quinta-feira, 24 de abril de 2014

JESUS O ALIVIADOR DE CARGAS

I – Introdução:

1.     Em Hebreus 13:8 está escrito: “Porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Por isso o tema: JESUS É... E hoje, Jesus é o aliviador das cargas.
2.     O texto para nossa consideração de hoje está em Mateus 11:28-30. (Orar antes da leitura)
3.     Jesus sabe que este é o mundo do sofrimento, da tristeza e da dor. Ele mesmo nos advertiu dizendo: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33.
4.     Quem de nós consegue passar por esta vida sem ser marcado pelo sofrimento? Nem o próprio Jesus escapou. Todos nós somos marcados pelas lutas e pelo sofrimento.
5.     Dentro deste contexto Jesus aparece e diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”

I I –Dias Mais Tristes da Minha Vida:
1.     Todos nós temos dias tristes. É certo que você também já teve seus dias de tristeza.
2.     Alguns dos dias mais tristes da minha vida:
a)     Morte Morte do Brutus num Domingo à tarde em Monte Azul Paulista em 1.966.
b)    Saída de Americana para ir para o IAE em São Paulo.
c)     Saída de meu primeiro distrito pastoral.
d)    Noite em março de 1.990. Mari morrendo.
e)     Morte de meu PAI – 04/03/95 sepultado dia 5/3/95.
f)     Quando deixamos o Neumoelzinho no IASP no início de 1.996.
g)     Morte da Branca 29/08/99 sepultada na tarde mo mesmo dia.
3.     Quais são os dias mais tristes de sua vida?
4.     Em nossa curta existência, colecionamos muitos dias tristes.
5.     É verdade que há lindos momentos, momentos felizes, mas eles são muito poucos quando contrastados com os dias de tristeza e dor.

I I I – Jesus Alivia as Cargas:
1.     Mas não é só quando a tristeza é extrema que Jesus é o aliviador das cargas. Jesus nos ajuda sempre. Existe até uma música: Deus nos ajuda sempre, nos chama seus filhos, nossa oração atende, com amor.
2.     Quando eu era líder de Jovens na Paulista Oeste. No apelo de um congresso, o play back enroscou. Eu discuti com Jesus por várias horas.
3.     Em nossos dias são muitas as nossas preocupações e tensões. Muitas pessoas ficam doentes de tanta preocupação. Outras ficam doentes em função da realidade desta vida. Nem sabem porque, mas estão doentes. Muitas vezes a doença não é por nosso culpa específica.
4.     Tenho visto pessoas que cuidam muito da alimentação e mesmo assim são alcançadas por um câncer. Pessoa que nunca fumaram sofrendo de câncer nos pulmões.
5.     Louvado seja Deus porque Jesus é o aliviador das cargas, também na hora da enfermidade.
6.     Existem também as cargas que são causadas pelo pecado. Nada atormenta mais ao ser humano que uma consciência culpada.
7.     Olhe pra Jesus quando perdoou a pecadora. Veja-o perdoando a Zaqueu. Ou então abraçando a Pedro, depois que este o negou por três vezes.
8.     Ele cura a alguns, ele sustenta a outros e a outros dá a capacidade de administrar as lutas.
9.     Se hoje você está angustiado por alguma razão, Jesus é o aliviador das cargas.
10.  Como nos dias dos apóstolos, Jesus quer aliviar você.
11.  Deixe-O conduzir sua vida.

I V – Um mundo de Sofrimento:
1.     Que cargas você carrega pela vida afora? Qual o sofrimento que aflige vosê?
2.     Parece que o mundo todo foi contaminado com o sofrimento. O sofrimento é tão antigo quanto o pecado. Olhe para o Jardim do Éden. O primeiro casal está sentindo frio e vergonha. Estão sofrendo pela primeira vez. Logo devem abandonar o Jardim da inocência e enfrentar a vida na terra, lá fora, onde tudo é diferente.
3.     É tão diferente que um dia descobrem que perderam de uma só vez os dois filhos. E durante todos os séculos e milênios subsequentes para que o sofrimento é o quinhão de cada ser humano.
4.     Olhe para o mundo. Guerras estúpidas. Terremotos. Furacões. Incêndios sem precedentes. Calamidades mil. Pestes e doenças incuráveis. É um mundo de sofrimento ou não é?
5.     Jesus não estava brincando quando disse: “No mundo tereis aflições...”

V – Vinde, Eu vos aliviarei:
1.     Eu não posso terminar sem afirmar outra vez: Jesus é o aliviador das cargas. O profeta Isaías confirma: Ele levou sobre as nossas enfermidades. Ele carregou as nossas dores.
2.     O mesmo Jesus que disse: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” Marcos 1:17.
3.     É o mesmo que diz: “Vinde à parte repousai um pouco.” Marcos 6:31.
4.     É o mesmo que diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.
5.     É o mesmo Jesus que um dirá a você e a mim: “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança, o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:34.
6.     Amigos meus, é maravilhoso saber que um dia receberemos as boas vindas para um reino onde não haverá mais sofrimentos. Mas a nossa pergunta é: E ENQUANTO AINDA ESTAMOS AQUI?
7.     Enquanto ainda estamos aqui Jesus é o aliviador das nossas cargas. Sejam elas causadas por doenças, perdas,  pecados ou por qualquer outra coisa desta vida.
8.     Hoje teremos um testemunho maravilhoso de como Jesus alivia as cargas. No ano passado nossa equipe ficou um pouco abalada com uma enfermidade que se abateu sobre o meu amigo e companheiro de trabalho, o maestro Jader Santos. Foi uma crise que mexeu não só com a família mas também com aqueles que trabalhamos juntos e mais, centenas e milhares de pessoas no Brasil e mesmo no exterior.
9.     Eu poderia contar esta história também, como faço sempre. Mas hoje excepcionalmente eu quero pedir ao Jader que venha à frente para que ele mesmo dê o seu testemunho de como Jesus alivia as cargas. Há muitas conversas por aí. Dizem até que o Jader está usando uma peruca em razão das sessões de quimioterapia e radioterapia.
10.  Jader, você tem tido uma experiência linda com Jesus. Eu sou testemunha disso. Conte-nos e aos que estão vendo pelo telão e também para os que estão vendo pela tv.
11.  Quando você soube que estava doente?
12.  O que você resolver fazer depois de orar muito?
13.  Você fez alguma sessão de quimioterapia ou radioterapia?
14.  Como está a sua saúde hoje, quase 1 ano depois?
15.  Jader você tem sido uma grande inspiração ao compor as músicas não apenas para a VOZ, mas também para outros cantores e eventos. Em algum momento chegou a perder a inspiração, ou a mesma aumentou na medida em que você se apegou mais e mais a Deus?
16.  Jader qual foi a principal música você compôs neste período em que esteve lutando com a enfermidade?
17.  Bem, nós sabemos que além de compositor, arranjador, maestro e pastor você de vez em quando canta também. Que tal cantar “escolhi louvar o teu nome” hoje como um preito de gratidão ao nome do Senhor?
V I – Conclusão:
1.     Eu desejo hoje louvar a Deus porque Jesus é o aliviador das cargas.
2.     Porque Jesus está aqui conosco, está aí aonde você está. Bem juntinho de nós para aliviar nossas cargas.
3.     Basta apenas que aceitemos o seu convite, vinde a mim.
4.     Apelo para os que estão sobrecarregados:
a)     Doenças
b)    Perdas
c)     Pecados
5.     Se você tem uma doença e deseja receber o alívio do Senhor...
6.     Se você perdeu alguém ou alguma coisa e deseja receber o alívio do Senhor...
7.     Se você tem um pecado e sua consciência o atormenta, e deseja receber o alívio do Senhor...

8.     Venha. Jesus continua chamando: “Vinde a mim cansados...” Levante-se enquanto os AR cantam “É Jesus o amigo que eu quero ter.”

2 comentários:

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...