quarta-feira, 16 de abril de 2014

OS PERIGOS DE REJEITAR A DEUS


Josué 7

INTRODUÇÃO:

1. Saudação: Ninguém é tão forte quanto todos nós juntos! Hoje me sinto forte por estar ao lado de vocês e na presença de Deus.

2. Frase alusiva: Nossa maior força está quando reconhecemos a nossa fraqueza assim foi com Israel.

3. Relato: a. Josué antes de lutar contra a cidade de Jericó, percebeu o grande obstáculo que tinha pela frente, por isso consagrou o povo, para isso, realizou a circuncisão dos filhos de Israel (Josué 5:1-9. Como o nosso Batismo hoje). Celebrou a Páscoa (Josué 5:10-12. Como a nossa Santa Ceia hoje). Realizou a festa dos Pães Asmos (Josué 5:11. Como uma Semana de Oração hoje). E por último consultou ao Senhor para saber o que deveria fazer (Josué 5:13-6:5). Hoje veremos que Deus está disposto a nós ajudar se o buscarmos e as conseqüências se não o buscarmos.
               b. O PESO DA ORAÇÃO
Uma pobre senhora,   entrou num armazém, se aproximou do proprietário, e lhe pediu fiados alguns mantimentos. Ela explicou que  o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar. O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento. Pensando na necessidade da sua família ela implorou: "Por favor, senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver...".
Ele lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.
Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria  dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta.
Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher:
"Você tem uma lista de mantimentos?" "Sim", respondeu ela.
"Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar,    eu lhe darei em “mantimentos!”
A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada,   retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou  suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel  desceu e permaneceu embaixo.
Completamente pasmado com o marcador da balança,  o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado: “Eu não posso acreditar!”.
O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não  equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a  balança, tentando entender o que havia acontecido... 
Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou  espantado, pois,  não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: "Meu Senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em  suas mãos...”.
O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: "Valeu cada centavo...".
Só mais tarde o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado. Entretanto, só Deus sabe o quanto pesa uma oração... O PODER DA ORAÇÃO . Não existe impossível para DEUS! 
Mas da mesma forma como acertamos como Josué para depender de Deus nos grandes obstáculos da vida. Cometemos os erros semelhantes ao dele e ao de Acan.

Quais foram esses erros.

4. Texto: Josué 7.

5. Proposição: Os cristãos são vitoriosos em todos os detalhes da vida quando realizam a vontade de Deus.

6. Pergunta de Transição:
Quais as maneiras de rejeitarmos a vontade de Deus?

7. Frase de Transição: Josué capítulo 7 mostra cinco maneiras de rejeitarmos a vontade de Deus.

I. PODEMOS REJEITAR A DEUS NAS ESCOLHAS DIÁRIAS.

1. Lição: Em todos os momentos de nossa vida Deus deve ser Consultado.
2. Texto Prova: Josué 7:2 e 3 (Josué 8:1; Isaías 55:9).
Josué enviou espias para sondar a cidade de Ai, saber como era e descobriu que era uma pequena cidade. Ouviu o relatório dos homens, ouviu suas sugestões, mas não consultou a Deus. Seguindo a sugestão dos espias ele enviou três mil homens para lutar contra Ai. As opiniões de Josué eram totalmente diferentes das de Deus. Josué achava que estava tudo certo, Deus achava que estava tudo errado. Quantas vezes nas nossas vidas somos derrotados, por não consultar a Deus. Não temos a visão que Deus tem, não temos a sabedoria que Deus tem, não temos o poder que Deus tem, mas teimamos em que ser o que Deus é. Teimamos assumir o controle da vida que não controlamos, de querer decidir o nosso futuro, se não sabemos nem se estaremos vivos amanhã.
Ilustração: Assim foi na história de Eva, querendo ser Deus. Confiando em si, e deixando de confiar em Deus. Fez o que achava certo e estava totalmente errado. Josué foi lutar sem buscar a Deus, levando à Derrota. Josué achava que só três mil daria vitória. Deus achava que todo povo deveria lutar.
4. Aplicação: Deus é o primeiro em todas as atitudes em sua vida. Suas opiniões não estão em contradição às palavras de Deus. À vontade de Deus. A direção de Deus. Diante de Deus a forma como você vive não está totalmente errada. Começar o dia sem buscar a Deus é Derrota na certa. As vezes achamos que nossa capacidade, renda, etc. Basta para a felicidade e salvação, mas descobrimos da pior forma que cometemos um grave erro. Deus quer que seu povo lute. Não apenas o pastor, não apenas o ancião, etc. Mas todo o seu povo, toda a sua igreja. Ninguém é tão forte quanto todos nós juntos. Principalmente ao lado de Deus. Mas a história não termina aí.

II. PODEMOS REJEITAR A DEUS NAS PEQUENAS COISAS.

1. Lição: Consultamos a Deus nas grandes coisas, mas não consultamos a Deus nas pequenas.
2. Texto prova: Josué 7:4 e 5.
História de Ai poderia ter sido como a de Jericó, mas porque foi diferente. Porque nas dificuldades difíceis, complicadas, quando achamos que não há solução humana consultamos a Deus, buscamos a Deus, consagramos a nossa vida. Mas esquecemos que é de pequenas brechas que Satanás faz grandes buracos, são nas pequenas coisas que esquecemos que Deus tem que dirigir toda a minha vida, e não apenas algumas áreas. Queremos às vezes parceria com Deus para dirigir a nossa vida, parece que nos colocamos tão poderoso e sábio como Ele, mas justamente nesses momentos de confiança própria que o Diabo tem acesso.
Derrota, Derrota, Derrota. Assim foi com Israel assim será conosco se Deus não estiver no controle de tudo.
3. Ilustração: Uma pequena cidade, uma pequena tentação, uma pequena doença, existem certas coisas que não precisamos incomodar a Deus. Como um filho que não quer dar a mão para o pai, pois acha que pode andar sozinho, cai, machuca-se e chora. Nesse momento pede colo e desiste de andar sozinho.
4. Aplicação: Se estiver sempre no colo do pai, nunca iremos cair. Estaremos sempre seguro em todas as áreas de nossa vida. Quando somos fiéis nas pequenas coisas seremos fiéis nas grandes. Temos na bíblia exemplos de sobra de pessoas que quiseram andar sozinhos e caíram. Sansão caiu quando achou que era forte demais, não precisava temer Dalila. Davi caiu quando confiou na sua posição, achou que ninguém iria descobrir seu erro. Confiou na sua coroa e perdeu os filhos.
Não precisamos cair. Mais quando caímos cometemos um outro erro.

III. PODEMOS REJEITAR A DEUS NOS NOSSOS LAMENTOS.

Lição: Os lamentos e tristezas em nossas vidas e culpa de rejeitarmos a vontade de Deus. Mas muitas vezes culpamos a Deus.
Texto prova: Josué 7:6-9.
Ah! Senhor Deus, por que. Senhor o que direi. Josué chamava atenção de Deus, questionava a Deus, lamentava dando a entender que Deus havia errado, Deus não havia feito o seu papel, Deus prometeu estar com eles e os havia abandonado. Na verdade erra ao contrário, eles haviam abandonado a Deus.
Ilustração: Josué lamentou pela derrota. Pelo escândalo, sobre o que falariam e pensariam as noções devido a sua derrota. Ele questionava a Deus o porque de seu próprio erro.
Aplicação: A doença vem, mais rejeitamos a reforma de saúde e nunca perguntamos: Deus como eu devo me alimentar. As Dívidas vem. Mas nunca perguntamos a Deus: O que eu devo comprar. Os pecados vêm: Mas não perguntamos Deus qual é a conseqüências de ver, ouvir, assistir, falar certas coisas do mundo. Senhor qual a conseqüência de negligenciarmos a comunhão. A separação vem, mas eu nunca perguntei a Deus como eu devo namorar, ou com quem eu devo casar. Depois não adianta chorar, culpa-lo, questiona-lo temos que consertar o erro cometido. Se Deus não for o primeiro diz uma música é pura ilusão. Assim, muitos têm agido, iludidos pela auto-suficiência só vão entender a importância de Deus tarde demais.
Mas existem momentos que não adianta orar, tem que agir.

IV. PODEMOS REJEITAR A DEUS QUANDO COMPACTUAMOS COM O PECADO.

Lição: Oração sem mudança de atitude (reforma) não tem efeito.
Texto Prova: Josué 7:10-13 (Isaías 1:11-18).
Levanta-te Israel Pecou, não adianta ficar lamentando, você Josué tem que consertar o erro, abandonar o pecado, sabe porque vocês foram derrotados, porque vocês desobedeceram ao que eu ordenei a vocês. Vocês quebraram o nosso acordo. E enquanto esse erro não for abandonado, consertado não podereis resistir. Às vezes é assim o nosso cristianismo. Hipócrita.
Ilustração: História Filho papai te Ama.
Aplicação: Deve existir um reavivamento e reforma na nossa vida. Não adianta lamentar pelo erro ou suas conseqüências, têm que buscar a Deus e agir para corrigi-lo de acordo com a sua orientação. Oração sem ação não efeito. Fé só é Fé no ato da obediência. Deus quer nos salvar. Deus quer nos proteger, Deus quer nos ajudar. Mas eu preciso querer. Deus foi até Josué e disse: Você esqueceu de mim, agora não adianta me buscar, você deveria ter me buscado antes de lutar, antes de cair, antes de pecar. Agora Josué você tem que consertar erro praticado. Queremos buscar a Deus ótimo, mas ao irmos a Ele devemos mudar a o que está errado. Não é algo que eu faço, mas é algo que Deus faz em mim. Quando o busco e obedeço a sua vontade. E foi isso que Josué fez daquele momento em diante, seguir exatamente o que Deus pediu que ele fizesse.

V. PODEMOS REJEITAR A DEUS QUANDO NÃO NOS ARREPENDEMOS.

Lição: Vida de Acan demonstra as conseqüências daqueles que não voltam atrás.
Texto Prova: Josué 7:14-26.
Acan soube do motivo da derrota, soube que haveria uma reunião no dia seguinte, que Josué lançaria sortes, que as sortes indicariam a tribo, família, a casa e homem que cometeu a transgressão.
Ilustração: Então Josué Lançou sortes e caiu sobre a tribo de Acan, Judá. Novamente lançou sortes e caiu sobre a família de Acan, Zeraítas. Lançou sortes e Caiu sobre à casa de Acan, casa de Zabdi e por ultimo lançou sortes sobre homem por homem da casa e caiu sobre Acan. Só neste momento Acan admitiu o seu erro.
Aplicação: As oportunidades dadas a Acan são dadas a você, o amor e graça de Deus a cada dia são estendidos a você. Deus quer a sua salvação. Nós sabemos mais que Acan nos temos maiores privilégios e oportunidades, a graça de Deus é abundante. Iremos deixar a oportunidade passar, iremos compactuar com o pecado. Não foi Deus que rejeitou Acan, foi ele que rejeitou a Deus. Cada sorte lançada erra um apelo de Deus confia em mim. Acan declaradamente disse: NÃO.
Somos salvos pela graça por meio da fé; sem fé é impossível alcançar essa graça. Você tem que escolher entre o pecado e Deus.

CONCLUSÃO:
1. Recapitulação: Ao dar ouvidos ao Senhor e submeter-se a sua vontade Josué obteve vitória sobre Ai. Josué 8:1. Deus quer lhe dar vitória, aceite a sua vontade e ele trará soluções para todos os nossos problemas. Temos muito conhecimento hoje para cometermos o mesmo erro que Acan temos muito mais oportunidades.
2. Aplicação: A Gata e a Porca. Charles Haddon Spurgeon
Vejam uma gata. Que limpa criatura é! É interessante vê-la lavar o próprio corpo com a língua e as patas. Você, porventura, já viu uma porca fazer o mesmo? Nunca viu nem verá, pois isso é contrário à sua natureza. Ela prefere focinhar na lama. Ensine uma porca a lavar-se e a limpar-se como a gata - tarefa inútil. Você poderá lavar à força aquela porca; ela porém, voltará para a lama e sairá dali tão imunda como antes. O único modo pelo qual você poderá conseguir fazer com que uma porca se lave voluntariamente seria transformá-la numa gata. Suponha que tal transformação se realize; então, aquilo que parecia difícil ou impossível tornar-se-á fácil e espontâneo. Assim é com o ímpio. Você não poderá forçá-lo a ser santo, pois não tem como sê-lo; sua natureza o conduz para outro caminho. Todavia, quando o Senhor fizer dele um novo homem, então tudo será espontaneamente diferente. A nova natureza busca a santidade tão espontaneamente como a velha corre atrás da iniqüidade.
3. Apelo: a. Salvação e perdição, tudo está em aceitamos a direção de Deus em nossas vidas, quantos tem lamentado, chorados, se desesperados, fracassados por que não pararam para perguntar Senhor o que queres que eu faça. Se você perguntar Ele vai responder aceite-me e você nunca mais será o mesmo. Se alguém está em Cristo é nova criatura as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.
                b. Quantos aceitam hoje mudar os rumos de suas vidas, se submetendo a sua vontade. E de hoje em diante perguntar Senhor que queres que eu faça.
                c. Oremos.

Tema: O PECADO ESCONDIDO.

Propósito específico: Motivar a igreja a submeter-se vontade de Deus diariamente.

Propósito Geral: Consagração.


Palavra Chave: Maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...