quarta-feira, 9 de abril de 2014

QUERES FICAR SÃO?


João 5:1-9

Tema: Restauração física e espiritual.

INTRODUÇÃO

1. Saudação: É sempre um grande privilégio poder compartilhar com os irmãos estes momentos de meditação na Palavra do Senhor.

2. Frase alusiva: Desde a entrada do pecado em nosso mundo, o homem tem testemunhado uma infinidade de males que açoitam a raça humana, em todas as a áreas da vida. Muitos em vão têm buscado resolver seus problemas apegando-se a crendices ou a pessoas que afirmam ter a solução.

3. Texto: João 5:1-9

4. Proposição: Só em Jesus podemos encontrar verdadeira restauração para nossos males, sejam eles físicos ou espirituais.

5. Pergunta de Transição: Onde a maioria das pessoas hoje estão procurando essa cura ou restauração?  

6. Frase de Transição: Analisaremos através desta mensagem como podemos encontrar uma solução adequada para nossos problemas.

I – PROCURANDO NO LUGAR ERRADO.

  1. Lição: Muitas pessoas a semelhança do paralítico de nossa história estão buscando a solução para seus problemas nos lugares ou nas pessoas errados.


  1. Texto Prova: João 5: 2-5

a) Havia uma crença entre os moradores de Jerusalém de que aquele local, isto é, o Tanque de Betesda, era um local onde aconteciam curas milagrosas.No verso 3, nos é relatado que ali se aglomeravam uma grande quantidade de enfermos, na esperança de encontrar alívio para seus sofrimentos.
O verso 4, o que podemos considerar como um acréscimo ao evangelho de João, feito provavelmente por um escriba, que tinha por objetivo explicar a declaração do paralítico no verso 7, com relação ao movimento das águas, nos fala a respeito desta crença.
b)  Algumas descobertas arqueológicas revelam que este tanque fazia parte de um conjunto de tanques denominados Tanques de Salomão, que eram na verdade reservatórios de água, para abastecimento de Jerusalém no caso de uma guerra. É bem provável que as águas deste tanque possuíssem alguma propriedade medicinal, pois sabemos que a água é um dos remédios naturais, isto é reforçado pelo relato de que por volta do ano 333 a.D., em visita a Jerusalém um certo “Peregrino de Bordeaux”, faz referencia ao tanque dizendo que suas águas eram meio turvas. Tendo isto em vista é provável que alguém possa ter encontrado alívio para algum problema de saúde fazendo uso dessa água, gerando assim a crença entorno de suas propriedades curativas.
c)Outros relatos ainda nos falam de que provavelmente as águas deste tanque eram alimentadas por uma fonte intermitente, ou seja, na época das chuvas os lençóis freáticos eram sobrecarregados buscando uma vazão até a superfície, o que explicaria o movimento das águas. O fato é que as pessoas estavam ali porque realmente acreditavam na possibilidade de alcançar a cura, naquelas águas.



Ilustração: Nos anos 70 surgiu um individuo, apelidado de Zé Arigó, que afirmava incorporar, de forma mediúnica, um médico alemão chamado Doutor Fritz, mediante quem ele, realizava cirurgias espirituais. Uma infinidade de pessoas procuravam Zé Arigó, na esperança de encontrar alívio de seus males, e se submetiam aos seus tratamentos nada ortodoxos, pois ele utilizava-se de instrumentos como facas, colheres entre outros para fazer intervenções cirúrgicas.

Aplicação: Freqüentemente ao passarmos por provações, sejam doenças ou angustias, nos tornamos muito suscetíveis às armadilhas de satanás, somos tentados a colocar nossas expectativas em coisas ou pessoas que realmente não podem satisfazer nossas necessidades. Hoje com o avanço tecnológico, e outros recursos de nossos dias, há uma tendência crescente em relegarmos a busca pelo auxilio divino a um segundo ou terceiro plano. Mas Jesus aguarda paciente e amorosamente a oportunidade de derramar sobre Seus filhos bênçãos sem medida, suprindo-lhes todas suas necessidades.
            Meus caros irmãos quantas provas nosso Pai celestial nos tem dado do Seu interesse pelo nosso bem estar, quantas vezes tem Ele intervindo, de forma sobrenatural ou não, para suprir nossas necessidades.


II – ENCONTRANDO CURA NO LUGAR CERTO

Lição: Jesus esta sempre atento às nossas necessidades e anseia aliviar-nos de nossos sofrimentos.Precisamos aprender a confiar nossos problemas a Jesus.



Texto: João 5: 6-9
a) Certamente o tanque de Betesda era um local deprimente, ali havia pessoas com as mais diferentes enfermidades, seus semblantes exprimiam dor, sofrimento, angústia e o de muitos a decepção, como o paralítico que por muitas vezes havia visto o movimento das águas, sem, contudo poder alcançar a tão desejada cura.
b)Naquele dia Jesus resolveu ir ao tanque de Betesda, e ao caminhar por entre aquelas pessoas ansiou em seu coração curar a todos aqueles sofredores, mas Ele sabia que um milagre desse porte, realizado no dia de sábado, poderia ter suscitado tamanha oposição ao Seu ministério, que poderia impedir o progresso de Sua obra. Mas dentre todas aqueles pessoas Jesus viu um caso especial, um homem que estava enfermo havia muito tempo, e inclinando-se sobre ele pergunta-lhe: “Queres ficar são?”.
            Por um instante, diz-nos a pena inspirada, aquele homem vislumbrou a possibilidade de cura, mas rapidamente aquele sentimento desapareceu, quando ele se lembrou de quantas vezes a água havia se movimentado, mas ele nunca conseguira ser o primeiro, então revela sua frustração ao Mestre, que simplesmente lhe diz “Levanta-te tomo o teu leito e anda”. e imediatamente aquele homem ficou curado.
            c)Se aquele homem se tivesse detido, mesmo que por um instante que seja, para considerar as implicações da cura, teria perdido sua única oportunidade de cura.
            Talvez nosso problema não seja de ordem física, mas com certeza “todos nós temos uma alma paralítica” (DTN 181), e Jesus deseja restaurar-nos a plena saúde espiritual.
           



Ilustração: O filósofo dinamarquês Soren Kirkgard conta a estória de uns gansos que moravam em uma fazenda em seu país a Dinamarca.
Diz ele que todos os domingos esses gansos se reuniam no quintal da fazenda e um dos gansos, o mais animado, subia em uma cerca e falava-lhes das glórias da gansidade, como era bom ser ganso, e não uma galinha ou um reles peru.
-Fomos feitos para voar nas grandes alturas, vejam nossa bela plumagem. Enquanto o ganso falava apareceu no céu um bando de gansos selvagens, voando em direção ao sul num perfeito v, então ele disse:
-Vejam!. Assim que nós somos, fomos feitos para ganhar as alturas. Mas rapidamente aqueles gansos desapareceram no horizonte, e os gansos entreolhando-se voltaram cada um para seu cantinho, naquele quintal lamacento. Eles nunca voaram, jamais se arriscaram a sair da fazenda.

Aplicação: Em Jesus há poder para mudar as coisas em nossa vida, e o melhor é que Ele deseja isso, isto é, Jesus anseia realmente restaurar-nos. É verdade que a restauração completa se dará apenas na glorificação, mas hoje Jesus nos oferece restauração de nossa vida espiritual, Ele deseja que desfrutemos de plena saúde espiritual.


CONCLUSÃO

  1. Recapitulação:
a)    Muitas pessoas estão sequiosas de encontrar alívio para suas angustias e sofrimentos, muitas delas procuram desesperadamente por uma solução sem, contudo alcançá-la, por que estão procurando no lugar ou na pessoa errada.
b)    Jesus busca aliviar o sofrimento de Seus filhos, pois Ele não só nos convida nos achegarmos ao Seu trono de Graça, como Ele mesmo vem em busca de suas ovelhas perdidas.

  1. Aplicação: Jesus conhece todas as circunstâncias de nossa vida, conhece todas as nossas aflições, as limitações de nosso caráter, sabe o quanto ansiamos nos livrar da paralisia espiritual que muitas vezes nos impede de alcançar uma experiência mais elevada. Regozija que busquemos Seu inestimável auxilio, para poder estender Sua poderosa mão sobre nós, abençoando-nos com vida e saúde. Por isso podemos descansar na certeza de que em Jesus há poder suficiente para restaurar-nos a Sua imagem e semelhança.


  1. Apelo: É possível que eu esteja falando a alguém hoje que por muito tempo tem lutado com suas deficiências sejam físicas ou espirituais, talvez alguém que por muitas vezes tenha alimentado a esperança de se livrar das limitações impostas por nossa condição pecaminosa. A boa nova é que o mesmo poder que colocou de pé o paralítico naquele dia, está a nossa disposição hoje. Se nos apoderarmos das Palavras de Jesus, de Suas promessas, podemos alcançar nossa tão desejada restauração.
Não gostaria você meu irmão de expressar seu desejo de ser restaurado pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo. Se este é o seu desejo coloque-se de pé enquanto contamos este hino que será anunciado.


 





3 comentários:

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...