quinta-feira, 10 de abril de 2014

UM PECADO QUASE PERFEITO

Texto:  II Samuel 11-12:13

INTRODUÇÃO

1)  Saudação:   Após um período ausente, é com satisfação e contentamento que retornamos às nossas funções ministeriais no distrito e também pelo fato de rever meus queridos irmãos em Cristo.
2)  Frase Alusiva:  A mensagem de Deus para esta manhã, nós a encontramos no texto bíblico de II Samuel capítulo 11 ao 12:13.
3)  Texto Bíblico:  Como o texto é “longo”, destacaremos partes do mesmo.  Narraremos o fato ocorrido (o caso de Davi com Batseba).
As biografias humanas relatadas na bíblia, não nos apresentam Deus como um “pai coruja”.  As falhas e loucuras dos líderes que Ele escolheu são identificadas tão claramente quanto os seus sucessos.
As histórias desses líderes mostram que as tentações hodiernas são tão antigas quanto o próprio homem e que as tentações podem ocorrer sem nenhum aviso prévio, além do mais, a culpa tem sido um péssimo travesseiro para o ser humano, levando-o, muitas vezes, ao fracasso espiritual, bem como, em outros casos, levando-o à vitória e à paz em Cristo Jesus quando confessa e abandona o ato pecaminoso
4)  Proposição:  O perdão divino é uma realidade presente para o pecador arrependido.
5)  Pergunta de transição:  Quais são as implicações do pecado na vida do ser humano?
6)  Frase de Transição:  O pecado envolve circunstâncias, reações, conseqüências e a necessidade do perdão.
7)    Palavra Chave:  Implicações

I  O PECADO ENVOLVE CIRCUNSTÂNCIAS

1.  Quais são essas circunstâncias?
a)  Lição:  No lar , na escola, no trabalho, no lazer e na própria igreja, sempre correremos o risco de pecar.
b)    Texto Prova:  II Samuel 11:2.  Aqui temos o relato de que Davi estava num período de descanso.  “ Davi estava cercado dos frutos da vitória e de honras pelo seu governo sábio e hábil.  Foi agora, quando estava à vontade, e desprevenido, que o tentador aproveitou a oportunidade para lhe ocupar a mente.”  (PP – 770)
Era um dia comum, uma hora comum.  Nem Davi nem Batseba planejaram o que viria a acontecer no restante daquele dia.
c)  Ilustração:    A tentação apela para o desejo, o desejo cria a fantasia, a fantasia incendeia os sentimentos, e os sentimentos clamam por ação.”
c)     Aplicação:  Assim como Davi e Batseba a quase 3 mil anos atrás, nós também podemos, de uma situação normal e rotineira, desencadear um ato pecaminoso de trágicas  conseqüências e diferentes reações.

II -  O PECADO ENVOLVE REAÇÕES

1.  Que tipos de reações ocorrem da parte do ser humano diante de um ato pecaminoso cometido?
           a)  Lição:  Entregar-se simplesmente diante da tentação, medo, transferência de culpa, planos criminais, execução de atos criminosos, são reações negativas, entre outras, que podemos ter diante do pecado.
b)    Texto Prova:  II Samuel 11:4-6,10,15,17.
(1)  Cap. 11:4;  Quando surgiu a tentação, Davi não resistiu, não buscou ajuda nem conselho da parte do Senhor.
(2)  Cap. 11:5-6;  Ambos sentiram medo da repercusão do fato.
(3)  Cap. 11:10;  Tentativa de transferir a culpa para Urias.
(4)  Cap. 11:15;  Planejamento do crime por parte de Davi.
(5)  Cap. 11:17;  Consumação do ato criminoso.
c)  Ilustração:  Experiência ocorrida com um colega de aula.  Após um erro cometido, ocorreram diferentes reações  (medo, mentira, plano para enganar o professor), diante das possíveis conseqüências até que a verdade foi esclarecida.
d)  Aplicação:  Por mais tentativas que alguém faça procurando esconder o ato errado, jamais obterá sucesso, pois em última instância, um pecado não confessado é um pecado não apagado na  consciência e como mencionamos na introdução, a culpa é um péssimo travesseiro.

III -  O PECADO ENVOLVE CONSEQUÊNCIAS

a)  Lição:  O pecado sempre é acompanhado de trágicas e funestas conseqüências.
b)   Texto Prova:  II Samuel 12:10-12
(1)  Verso 10 -  A espada, isto é, os problemas políticos, sociais resultantes em guerras, mortes, tristezas, separações, etc., estariam sempre presentes durante o seu reinado.
(2)       Verso 11 -  Problemas morais (adultérios, incestos, traições) na família também surgiriam como consequência de tal ato.
(3)  Verso 12 -  Infelizmente, tudo isso ocorreria sob os olhares e acompanhamento de Davi.
         c)  Ilustração:  Salmos 32:1-4 e Isaías 59:2, eis a maior tragédia do pecado.
d)  Aplicação:  Doença, morte, separação, humilhação, etc., nada disso é mais trágico do que a dificuldade no relacionamento com Deus provocada pelo pecado, portanto,
(1)  oremos a Deus para que sejamos livres de tamanha tragédia.
(2) Pratiquemos mais a comunhão com Ele através do estudo da bíblia e da oração.

IV -  O PECADO ENVOLVE A NECESSIDADE DA CONFISSÃO E DO PERDÃO.
a)  Lição:  Deus não abre mão da confissão e do perdão no seu plano de salvação.
b)  Texto Prova:  II Samuel 12:13.  Demorou, foi necessário a intervenção divina mas agora num gesto de humildade como também de grandeza ecoam do profundo do coração e de sua consciência as memoráveis palavras “ pequei contra o Senhor ”.
c)  Ilustração:  Salmos 51:1-4,10.
d)  Aplicação:  Quem quer que, sob a reprovação de Deus humilhe a alma com confissão e arrependimento, como fez Davi, pode estar certo de que há esperança para ele.

CONCLUSÃO
1)  Recapitulação:  Como seres humanos, nenhum de nós está imune ao pecado.  Em qualquer circunstâncias o pecado pode se manifestar e suas conseqüências sempre deixam marcas profundas, marcas estas que poderão ser curadas pelo perdão divino.
2) Aplicação:  Nesta manhã(noite), penso que temos entre nós alguém que já deve ter passado por esta experiência de ter cometido um ato pecaminoso mas que hoje desfruta da paz e da certeza do perdão, este é bem-aventurado segundo a promessa divina, entretanto, pode haver também alguém que esteja vivendo o drama de uma consciência perturbada...
3) Persuação:  ...até quando você dormirá mal com este péssimo travasseiro?  O Senhor Jesus nunca lançará fora uma alma verdadeiramente arrependida.
4) Convite-apêlo:  Neste momento, podemos desfrutar da paz de espírito de uma consciência tranqüila orando ao Senhor, confessando os pecados que ainda precisam ser confessados.  Gostaria você de passar por esta tão necessária experiência.  Dobremos nossos joelhos e demos início a este processo de vitória, de contentamento, de paz e de perdão. Oremos ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...