
‘’A
justificação se realiza quando o homem crê em Jesus Cristo como seu Salvador.’’
‘’Pela
fé, somos salvos por Jesus.’’
(2) A fé possui um
inteligente e pessoal conteúdo.
(3) Todas as pessoas podem
receber a justiça de Cristo pela fé.
‘’Não há distinção’’: judeus
ou gentios
‘’é para todos os pecadores’’
v. 23, ‘’
3. Ilustração
Pai e filho
Esposo e Esposa
Relação de confiança
Confiança, passar tempo
com a pessoa de Jesus.
Você e eu podemos confiar
em Jesus
4. Aplicação
a) Nós precisamos crer ,
pois a justificação é simples e complexa ao mesmo tempo.
b) Diga a Jesus, sim
Senhor Jesus, eu desejo aceitar sua justiça pela fé em Cristo.
É bom demais... e eu
creio na Tua palavra Senhor...
III.A JUSTIÇA DE DEUS
É GRATUITA
1. Lição
A fé em Jesus, e em seu
sangue, nos tornam acessíveis pela fé, os méritos do sacrifício expiatório de
Cristo.
2. Texto Prova
‘’Sendo
justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo
Jesus’’v.24
a)
‘’Justificado’’: é o ato de Deus, declarando o pecador
regenerado, livre da condenação e restaurado `a Sua graça.
A
justificação é um ato declarativo de
Deus.
(a)
Strong : ‘’Justificação é o ato judicial pelo qual, por
causa de Cristo, a quem o pecador está unido pela fé, Deus declara o pecador
não mais exposto à pena da lei, mas restaurado ao Seu favor.’’
(b) Strong:
‘’Justificação é o reverso da atitude de Deus para com o pecador, por causa da
relação deste com Cristo. Deus condenou; Ele agora absolve. Ele repeliu; agora
admite favorece-lo.’’
(c)
SDABC: ‘’Justificação é o ato divino por meio do qual
Deus declara justo o pecador arrependido.’’
Com
relação à justificação, devemos lembrar quatro princípios importantes:
(2) Jesus
Cristo é a base da justificação –Rm5:9,10
(3) Fé
é a condição essencial exigida na justificação
(4) A
remissão da nossa pena traz a paz com Deus
(5) A
restauração na graça, pela fé, põe uma nova atitude para com Deus
O pecador é visto como se nunca houvesse
pecado.
b)
‘’gratuitamente
Gr. dorean: por nada, po coisa alguma
Jo
15:25 e Gl 2:21
c)
‘’por sua graça’’
Gr. Karis:
livre e imerecido favor de Deus
(1)
Graça e’mais do atitude favorável de Deus em relação a nós, ela inclui também a
atividade e provisão divina para viver um completo e novo relacionamento com
Jesus. Rm 5:21, ! Co 15:10, 2
Co 12:9
(2) A
graça divina não é graça barata, porque ela custou um tremendo ‘’preço’’, a
morte do seu próprio Filho.
O que
foi um custo altíssimo para Deus, não pode ser desprezado por nós.
Pela
graça de Cristo, devemos levar nossa vida em absoluta submissão a Cristo.
O
preço que Deus pagou , foi um preço muito alto pela nossa salvação.
d)
‘’mediante a redenção que há em Cristo Jesus’’
Gr. Apolytrosis:
(redenção) comprar um escravo para que ele seja livre
3. Ilustração
Nós estamos acostumados a
pagar pelo que temos. E, as vezes, muito caro.Quando alguma coisa é distribuída
de graça ficamos desconfiados...
Supermercado fazer
compras:
Cliente, compra , paga e
leva.
Jesus nos comprou com seu
precioso sangue. 1 Pd 1:18,19
Ele comprou e pagou, e
leva.
Jesus nos comprou com Seu
sangue, agora, pertencemos a Ele.
4. Aplicação
a)
você não tem que pagar nada, para receber a Justiça de
Cristo...
b)
Chega de continuar tentando ‘’operar’’ sua salvação.
c)
A justiça de Cristo é gratuita, é concedida a mim a a
você.
d)
Chega de viver na dúvida com relação a salvação.
e)
Que acha de ‘’aceitar’’ e passar a viver dentro
desta nova descoberta ?
IV.A JUSTIÇA DE DEUS É
PARA O TEMPO PRESENTE
1. Lição
A justiça de Cristo deve
ser recebida hoje mesmo, pela fé
2. Texto Prova
‘’Mas,
no presente, demonstrou a Sua justiça, a fim de ser justo e justificador
daquele que tem fé em Jesus’’ Rm 3:26
a)
‘’Sendo justificados’’ v. 23: tempo presente, significa
que experiência presente’’
b)
‘’no presente demonstrou a Sua justiça’’
Justiça,para
o pecador, hoje, já gora.
Não se
deve pensar em ‘’santo’’ para o futuro, para Deus, seus santos são ‘’agora’’
c)
‘’justo e justificador’’
d)
‘’daquele que tem fé em Jesus’’
3.Ilustração
Processo de canonização
católico
A pessoa é declara
‘’santa’’, apenas no fim de sua vida, através de provas forjadas e mentirosas.
É um erro absurdo.
4. Aplicação
a. Alguns estão aguardando a ‘’justiça’’ de
Deus, para um futuro bem distante.
(1)Erro: Hoje, eu confio nos meus méritos , e amanhã
e confio nos ‘’méritos ‘’ e justiça de Cristo.
(2)Certo: a justiça de Cristo é para nós hoje, somos
santos hoje, pelo sangue de Jesus- 1 Co 1:2 e Rm 1:7 (santos)
Você gostaria de aceitar, a Justiça de Cristo Hoje ?
Viver essa experiência de ‘’santidade em Cristo’’ ainda
Hoje?
CONCLUSAO
- Recapitulação
a)
A justiça de Deus não pelas obras da lei
Os méritos humanos, não
podem nos recomendar ao favor de Deus. As obras da lei, como base de justificação,
nada valem.
As obras da lei, são o resultado,
e não a causa da nossa salvação.Eu guardo a Lei de Deus, não para ser salvo,
mas porque já estou salvo.
b)
c)
a justiça de Deus, vem mediante a fé
Deus
deseja que você aceite Cristo pela fé, e sinta o gozo de ser perdoado,
justificado, pelo sangue de Jesus.
d)
a justiça de Deus é gratuita
Para
você e para mim, não custa nada, para ser justificado, mas para Deus, custou o
alto preço do sangue do Seu Filho Jesus Cristo.
Nós
não podemos rejeitar tal amor, tal oferecimento em Cristo.
e)
a justiça de Deus é para o presente
Hoje mesmo, nós podemos sentir-nos salvos,
justificados e perdoados, nos méritos do nosso Senhor.
Nós
somos ‘’santos’’, justificados, hoje em nome de Cristo.
- Aplicação
a.
Os méritos
humanos ou obras da lei, não possuem nenhum valor como base ou causa da nossa salvação.
Is
64:6
b.
A sua e a minha justiça de nada valem.
c.
Justiça de Deus, é gratuita, você e eu não temos como
pagar, o sangue de Jesus, foi suficiente.
d.
Deseja você, viver, de agora em diante como filho de
Deus, justificado, perdoado e salvo ?
- Chamado
a.
Eu convido você a abri seu coração e passar a ter a segurança de que a justiça
de Cristo é que nos justifica diante de Deus ?
b.
Ore conosco...
c.
Senhor... eu já estou cansado de querer operar minha
própria salvação, quero confiar apenas nos méritos e na justiça de Cristo.
A
partir de agora, de hoje, vou viver a segurança de alguém que foi justificado
por Cristo.
Pr
Matusalém F. Santana- 07/03- SP
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