quinta-feira, 10 de abril de 2014

UMA FAMÍLIA DITOSA E FELIZ


Atos 16:16-34

INTRODUÇAO:

1-    Saudações:  É um privilégio para mim poder compartilhar com os meus irmãos e amigos que nos visitam, a Santa Palavra de Deus.
2-    Frase Alusiva: O privilégio de conhecer a Deus e de aceitar a Jesus como um gracioso Salvador; mais o gozo e a alegria de pertencer a família de Deus, tem sido muito apreciado pelos que se convertem à verdade, através dos séculos.
3-    Relato: Em Rwanda um velho africano de 84 anos aceitou à Jesus e foi batizado. Era inválido dos membros inferiores e foi levado às aguas amarrado numa cadeira. Como fiél pagão, resistiu à pregação das novas do evangelho por muitos anos. Até que um dia uma de suas netas se converteu e foi morar em sua casa para cuidar dele. Ela tentou lhe mostrar as doutrinas da Igreja através da Bíblia. O velho a proibiu terminantemente de ler os textos das escrituras. A neta mudou de tática. Sempre que podia, do seu quarto entoava os hinos que aprendeu a cantar nos cultos da Igreja. Um dia enquanto cantava sobre o amor de Deus, o velho a chamou e disse-lhe: “Vai chamar seu pastor preciso falar com ele.” Vindo o pastor o ancião confessou: “Resisti ao convite de Deus e o Seu amor por mais de 20 anos, hoje, porém, ao ouvir minha neta cantar sobre o amor de Deus eu chorei aqui em meu leito, e eu decidi aceitá-Lo como o meu Deus e o meu Salvador. Eu quero ser batizado, para pertencer a família desse Deus que tanto me ama”. O velho viveu  os seus útimos dias cheio da esperança da salvação. O seu rosto irradiava gozo e alegria! Pois, a vida com Jesus é de uma esperança sem fim, mas a vida sem Ele é o fim da esperança.
4-    Texto: Atos 16:16-34.
1-    Vivia em Felipos uma família muito especial. Os membros dessa família não conheciam a Deus e portanto não haviam sentido ainda o gozo e a alegria de pertencer a família de Deus.
2-    O pai, chefe da família era um temível cidadão, fiel guarda da mais importante prisão de Felipos. Todos o conheciam como “ o carcereiro”.
3-     Um dia esta família triste e odiada pelos encarcerados  postos em liberdade, encontrou-se com a FELICIDADE e a ESPERANÇA.
4-    A partir daquele encontro, a vida daquela família foi completamente mudada. O amor tomou lugar do ódio; o gozo e a alegria substituiram a amargura e a tristeza; e a paz e a esperança iluminaram as sombras dos temores e incertezas que viviam.
5-    Proposição: Deus pode transformar em benção uma maldição. Ele tem “Mil planos”para alcançar vidas e um grande plano pra transformar corações e torna-los felizes.
6-    Pergunta de transição: Que meios Deus utilisou para levar seus mensageiros – “portadores de esperança” a se aproximarem do lar do carcereiro, que por sua vez vivia num circunstancial isolamento social?
7-    Frase de transição: A prisão foi feita para encarcerar pecadores e mal feitores. A prisão tambem é simbolo da força do pecado do qual somente Cristo nos pode libertar; pois a vida com Jesus é vida de liberdade sem fim, mas a vida sem Ele é o fim da liberdade.
I-              A prisão
1-    Lição: Algumas vezes, por razões que só o céu poderá avaliar, a família de Deus é perseguida por causa da verdade. A prisão poderá momentâneamente tirar-lhe a liberdade, mas nunca eliminar a sua felicidade!
2-    Texto prova: Atos 16:17-24.
a)     Os nomes de dois novos prisioneiros – Atos 16:19
b)    Ocupação: Ministros do Evangelho- Atos 16:17
c)     Pregadores da Verdade- Atos 17:2
d)    As vestes de pregadores rasgadas e corpos feridos- Atos 16:22
e)     Os dois flagelados entregues ao carcereiro- Atos 16:23
f)     Colocados na célula de segurança máxima- Atos 16:24ª
g)     Os pés amarrados nos troncos- Atos 16:24b.
3-    Ilustração: No grande sermão do monte Jesus declarou “Bem aventurados ( felizes) aqueles que seriam injustamente perseguidos por causa da verdade. Mat. 5:11.
“Alegrai-vos e exultai porque é grande vosso galardão no céu”. Assegurou Jesus.
4-    Aplicação: Os mensageiros da paz, os enviados de Deus que conduziram acesas a tocha da verdade por séculos, não mediram sacrificios para trazer sua luz até nós. Muitos foram lapidados, queimados vivos, postos em fétidos calabouços. Todos aceitaram com resignação e grande gozo, poderem ser contados entre os que colaboram com Desu para levarem as boas novas de Salvação aos semelhantes.
Em nosso tempo, muito menor sacrificio  Deus tem              pedido de nós, para levarmos estas mesmas boas novas aos nossos vizinhos, amigos e entes- queridos. Não nos dói o coração ver tantas pessoas ao nosso redor perdendo suas vidas e almas sem ter nenhuma esperança?
Quanto deveríamos pedir ao Senhor o dom da indisivel alegria nas atividades missionárias da igreja!
A Humanidade está presa na célula de segurança máxima de seus próprios vícios e pecados. Somente Jesus poderá libertá-los.
5- Que milagre operou Deus para libertar Paulo e Silas da prisão e para despertar o carcereiro da sua “sonolência”espiritual?
II- O Milagre
1-    Lição: O verdadeiro Cristão, crê em Cristo e espera pacientemente pela sua justiça. Ele não exige os seus direitos porque Deus é o seu juiz. Ele não vocifera ou lamenta. Em tais circunstâncias ele ora, canta e louva à Deus! E o Deus que é poderoso para salvar age sempre a sua maneira.
2-    Texto prova: Atos 16:25-28
a)     Era meia noite! O momento mais escuro!
b)    O cântico! A oração! O louvor! – Atos 16:25
c)     Apesar da vergonha, da dor e da escuridão eles louvavam a Deus!
d)    As orações e o louvor podem abrir as portas da prisão.
e)     Derrepente, um terremoto- Atos 16:26
f)     Os pregadores controlam os prisioneiros.
g)     O carcereiro, sem o conhecimento de Deus, se disperta e TENTA O SUICÏDIO- Atos 16:27,28.
3-    Ilustração: Uma criança dispertou-se no meio da noite. No quarto ao lado deitada em sua cama, ela nada podia enxergar. Gemeu então com medo da escuridão e quiz chorar. O pai que ainda estava acordado disse logo: “Filha o papai está aqui!” Imediatamente ela se acalmou. Minutos mais tarde, porém, lembrando-se no inconciente partes de uma estrofe do cântico entoado na abertura da sua escola sabatina infantil, balbuciou... “E bom ver você, é bom ver você,....” O pai maravilhado, pensou em seu leito: “Graças a Deus que o crente pode ver o Pai na escuridão!”
4-    Aplicação: Tem você meu querido irmão sentido a presença de Deus nos dias escuros de sua vida? Tem você podido cantar no meio das trevas “é bom ver você?” Tem você visto o seu amável Pai no meio da noite da sua alma?
   O nosso Deus é fiel e poderoso, Ele estará sempre presente nos momentos de angústia, e podemos vê-Lo como Paulo O viu, no meio de uma tempestade.
Nossa oração deveria ser nestas circunstâncias : “Pai, abre meus olhos para te ver nas horas escuras da vida.”
5-    O carcereiro em seu absoluto desespero eestava  pronto à tirar sua própria vida! Quais seriam, entretant, os três passos divinos para fazê-lo crer que “a vida com Jesus é de uma esperança sem fim, e que a vida sem Ele é o fim da esperança?”
III-A crença
1-    Lição: Muitas vezes nós não atentamos para os suaves e amorosos apelos de Deus. As vezes, bem porisso, Deus usa um TERREMOTO para nos despertar do sono da indiferença e da confiança própria. As Resistências humanas, porem, não podem mais suportar um tão forte clamor de salvação vinda do Pai.
2-    Texto prova: Atos 16:29-31
a)     Tremendo de medo, sobressaltado- Atos 16:29
b)    A mais importante pergunta da vida- Atos 16:30
c)     A mais simples resposta- Atos 16:31ª
d)    A verdadeira conversão se revela não apenas nas palavras, mas nos ATOS.
e)     O interesse do pregador pela salvação do carcereiro e de TODA SUA FAMILIA- Atos 16:31 b.
3-    Ilustração: De MUITAS MANEIRAS Deus procura os Seus mais isolados filhos para oferecer-lhes o dom da vida e da felicidade eterna.
A mais isolada tribo de Madagascar tornou-se a mais selvagem e perigosa dentre as dezoito tribos existentes. A tribo chamada Bare, está situada na parte centro-sul da grande ilha. Devido a sua situação geográfica não lhe era acessivel as ondas de rádio emitidas pelo governo. Isolado por muitas gerações criou uma economia própria de desrespeitos aos bens alheios. Ele são conhecidos como “os ladrões de bois”. Para dar uma filha em casamento, o pai exige do noivo que roube um boi de alguém, sem ser notado. Ele deve matá-lo, enterrar o couro do animal, fazer uma festa com esta carne e convidar até a família do proprietário do boi’, para participar da churrascada. Tudo isto sem ser visto como o ladrão do boi. Fazendo assim o sogro lhe entrega a filha com “muitas honras”.
Essa tribo tem o seu rei e o seu próprio sistema de defesa a qual possui armas capazes de enfrentar um exército.
 Nesta tribo os pregadores cristãos não podiam pregar o evangelho, pois eram ameaçados de morte quando pregavam sobre o PECADO. Deus, porem, passa por caminhos de salvação que os homens desconhecem! Em Madagascar, desde muitos anos a rádio “Niderland Internacional” tem suas antenas de retransmissão em operação direcionadas para a Asia. Um dia o diretor desta rádio que é também o embaixador da Holanda em Madagascar, visitou as instalações de nossa União na Capital, e lá foi informado de nossos bons programas produzidos em nossos estúdios, e que são transmitidos pela radio FM Adventista. Este holandes prôpos transmitir nossos programas através de suas antenas, caso tivessemos uma autorização do governo. Conseguida imediatamente, 2 horas de programa foram emetidas diariamente em lingua nacional. Como estes transmissores são super potentes os habitantes da tribo Bare começaram a captar os sinais desta antena. Isto levou o rei desta tribo a ouvir assiduamente os nossos programas religiosos. Tempos mais tarde, desejou saber qual era a religião que ensinava aquelas doutrinas biblicas. Um pastor foi enviado para ensinar a bíblia naquela região. Hoje o evangelho esta sendo pregado naquela tribo com permissão para falar sobre o pecado. Não é maravilhoso saber tambem que o rei da tribo Bare, com mais de trinta e cinco de seus súditos, foram batizados, porque aceitaram a Jesus como Salvador dos seus pecados?
Este rei desejou um dia, na ressurreição ver face a face o Senhor dos Senhores e o Rei dos reis! Faz pouco tempo que o velho Rei faleceu com a esperança da salvação. Ele deixou o exemplo da sua conversão aos milhares de pertencentes da sua tribo rebelde.
4-    Aplicação: Tem você querido irmão alguém de sua família ou conjuge , ou filho, ou genro, ou um amigo os quais você julga ser dificil de ser TOCADO por Deus? Alguém que seja ainda mais rude e viva mais isolado e que é mais selvagem que os “ladrões de bois”da tribo Bare?
Deus está interessado nos casos dificeis pois para Ele tudo é possivel.
Porque nao fazer uma lista dos casos humanamente impossíveis e coloca-los intercessoriamente nas mãos do todo poderoso?
5-    Não era o carcereiro de Felipos um desses casos dificeis para o homem, mas possivel para Deus?
IV- O Batismo
1-    Lição: A conversão é uma transformação de dentro para fora. Ninguém converte ninguém. A conversão é um dom de Deus gratuitamente oferecido por Cristo ao mais vil pecador arrependido. O fato de ser gratuita, não é absolutamente uma razão para postergarmos nossa aceitação .
2-    Texto prova: Atos 16:32 e 33.
a)Paulo estuda a Bíblia com o carcereiro e sua família-Atos 16:32
b) Eles estudaram as duas condições de salvação estabelecidas por Cristo (crer e ser batizado).- Marc 16:16
c) Batismo do homem e de toda a sua familia- Atos 16:33ª
d) O batismo foi celebrado naquela mesma noite- Atos 16:33b.
3- Ilustração: A Igreja medieval cria nas obras meritórias do cerimonialismo. O batismo em si não tem nenhum mérito para a salvação. A salvação nos é dada pela graça através da fé no sacrificio expiatório de Cristo. O batismo é o fruto da fé que demonstra publicamente a nossa crença na salvação oferecida por Cristo. O batismo é a cerimonia oficial de nosso ingresso à familia de Deus ( do Pai, do Filho e do Santo Espirito). Nesse sentido Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”. Jesus virá buscar e salvar os membros de sua familia espiritual.
4- Aplicação: Tem você querido irmào rejeitado o convite amorável de Deus para fazer parte da sua familia? Rejeitar ser membro da familia de Deus significa rejeitar o céu. Rejeitar o céu significa rejeitar o dom da vida eterna oferecido por Cristo e significa ainda, rejeitar todo o plano de salvação e todo sacrificio feito por Cristo em nosso favor. O que vos impede hoje de aceitar o convite de Jesus e ser batizado? ( APRESENTAR A PROXIMA DATA DE BATISMO, segundo o calendário da Igreja).
O carcereiro e sua familia foram batizados NAQUELA MESMA NOITE! Houve alguma mudança visivel naquele lar? Pode Deus transformar por seu espirito um lar de trevas em um lar de luz? Poderá Deus operar uma mudança tal em nosssa casa que onde havia conflitos e tristezas passe a reinar a harmonia e a felicidade?
V- A felicidade
1- lição: A vida com Jesus é de uma felicidade sem fim, mas a vida sem Ele é o fim da felicidade.
2- Texto prova: Atos 16:34
a) Terminado o batismo entraram na casa para um jantar de ações de graça.- Atos 16:34ª
b) Grande contentamento! – Atos 16:34b
c) “Toda a sua familia”: A FAMILIA INTEIRA- Atos 16:34b
3- Ilustração: Imaginem uma familia: O pai, a mãe, os filhos todos enlaçados se abraçando. Todos se reconciliando, se perdoando, se amando numa  atmosfera celeste!
a) Vejam as lágrimas de alegria!
b) escutem os gritos de louvores!
c)A familia inteira se torna- A FAMILIA DE DEUS!
d) Eles podem segurar as mãos e cantar “ Se na familia está Jesus é feliz o lar....Se com papai está Jesus... Se com mamãe está Jesus..., Se com irmão..., Se com a irmã..., Se com bêbe está Jesus, é feliz o Lar
ë) Fora daquele lar era tudo escuro como a meia noite. Mas agora dentro era tudo claro como o meio dia!
f) Por que toda esta diferença? Porque esta extraordinária mudança e esta transformação?
Porque conheceram a Deus, conheceram a Jesus e o poder transformador do seu Espirito que encheu-lhes a vida de alegria e de Esperança! Eles foram bons receptores da verdade e Deus os aceitou. como membros da sua celestial familia.
4- Aplicação: Irmãos nós também podemos sentir esta alegria! Deus esta pronto para nos oferecer esta harmonia que faz unido e feliz nossos lares.
Conclusão:
1-    Recapitulação: a) Deus deseja salvar a todos. Somos todos filhos, alvos do seu terno amor de Pai.
b)    Deus tem mil maneiras de chegar ao mais isolado individuou desse planeta. Ao mais isolado, selvagem ou corrupto dos seres.
2-    Aplicação:
a)     Não existem casos impossiveis para Deus salvar porque para Ele, e dependendo dele, “tudo é possivel ao que crê”.
b)    Deus deseja que sejamos salvos e felizes. Ele deseja que os casais vivam felizes. Que os filhos e irmãos se amem e vivam em harmonia no lar, aqui na terra e um dia, nos céus.
c)     A vida com Jesus é uma vida plena de alegria, de paz e felicidade sem fim!
Apelo:
a)     Meus amados, quereis vos também ser felizes? Quereis sentir alegria da salvação?
b)    Há aqui algum pai, alguma mãe, algum filho ou filha que não pertence ainda a familia de Deus e que desejaria ser batizada para ser feliz, como foi a familia ditosa e feliz do carcereiro de Felipos?
c)     Alguém deseja vir aqui à frente, onde estou, para que oremos em vosso favor?
A familia que se entrega a Deus unida, permanecerá unida para a glórida de Deus! Alguns pais querem tazer á frente os membros de sua familia para uma reconsagração total ao Senhor? Venham sem demora!
Lembre-se, é impossivel ser feliz sem a esperança da salvação.
Pos, a vida com Jesus é uma vida de esperança sem fim, mas a vida sem Ele é o fim da esperança.

Oração Intercessória..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM RICO

Texto: Marcos 10:17-22 Sermão analítico. Cleidson Corsino da Silva * Introdução: Aqui está um homem, um jovem ou ainda melho...