segunda-feira, 7 de abril de 2014

LEPROSO CURADO



Texto base: Mateus 8:1-4

INTRODUÇÃO

A lepra era uma das piores enfermidades, talvez a mais temida nos tempos de Cristo. Um homem que foi diagnosticado com esta terrível enfermidade, conhecida como o “Dedo de Deus” ou o “castigo divino”, simplesmente perdeu o convívio da família, foi expulso da igreja, e até os amigos se afastaram. Quando tudo parecia perdido, quando não havia mais forças, ele ouviu que Jesus estaria passando bem perto do vale dos leprosos. Esta notícia alimentou a Última Esperança em seu coração. Ele teve um encontro com Jesus, que lhe trouxe esperança e alivio na hora da dor, e ele foi completamente curado.

ESPÍRITO DE PROFECIA

Pela lei ritual, o leproso era considerado impuro. Tudo quanto ele tocasse estava imundo. O ar era corrompido por seu hálito. Como uma criatura já morta, excluíam-no das habitações dos homens. Uma pessoa suspeita de estar com essa doença, devia apresentar-se aos sacerdotes, os quais após um exame, decidiam o caso. Se declarado leproso, era isolado da família, separado da congregação de Israel e condenado a se associar unicamente com outros leprosos. Não havia exceção nem mesmo para reis e príncipes. Um governante atacado dessa terrível doença devia renunciar ao trono e fugir da sociedade. (CBV 67)

PERGUNTA PARA DISCUSSÃO

Existe em nossos dias alguma enfermidade ou outra situação que as pessoas são discriminadas, semelhante à situação do leproso?

MENSAGEM

Longe dos parentes e amigos, o leproso devia suportar a maldição de sua enfermidade. Era obrigado a publicar a própria desgraça, rasgar os vestidos e fazer soar o alarme, advertindo a todos para que fugissem de sua contaminadora presença. O grito "Imundo! Imundo!" (Lev. 13:45), vindo em lamentosos tons do solitário desterrado, era um sinal ouvido com temor e repulsão. (CBV 67)

Ficando de longe, o leproso entendeu algumas palavras dos lábios do Salvador. Ele O viu pondo as mãos sobre os enfermos. Viu o coxo, o cego, o paralítico e os que estavam a morrer de várias doenças erguerem-se com saúde, louvando a Deus pela libertação. Sua fé se robusteceu. Aproximou-se mais e mais da multidão que O escutava. (CBV 68).

Um dia, Jesus desceu do monte, havia uma grande multidão ao redor do mestre, Ele deveria passar próximo ao vale dos leprosos.
Aquele homem que estava praticamente condenado, ficou sabendo que Jesus passaria perto dele, então se animou e decidiu ir Àquele que poderia curá-lo. Em seguida, porém, o desanimo tomou conta do seu coração, pois pensava, como o filho de Deus poderia curá-lo, se a doença era um castigo do Pai?


Por algumas vezes, ele se animou e em seguida desanimou. Mas, pensando bem, ele não tinha nada a perder, pois estava perdido mesmo! Então resolveu arriscar pela fé. Foi em direção à Jesus, decidido a ter um encontro verdadeiro com o mestre, médico dos médicos!.

O leproso aproximando-se de Jesus, adorou-O dizendo:
Senhor, se quiseres, podes  purificar-me.

Algo incrível aconteceu, ele fechou os olhos e se lançou aos pés de Jesus, pensando na possibilidade de ser apedrejado pela multidão. Mas, as pessoas notaram que não podiam tocar no tal homem, pois, poderiam ficar contaminados pela lepra, então todos correram. O leproso, com olhos fechados, pensou: todos fugiram, será que Jesus também fugiu?

Quando ele abriu os olhos, percebeu que Jesus estava ali, amém? Todos podem fugir, todos podem te abandonar, mas Jesus jamais irá te abandonar, jamais irá fugir. Não há nada neste mundo capaz de afastar Jesus de uma pessoa que O busca com sinceridade, de todo o coração.

A dúvida do leproso, não era se Jesus poderia curá-lo, e sim se Jesus queria ou não fazê-lo. Por isso disse: Se quiseres, podes purificar-me!.

A dúvida não era se Jesus tinha ou não poder para tanto, ele sabia que Jesus tinha poder para fazer qualquer coisa. A dúvida era: será que Jesus quer curar uma pessoa que não merece? Alguém que está recebendo um castigo de Deus?
Jesus respondeu exatamente a dúvida do homem. Estendeu a mão, tocou-lhe e disse: Quero, fica limpo! Uau!!! Que impressionante! Que maravilha! Que milagre!
Imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Sua pele ficou limpa, lisinha, como a pele de um bebê.

Jesus o limpou por dentro e por fora, este homem foi totalmente restaurado!
A cura não foi apenas física e espiritual, Jesus foi além, o reintegrou a sociedade, o devolver à família, ele voltou à igreja, a vida foi completamente transformada!
Jesus é maravilhoso, não é mesmo?

 Imediatamente se operou uma mudança no leproso. Seu sangue tornou-se sadio, os nervos sensíveis, firmou os músculos. A pele de um branco fora do natural, escamosa, peculiar à lepra, desapareceu, e sua carne ficou semelhante à de uma criancinha. (CBV 69)

Se os sacerdotes soubessem os fatos referentes à cura do leproso, seu ódio para com Cristo os levaria a dar uma sentença desonesta. Jesus desejava assegurar uma decisão imparcial. Pediu, portanto, ao homem que a ninguém contasse sobre  a cura, mas se apresentasse sem demora no templo com uma oferta, antes que qualquer rumor acerca do milagre se espalhasse. (CBV 69).




PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO

1.     A que é comprada a lepra nos dias atuais?
2.     Quais lições podem ser tiradas desta história?
3.     Fale sobre a graça e misericórdia de Deus para os seres humanos.



APELO
Quando esse homem chegou até Jesus, estava "cheio de lepra" (Luc 5:12). Seu mortal veneno enchia-lhe o corpo todo. Os discípulos tentaram impedir que Seu Mestre o tocasse; pois aquele que tocasse num leproso também ficava imundo. Mas, ao colocar a mão sobre o leproso, Jesus não recebeu nenhuma contaminação. A lepra estava purificada.
Assim se dá com a lepra do pecado - profundamente arraigada, mortífera, impossível de ser purificada por poder humano. "Toda a cabeça está enferma, e todo o coração, fraco. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres" (Isa. 1:5 e 6). Mas Jesus, vindo habitar na humanidade, não recebe nenhuma poluição. Sua presença é restauradora virtude para o pecador. Quem quer que Lhe cair aos pés, dizendo com fé: "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo", ouvirá a resposta: "Quero; sê limpo" (Mat. 8:2 e 3. CBV 70).

Amigo e amiga, hoje é o dia da sua purificação, Jesus está aqui, fazendo um convite para ti, não fique aí parado, levante-se, venha, abra o coração, vá a Jesus do jeito que estás, somente Ele quer e pode de dar uma nova vida!

Se você ainda não foi batizada ou batizado, agora é o momento de fazê-lo. Quando você entrar na água, quando sepultar a velha vida nas águas batismais, você levantará totalmente purificado, totalmente perdoado, para começar uma nova vida em Cristo Jesus!.

Parabéns por sua decisão!


Pastor Luís Gonçalves

Evangelismo Divisão Sul-Americana IASD

2 comentários:

  1. Uma bênção de Deus essa mensagem que Deus continue te abençoando sempre pastor luis Gonçalves.

    ResponderExcluir
  2. Grande tema este, fiquei muito comovido. Que o espírito do Senhor habite em mim, que eu seja sempre do Senhor Jesus Cristo, pois Ele acolhe, cura e perdoa os pecados, de todos, até dos mais rejeitados da sociedade. Deus abençoe o ministério do pastor.

    ResponderExcluir

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...